Orgulho Unifor: Aluno e professor desenvolvem animações exclusivas para maior empresa tecnológica da América Latina

seg, 5 maio 2025 11:49

Orgulho Unifor: Aluno e professor desenvolvem animações exclusivas para maior empresa tecnológica da América Latina

Arthur Melo e Thyago Cabral, estudante e docente do curso de Design, ajudaram a desenvolver cinco animações para a TCL, explorando imersão sensorial e contando histórias visuais para televisores e outros produtos


Trechos de uma das animações do Baião Studio apresentadas no instagram oficial do TCL Brasil (Foto: Divulgação)
Trechos de uma das animações do Baião Studio apresentadas no instagram oficial do TCL Brasil (Foto: Divulgação)

Você já se perguntou como são criadas as animações que aparecem nos televisores e smartphones? A TCL, uma das marcas líderes globais em tecnologia de televisores, dispositivos móveis e produtos para o lar, tem investido cada vez mais nessas artes e em experiências visuais envolventes para atrair e encantar o público. Essas produções agora contam com um “dedo” da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz —, mais especificamente, do curso de Design.

Em 2025, o estudante Arthur Pontes Melo e o professor Thyago Cabral, conhecido carinhosamente como Thyagão, participaram da elaboração de cinco animações exclusivas para a campanha digital da TCL Art. A iniciativa une tecnologia e arte, com produções visuais criadas especialmente para a SP-Arte, a maior feira de arte da América Latina, que aconteceu em São Paulo.

Arthur contribuiu com as animações tipográficas da campanha, que são ilustrações que usam o texto de forma dinâmica e visual para transmitir a mensagem. Já Thyagão atuou desde a criação dos storyboards, sequência de quadros que representam a história cena por cena, até a condução criativa do projeto.


“A experiência de integrar um projeto desse porte é extremamente enriquecedora e mostra como a academia pode dialogar com o mercado de forma estratégica e criativa. Esse é o papel da universidade: refletir sobre o que está sendo produzido no mercado e também produzir”Thyago Cabral, professor dos cursos de Design e de Publicidade e Propaganda

Segundo o docente, a campanha envolveu mais de dez profissionais apenas na etapa de produção. “Foi um projeto feito a muitas mãos. Arthur ficou responsável pela animação dos letterings nos vídeos da campanha digital. Ter um aluno e um professor da Unifor envolvidos em uma produção internacional para uma marca como a TCL é muito significativo”, ressalta.

Idealizado e com direção criativa da Baião Studio, o projeto visual teve parceria com a agência F2F Digital. A equipe multidisciplinar dos trabalhos contou com ilustrações de Antonio Sandes e Raylson Bezerra; direção de animação por Feitosa; animação por Andrei Malmamn, Iago Maciel e José Neto; e Sound FX, que são os efeitos sonoros, por Arthur Ferraz.

Processo de desenvolvimento das animações

A iniciativa TCL Art foi concebida com o objetivo de promover a fusão entre arte, design e tecnologia, aproximando os produtos da marca de uma estética artística que valoriza o design como ferramenta de impacto cultural e sensorial. Foi nessa linha que Arthur, Thyago e o restante da equipe seguiram para elaborar o projeto.


União entre arte e tecnologia, combinando criatividade, estética e recursos digitais (Foto: divulgação)

O conceito das animações girava em torno da imersão sensorial, tendo sido inicialmente pensado para televisores, mas logo expandido para outros produtos da marca. A proposta era traduzir visualmente as sensações proporcionadas pelo uso cotidiano dos dispositivos, destacando também seus diferenciais práticos, com apoio de elementos visuais e verbais.

Durante o desenvolvimento das ilustrações, o projeto seguiu uma lógica próxima à de grandes produções do mercado: com criação de roteiros e storyboards, direção de arte e, posteriormente, animação. As etapas contaram com uma equipe multidisciplinar e envolvimento de profissionais de dentro e fora do estúdio responsável. 

As obras finais foram divulgadas, inicialmente, no perfil oficial da TCL Brasil no Instagram e também traduzidas para o espanhol, abrindo caminho para uma circulação maior nos mercados da América Latina. Embora as peças não tenham sido apresentadas presencialmente na SP-Arte, a expectativa é que sejam utilizadas em novas ativações de marca ao longo do ano.

Vivendo o mercado ainda na graduação

Para o estudante Arthur Melo, a participação na campanha da TCL marcou um divisor de águas em sua formação. O projeto proporcionou a chance de aplicar, em um contexto real, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Design.

A relação com Thyago, diz o jovem, foi essencial nesse processo. Com uma abordagem prática, ritmo acelerado de trabalho e um olhar apurado para soluções visuais, o professor tornou-se uma referência inspiradora, contribuindo diretamente para o amadurecimento profissional do aluno.


“Ainda nem cursei a disciplina de Motion Design, que está prevista para o sétimo semestre. Mesmo assim, as atividades e projetos em sala de aula me prepararam para assumir responsabilidades criativas. Trabalhar com identidade visual, protótipos e painéis semânticos me ajudou a manter uma linha criativa coerente, algo fundamental na animação de textos dentro de um conjunto visual maior”Arthur Melo, aluno do curso de Design

A experiência também evidenciou o papel da Universidade de Fortaleza como catalisadora de oportunidades concretas. A conexão entre academia e mercado, promovida por iniciativas como essa, mostra-se um diferencial importante na formação dos futuros designers. No caso de Arthur, o projeto representou um avanço significativo, reforçando a confiança em sua trajetória e ampliando as perspectivas para o futuro.

“Jamais imaginei participar de algo assim ainda na graduação. A Unifor cumpre um papel fundamental como ponte entre o aprendizado teórico e a prática profissional. Conhecer o professor, me desenvolver tecnicamente e ser indicado para esse projeto foram oportunidades transformadoras. Foi um passo gigante para minha carreira e uma prova de que estou no caminho certo”, compartilha o aluno.