null Diretor do Arquivo Público do Ceará fala sobre preservação digital de arquivos para alunos do CCT

O diretor do Arquivo Público do Ceará, historiador e professor Márcio Porto (Foto: Natinho Rodrigues/DN)

Acontece na Unifor, nesta terça-feira (05), o seminário Tecnologia para Preservação Digital de Arquivos. O evento, organizado pelo curso de Ciências da Computação e pela diretoria do CCT, contará com a presença do presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive/CE) e diretor do Arquivo Público Municipal do Ceará, Márcio Porto.

O seminário tem início às 19h no Auditório A-1. Além do professor Márcio Porto, também estarão presentes a diretora de Projeto da Arquive/CE, Patrícia Menezes, e do professor da Unifor Julio Guido Militão, diretor da MIL Tecnologia.

• 19:00 - Abertura
    Professor Dr Márcio Porto (presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará e diretor do Arquivo Público Municipal do Ceará)
  • 19:10 - "O uso do AtoM para Descrição do Acervo da Unifor"
    Patrícia Menezes (mestre em História, diretora de Projeto da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará)
  • 20:00 - "A importância de Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos (RDCArq) para preservação digital: o uso do Archivematica"
    Julio Guido Militão, professor de Ciência da Computação da Unifor, mestre em Computação Gráfica pela PUC-Rio, e diretor da MIL Tecnologia
  • 20:50 - Debate
  • 21:00 - Encerramento

Sobre os Palestrantes

Márcio de Sousa Porto
Possui graduação em História (1981), Mestrado em História (2007) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2014), todos pela pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará e presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará. Membro do Comitê Nacional do Brasil para o Programa Memória do Mundo da UNESCO, desde setembro de 2013. Integrante do Conselho Consultivo do Centro de Referência Memórias Reveladas: as lutas políticas no Brasil (1964-1985), do Arquivo Nacional (RJ). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Arquivos e Bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas", desde 2014. Também é membro do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

Patrícia Menezes
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1994) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, Arquivologia, Museologia e produção cultural, atuando principalmente em divulgação e preservação do patrimônio histórico e cultural, bem como projetos educativos em instituições ligadas à memória. É responsável pela catalogação do acervo fotográfico da Unifor.

Julio Guido Militão
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1992) e mestre pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro PUC-Rio (1997). Atualmente é diretor técnico da MIL Tecnologia e professor da Unifor. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics). Foi pesquisador do LUQS - Laboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de Sistemas da Unifor. É ex-diretor de Projetos da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará - Arquive-CE.

Tecnologia para Preservação Digital de Arquivos
Data: 5 de junho de 2018 (terça-feira)
Local: Auditório A1 - Bloco A