Faça a diferença: está chegando a Avaliação Institucional 2024.2

seg, 21 outubro 2024 17:57

Faça a diferença: está chegando a Avaliação Institucional 2024.2

A ferramenta, que ajuda a implantar melhorias para a comunidade acadêmica, estará disponível para qualificação dos alunos entre 29 de outubro e 3 de dezembro


O processo de avaliação estará disponível no Unifor Online (Foto: Getty Images)
O processo de avaliação estará disponível no Unifor Online (Foto: Getty Images)

De 29 de outubro a 3 de dezembro, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, vai realizar a Avaliação Institucional 2024.2. Essa ferramenta, que ajuda a implantar melhorias para a comunidade acadêmica, estará disponível no Unifor Online para os estudantes matriculados avaliarem quatro temáticas envolvendo o curso que estuda, professores, laboratórios e serviços oferecidos pela universidade.

Realizada pelo Colegiado de Avaliação Institucional Interna (COAVI) da Unifor e gerida pelo Programa de Avaliação Institucional Interna (PROAVI), a iniciativa possibilita identificar as potencialidades e as áreas que necessitam de aprimoramento em todos os setores da universidade.

“A Avaliação Institucional é muito importante para a universidade, porque é a partir dela que temos os indicadores de como o serviço educacional está sendo desenvolvido, e qual a percepção dos nossos alunos, com foco na sua experiência na Unifor”, ressalta a professora Grace Troccoli, coordenadora da PROAVI.

Dessa forma, a Avaliação Institucional permite a implementação de ações administrativas e pedagógicas visando aprimorar continuamente a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela instituição. Na Unifor, essa ferramenta é aplicada semestralmente desde 2005.

Conforme a professora Grace Troccoli, a participação dos alunos é fundamental, visto que esta é uma escuta qualitativa daquilo que eles observam e avaliam nos seus cursos. “As conquistas decorrentes da Avaliação Institucional são inúmeras, mas para isso precisamos da participação dos discentes. Por exemplo, vimos a necessidade de uma atualização das matrizes curriculares dos cursos, a partir das sugestões feitas por eles na avaliação, o que beneficia os estudantes e os professores”, comenta a coordenadora.

Os alunos podem acessar o Unifor On-line utilizando sua matrícula e senha, onde devem clicar no banner da Avaliação Institucional e, em seguida, avaliar cada um dos itens indicados nos temas curso, professores, laboratórios e serviços.

Muito mais que uma avaliação

A Avaliação Institucional vai muito além de um simples processo de análise: esse processo trata-se de uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da instituição. Inclusive, muitos alunos tiveram a oportunidade de ter suas sugestões acatadas pela universidade.
 


Os estudantes Anne Martins, Pedro Aquino, Sophia Freitas e Cecília Nobre, respectivamente (Fotos: Arquivo pessoal)

 

O aluno Pedro Aquino, do 10º semestre do curso de Direito, avalia que possuir esse canal direto é muito importante para que os alunos tenham um meio de comunicação e possam dar um feedback para a universidade e também para os professores. “Uma das sugestões que fiz foi da implementação do ar-condicionado nas salas de aula, principalmente no bloco K, que nós, do Centro de Ciências Jurídicas, utilizamos diariamente”. 

O estudante ressalta também sobre a importância da Avaliação Institucional, principalmente por ser uma ligação direta entre o aluno e a universidade. “Dessa forma, a avaliação proporciona ao discente um meio facilitador de comunicação com diversos setores da Unifor, porque engloba diversos aspectos e já direciona os responsáveis para analisar determinada questão”, fala.

Anne Martins, aluna do 6° semestre do curso de Odontologia na Unifor, enfatiza que a Avaliação Institucional é uma ferramenta muito importante para a manutenção das melhorias tanto para os cursos como para o campus em si. “É na avaliação que nós alunos podemos apontar o que funciona e os pontos que precisam ser melhorados. Uma das sugestões que fiz foi sobre o uso da internet dentro da clínica odontológica. O sinal melhorou muito após ser citado na avaliação”, comenta a discente.

“Para mim, a grande importância da Avaliação Institucional é o fato de todos os alunos terem a oportunidade de opinar em relação a como estão sendo as aulas, como está a estrutura da universidade e aos professores. Então, isso permite com que o aluno faça, de certa forma, a universidade, permitindo que ele construa a própria Unifor em conjunto com a administração”, afirma Sophia Freitas Campos, discente do curso de Ciências Econômicas.

Sophia comenta também sobre um diferencial da Universidade de Fortaleza, que é a disposição e interesse em ouvir seus alunos. Uma das sugestões feita pela futura economista foi a instalação de ar-condicionado no Bloco T, que se tornou fundamental para o conforto de todos os estudantes da instituição. 

Cecília Nobre, estudante do 4° semestre de Engenharia Mecânica, comenta sobre os benefícios de responder à Avaliação Institucional: “Os alunos se sentem, realmente, pertencentes a um grupo, nesse caso, à Unifor. A liberdade de poder dar sua opinião sem medo de julgamentos ou de qualquer forma de intimidação é uma das ações mais interessantes que já foram desenvolvidas pela instituição”, ressalta a aluna.

Dessa forma, a Avaliação Institucional 2024.2 se apresenta como uma oportunidade essencial para todos os alunos da Unifor expressarem suas opiniões e contribuírem para o desenvolvimento da instituição. Com o período de avaliação se aproximando, entre 29 de outubro e 3 de dezembro, é fundamental que cada estudante participe ativamente, utilizando o Unifor Online para registrar suas sugestões e avaliações.