null Diretor do Arquivo Público do Ceará fala sobre preservação digital de arquivos para alunos do CCT

Diretor do Arquivo Público do Ceará fala sobre preservação digital de arquivos para alunos do CCT

O diretor do Arquivo Público do Ceará, historiador e professor Márcio Porto (Foto: Natinho Rodrigues/DN)
O diretor do Arquivo Público do Ceará, historiador e professor Márcio Porto (Foto: Natinho Rodrigues/DN)

Acontece na Unifor, nesta terça-feira (05), o seminário Tecnologia para Preservação Digital de Arquivos. O evento, organizado pelo curso de Ciências da Computação e pela diretoria do CCT, contará com a presença do presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive/CE) e diretor do Arquivo Público Municipal do Ceará, Márcio Porto.

O seminário tem início às 19h no Auditório A-1. Além do professor Márcio Porto, também estarão presentes a diretora de Projeto da Arquive/CE, Patrícia Menezes, e do professor da Unifor Julio Guido Militão, diretor da MIL Tecnologia.

Programação

  • 19:00 - Abertura
    Professor Dr Márcio Porto (presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará e diretor do Arquivo Público Municipal do Ceará)
  • 19:10 - "O uso do AtoM para Descrição do Acervo da Unifor"
    Patrícia Menezes (mestre em História, diretora de Projeto da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará)
  • 20:00 - "A importância de Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos (RDCArq) para preservação digital: o uso do Archivematica" 
    Julio Guido Militão, professor de Ciência da Computação da Unifor, mestre em Computação Gráfica pela PUC-Rio, e diretor da MIL Tecnologia
  • 20:50 - Debate
  • 21:00 - Encerramento

Sobre os Palestrantes

Márcio de Sousa Porto
Possui graduação em História (1981), Mestrado em História (2007) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2014), todos pela pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará e presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará. Membro do Comitê Nacional do Brasil para o Programa Memória do Mundo da UNESCO, desde setembro de 2013. Integrante do Conselho Consultivo do Centro de Referência Memórias Reveladas: as lutas políticas no Brasil (1964-1985), do Arquivo Nacional (RJ). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Arquivos e Bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas", desde 2014. Também é membro do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

Patrícia Menezes
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1994) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, Arquivologia, Museologia e produção cultural, atuando principalmente em divulgação e preservação do patrimônio histórico e cultural, bem como projetos educativos em instituições ligadas à memória. É responsável pela catalogação do acervo fotográfico da Unifor.

Julio Guido Militão
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1992) e mestre pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro PUC-Rio (1997). Atualmente é diretor técnico da MIL Tecnologia e professor da Unifor. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics). Foi pesquisador do LUQS - Laboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de Sistemas da Unifor. É ex-diretor de Projetos da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará - Arquive-CE. 

Serviço

Tecnologia para Preservação Digital de Arquivos
Data: 5 de junho de 2018 (terça-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório A1 - Bloco A