Faça o seu Imposto de Renda de graça: conheça o laboratório da graduação em Ciências Contábeis que atende à população
seg, 5 maio 2025 11:17
Faça o seu Imposto de Renda de graça: conheça o laboratório da graduação em Ciências Contábeis que atende à população
Primeiro do Brasil a integrar os três fiscos, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unifor funciona como laboratório de formação e vivência para alunos da graduação enquanto presta serviços gratuitos de orientação nas áreas contábil e fiscal para a população

Há pouco mais de uma década, um laboratório para contabilistas ajuda a formar profissionais de excelência na Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz. O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) convida alunos a partir do terceiro semestre de Ciências Contábeis a participarem de uma seleção e, a partir daí, aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em atendimentos à população.
Para alguns, é nestes atendimentos que se estabelece o primeiro contato real com a prática profissional, em uma uma jornada para prestar serviços de orientação contábil e fiscal gratuitos e de qualidade. Sob supervisão de professores, os estudantes participam desde a elaboração de declarações de imposto de renda à abertura e regularização de empresas.
“Essa prática é extremamente importante, pois desenvolve habilidades técnicas, aprimora a comunicação interpessoal, fortalece a responsabilidade social e prepara o aluno para enfrentar os desafios do mercado com mais segurança e experiência prática”, pontua a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Welynadia Rodrigues.
De um lado, há uma evidente força na formação dos futuros contabilistas. Do outro, os frutos sociais de um projeto de extensão que facilita o acesso de quem dispõe de poucos recursos para esse tipo de serviço. O NAF funciona nesta potente via de mão dupla, aproximando conceitos contábeis à linguagem popular e promovendo ações de empreendedorismo, cidadania fiscal, educação financeira e inclusão social.
“O NAF da Unifor foi o primeiro NAF do Brasil a integrar os três fiscos e o único do Nordeste que, além dos serviços de contabilidade, atende também os serviços de Comércio Exterior. O Núcleo se destaca ainda por sua atuação, sendo vencedor de prêmios da Receita Federal, tanto de serviços prestados quanto de boas práticas”, situa o coordenador do NAF, Paulo Gomes.
Alunos e egressos que vivenciaram ou estão vivenciando a experiência neste potente laboratório contam, a seguir, como o NAF vem ajudando cada um deles a construir a própria trilha profissional.
Atuação humanizada e clareza sobre a profissão
Angélica Maurício ainda estava no primeiro semestre de Ciências Contábeis quando ouviu a apresentação do NAF durante uma disciplina. Ela conta que compreendeu instantaneamente a potência da experiência prática oferecida pelo projeto. Por isso, no ano passado, decidiu participar da seleção para monitores do Núcleo. “Atuei nos atendimentos à comunidade acadêmica e entorno, prestando serviços de declaração do imposto de renda e também aos microempreendedores”, lembra.
Angélica também foi uma das responsáveis pela elaboração de relatórios do projeto e participou de muitas ações de boas práticas, levando educação fiscal ao público. “No ano de 2025, optei por permanecer no NAF, desta vez, como mentora, auxiliando a nova turma de monitores nos atendimentos e no que precisar (a depender do meu nível de conhecimento)”, conta a estudante do 4º semestre.
Para ela, a experiência no NAF tem lhe ajudado a ter clareza da carreira que escolheu, além de ser uma oportunidade de exercitar uma atuação humanizada. “Atender um contribuinte que chega até nós aflito e depois vê-lo sair aliviado e grato pela resolução do seu problema nos enche de orgulho”, afirma. Angélica diz que sempre foi apaixonada por números e descobriu, com a experiência, que atua bem no atendimento ao público. “Foi o casamento perfeito”, brinca.
A aluna acredita que a experiência no NAF fortaleceu seus laços com a profissão e a vontade de, futuramente, ter o próprio escritório. “Pretendo prestar serviços aos microempreendedores, em especial. E é no NAF que estou conseguindo uma base de conhecimento para isso”, declara.
“Os serviços prestados pelo NAF à população são de grande relevância, pois a grande maioria dos contribuintes que buscam atendimento não tem condições financeiras de pagar um profissional da área nem tem conhecimento suficiente para fazer sozinho. Quando fazem sem saber, acabam tendo que pagar imposto, simplesmente por um preenchimento incorreto na sua Declaração” — Angélica Maurício, aluna do curso de Ciências Contábeis e mentora no NAF
Frutos para alunos, universidade e sociedade
Em linhas gerais, o NAF da Unifor presta serviços gratuitos para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs) relacionados aos três fiscos: Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE) e Secretaria Municipal das Finanças (Sefin). Os atendimentos funcionam de segunda a sexta, via agendamento pelo telefone (85) 3477-3193.
Ao todo, são dois professores responsáveis pelo Núcleo, que conta com 17 monitores do curso de Ciências Contábeis e três do curso de Comércio Exterior e funciona na sala R-03A, no bloco R do campus da Unifor.
Lá, é possível conseguir, por exemplo:
- orientação para Declaração do Imposto de Renda sobre Pessoa Física (DIRPF),
- isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU),
- regularização de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF),
- resolução de problemas com malha fina,
- parcelamento de débitos tributários,
- abertura, regularização e encerramento de CNPJ de MEI.
“Hoje, com 11 anos de atuação, o NAF Unifor continua se destacando e sendo referência em âmbito nacional, tanto no alcance dos serviços quanto no que tange às boas práticas e ações diferenciadas”, celebra o coordenador Paulo Gomes. Ele aponta que o NAF trabalha ensino, pesquisa e extensão de forma integrada e interdisciplinar, integrando várias disciplinas dos cursos de Contábeis e de Comércio Exterior.
“No NAF todos ganham. Os alunos, por conseguirem aplicar na prática aquilo que é visto em sala de aula; os professores, por verem o seu trabalho dando resultado; a universidade, por conseguir transpor seus muros e atender à comunidade com seus serviços; e principalmente os contribuintes, que não podem pagar um contador para executar esses serviços” — Paulo Gomes, coordenador do NAF e docente do curso de Ciências Contábeis
Conhecimento com responsabilidade social
No 7º semestre de Ciências Contábeis, Kalil Lobo Netto conta que desenvolveu uma série de habilidades técnicas para a área pela vivência no NAF. Era 2023 quando integrou o Núcleo e participou de diversas iniciativas e atividades voltadas para o atendimento contábil e fiscal à população de baixa renda.
“Essas experiências me permitiram desenvolver habilidades técnicas, como a aplicação prática de conhecimentos contábeis, e também interpessoais, como a comunicação clara e o atendimento ao público”, lembra.
Kalil conta que aprendeu no NAF a lidar com diferentes perfis de pessoas, a ter paciência e a buscar sempre a melhor solução para cada situação apresentada. “Além disso, ampliei minha visão sobre a importância social da contabilidade e o impacto positivo do nosso trabalho na vida das pessoas”, diz.
Ele olha para a experiência e vê uma contribuição significativa para a sua formação acadêmica e profissional. No aspecto acadêmico, pôde aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, o que facilitou o entendimento de conceitos contábeis e fiscais.
Já no lado profissional, desenvolveu competências essenciais, como atendimento ao cliente, resolução de problemas, responsabilidade e ética no exercício da profissão. Além disso, ele declara que o NAF proporcionou uma visão mais clara das demandas do mercado de trabalho e reforçou a importância do papel do contador na sociedade.
“O NAF tem uma importância enorme na prestação de serviços contábeis e fiscais gratuitos, levando orientação a quem muitas vezes não teria acesso. Além disso, promove atendimentos, treinamentos e palestras que enriquecem o conhecimento prático dos estudantes. Participar do NAF me ajudou a desenvolver responsabilidade social, aplicar os conhecimentos acadêmicos na prática e me preparar melhor para o mercado de trabalho” — Kalil Lobo Netto, aluno de Ciências Contábeis
Kalil já havia estagiado na área antes de ingressar no NAF, mas conta que foi o Núcleo que ampliou seu conhecimento e viabilizou seu contato com diferentes realidades. “Pude aprender muito sobre a responsabilidade social da contabilidade e a importância de um atendimento acessível e de qualidade”, sintetiza.
Na fase final da graduação, Kalil espera seguir no ramo de auditoria. Para ele, a Unifor oferece uma estrutura muito sólida e atualizada para quem deseja fazer carreira na área, sempre acompanhando as demandas do mercado.
“Isso reflete diretamente na formação proporcionada pelo NAF, que nos prepara de forma prática e alinhada com a realidade profissional. Ter acesso a essa estrutura me permitiu desenvolver competências técnicas e comportamentais essenciais para a carreira, além de trazer mais confiança para atuar na área contábil e fiscal”, afirma.
Para ele, o Núcleo contribuiu para o aperfeiçoamento técnico e pessoal, desenvolvendo maturidade, proatividade e capacidade de lidar com desafios. “Tudo isso foi essencial para me preparar melhor para os próximos passos da minha trajetória profissional”, acredita.
Um laboratório para vivenciar diferentes segmentos
A egressa Lorena Sales Silveira hoje atua como coordenadora de sistemas e negócios do grupo Carbomil e conta que, no NAF, pôde vivenciar a prática profissional e planejar sua carreira. Ao todo, foram dois anos sendo monitora do Núcleo. “Durante esse período, prestei muitos atendimentos, o que resultou em um certificado de distinção acadêmica”, afirma.
Lorena atuou do auxílio à população nas declarações de Imposto de Renda até a análise de situações empresariais, com diferentes modelos de negócio. Também prestou auxílio a microempreendedores e coordenou o perfil do NAF no Instagram, com publicações direcionadas às demandas contábeis e fiscais tanto da população como dos estudantes da Universidade.
“Foi a primeira experiência [no atendimento ao público]. E me ajudou a vivenciar situações diferentes dentro da contabilidade, buscando conhecimento adicional à graduação. Tive apoio de professores e incentivo ao crescimento profissional, para desenvolver ainda soft skills”, comenta.
Formada em Ciências Contábeis, Lorena está cursando o MBA em Controladoria e Finanças também pela Universidade de Fortaleza. Durante a graduação, passou pela jornada de crescimento profissional na empresa Sankhya, na qual atuou inicialmente como estagiária de projetos, seguindo como analista contábil fiscal, líder de qualidade (auditando os processos executados) e finalizando como consultora sênior, quando trabalhou como implantadora generalista em diversas empresas pelo Brasil.
“O NAF me apoiou nessa multidisciplinaridade ao lidar com modelos de negócios diferenciados, sendo possível permear em diversos segmentos diferentes”, explica. Durante a experiência no Núcleo, ela conta que também teve apoio da Unifor para fazer um planejamento de carreira e traçar semanalmente estratégias para alcançar sua meta.
“O NAF é uma atividade de extensão extremamente importante, pois viabiliza prática profissional necessária a qualquer contador, com atuação tanto para pessoas físicas, com demandas mais simples, como com análise contábil de modelos de negócios diferenciados, com apoio a microempreendedores. Para a população, é um divisor de águas, visto que nem todos possuem recursos para contratar um profissional de contabilidade. Viabiliza uma aproximação de conceitos contábeis à linguagem popular, ao tratar demandas que não são inteiramente conhecidas pela população” — Lorena Sales, egressa do curso de Ciências Contábeis
Formação técnica com senso de cidadania
O NAF oferece um ambiente de formação prática supervisionada e alinhada às exigências do mercado. Um de seus principais diferenciais é proporcionar a vivência de situações reais com acompanhamento de profissionais experientes, além da conexão direta com a Receita Federal, parceira do projeto.
“A experiência fortalece a formação técnica, a ética profissional e o senso de cidadania dos alunos. Sem dúvida, o Núcleo é uma ferramenta poderosa para tornar a formação dos alunos da Unifor ainda mais robusta e completa, preparando profissionais altamente qualificados e conscientes do seu papel social”, destaca a coordenadora da graduação em Ciências Contábeis, Welynadia Rodrigues.
O curso tem um corpo docente que se destaca nacionalmente e que tem experiência no mercado. Esses professores atuam como supervisores e orientadores dos alunos no NAF, trazendo sua experiência prática e acadêmica para enriquecer os atendimentos e as atividades realizadas.
“Essa relação direta entre docentes e discentes no ambiente do NAF contribui para uma formação mais crítica, aplicada e conectada às demandas do mercado. Além disso, os professores também orientam projetos de extensão, estudos de caso e oficinas técnicas, o que amplia ainda mais as oportunidades de aprendizagem para os estudantes”, explica a docente.
Ela afirma que a criação do NAF, há pouco mais de 10 anos, elevou o padrão de formação do curso de Ciências Contábeis da Unifor, oferecendo aos alunos uma oportunidade concreta de vivência profissional já durante a graduação. Segundo ela, o Núcleo fortaleceu a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de criar uma ponte direta com a sociedade, aproximando a universidade das reais demandas sociais e econômicas.
“Esse protagonismo consolidou a Unifor como referência na formação de profissionais éticos, qualificados e preparados para atuar de forma inovadora no mercado contábil e fiscal”, salienta.
Welynadia afirma que ter contato direto com a população durante a graduação é fundamental. Além do domínio técnico, aponta ela, o aluno desenvolve habilidades socioemocionais, como empatia, escuta ativa e responsabilidade social.
“Esse tipo de experiência traz um diferencial importante: forma profissionais mais sensíveis às necessidades do outro, mais éticos e preparados para atuar num mercado que cada vez mais valoriza o compromisso social e a visão humanizada dos negócios. O NAF promove uma formação integral, que alia conhecimento, prática e consciência cidadã”, declara.
“O que torna o NAF da Unifor uma referência nacional é a qualidade e a consistência do trabalho desenvolvido ao longo de uma década. A estrutura de atendimento, a capacitação contínua dos alunos, o suporte dos professores experientes e a forte conexão com instituições como a Receita Federal consolidaram o NAF como um modelo de excelência. Além disso, o compromisso com a responsabilidade social e a formação cidadã dos alunos garantiu reconhecimento em nível nacional, tanto na formação acadêmica quanto no impacto gerado na sociedade” — Welynadia Rodrigues, coordenadora do curso de Ciências Contábeis
Serviço
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor
Atendimento sob agendamento
Local: sala R-03A, bloco R - campus da Universidade de Fortaleza
Contato: (85) 3477-3193