seg, 3 novembro 2025 14:26
Pesquisa desenvolvida na Unifor é premiada no Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2025)
Artigo sobre detecção de colisão entre objetos interativos  é o vencedor do I Workshop sobre Engenharia de Software para Desenvolvimento de Jogos (SE4Games 2025) realizado dentro do CBSoft 2025.
 

Qualidade técnica, originalidade, potencial de impacto e contribuição prática para desenvolvedores de games. Esses foram os critérios que premiaram o trabalho do aluno Raul Costa Feitosa, do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor - instituição da Fundação Edson Queiroz - no I Workshop sobre Engenharia de Software para Desenvolvimento de Jogos (SE4Games 2025).
O evento foi realizado dentro do XVI Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2025), considerado o maior encontro de Engenharia de Software do país que, até então, não contemplava uma competição específica para games. A ideia foi sugerida pela professora Andréia Formico, coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Games, Interação e Realidade Virtual (GIRA Lab), integrante do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor).
“Conversando com colegas, estudantes e gente da indústria, ficou claro o vazio que existia: processos, arquitetura, qualidade, automação, métricas e IA em games estavam aparecendo na comunidade científica de forma dispersa. Concebi então uma proposta de workshop com foco em evidências e práticas verificáveis, alinhada ao ecossistema do CBSoft; refinei o escopo através de uma curadoria detalhada na área e submeti. O resultado foi a aprovação do 1º SE4Games, realizado durante o CBSoft em 23 de Setembro de 2025, na cidade de Recife-PE”, relata a professora Andréia Formico.
O Workshop incluiu sete artigos ao todo, abrangendo engenharia de software e desenvolvimento de jogos de entretenimento, jogos sérios e sistemas gamificados. O comitê de avaliação utilizou critérios rigorosos, como excelência técnica, contribuição clara para a área de engenharia de software e potencial de impacto prático. O trabalho de Raul, orientado pela professora Andréia, ganhou o “Best Paper”, ou seja, a premiação de melhor artigo do workshop.
Sobre o artigo premiado
O artigo é fruto da dissertação de Mestrado do aluno Raul Costa Feitosa, do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor, sobre engenharia de software para o desenvolvimento de games — em especial, na área de detecção massiva de colisão entre objetos altamente interativos, com métricas, testes e artefatos reproduzíveis.
O principal benefício da pesquisa foi tornar acessível o uso de algoritmos avançados de detecção de colisão no Unity (um dos principais motores de jogos), através da criação de um plugin modular baseado no Broadmark, que torna esses algoritmos acessíveis, permitindo testes, medições de performance e integração direta com projetos reais.
Segundo Raul, isso facilita a análise de desempenho de algoritmos espaciais, a aplicação direta em jogos e simulações, além de reduzir o tempo de desenvolvimento.
“Esse resultado mostra que a pesquisa aplicada pode realmente transformar a forma como desenvolvemos e otimizamos sistemas complexos, e isso me motiva ainda mais a continuar evoluindo nesse caminho. Sinto-me muito feliz e grato pelo reconhecimento; é uma grande satisfação ver um trabalho técnico gerar impacto e relevância”, conclui o pesquisador.
A professora Andréia Formico também falou sobre a emoção diante da premiação: “esse retorno valida o esforço do Raul, do nosso grupo de pesquisa do GIRA Lab do TEC Unifor e do PPGIA, e nos anima a seguir sempre adiante, ampliando a pesquisa e seu impacto”.
Sobre o GIRA Lab
GIRA Lab é o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Games, Interação e Realidade Virtual do TEC Unifor. Desenvolve jogos digitais sérios e transformacionais nos campos da saúde, educação, computação e cultura. Em Realidade Virtual, foca em criar aplicações que promovem engajamento, agência e imersão, com o objetivo de desenvolver soluções práticas que transcendam o acadêmico para beneficiar também a sociedade e a indústria.
O GIRA Lab também é beneficiado por investimentos provenientes da Fundação Edson Queiroz e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da chamada pública "MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e do ODS 9 – Indústria, Inovação e Insfraestrutura.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.