seg, 24 novembro 2025 16:12
Saberes que nutrem vidas: seu caminho para liderar o universo do bem-estar
Num contexto de expansão pela busca de hábitos mais saudáveis no país, curso de Nutrição da Unifor combina infraestrutura de ponta, prática supervisionada de qualidade e forte articulação com o mercado, preparando nutricionistas para atuar do mercado ao empreendedorismo e à pesquisa

O brasileiro está mais atento à qualidade de vida e à saúde. A busca por hábitos alimentares mais saudáveis vem impulsionando uma expansão no mercado para os nutricionistas. Hoje, eles estão nos consultórios, nos hospitais e centros de saúde, na indústria de alimentos, na educação e pesquisa. Dos empregos formais ao empreendedorismo, há um campo vasto para atuarem.
Se voltarmos os olhos especificamente ao Ceará, há um movimento positivo para a área, com crescimento e oportunidades principalmente onde a saúde pública e a segurança alimentar ganham força.
Há oportunidades claras em pelo menos três frentes: nutrição clínica e hospitalar, impulsionada pela ampliação dos serviços de saúde; alimentação coletiva, fortalecida por restaurantes institucionais, restaurantes comerciais, supermercados, escolas e programas sociais; e políticas públicas, com iniciativas como o Mais Nutrição, que ampliam a presença do nutricionista na gestão de programas de combate à fome.
“Além disso, surgem nichos em pesquisa, indústria de alimentos e empreendedorismo. É um mercado competitivo, mas com boas oportunidades para quem se diferencia”, aponta Carolinne Reinaldo, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz.
Aos futuros nutricionistas, o curso da Unifor oferece um ambiente de formação completo, integrando teoria e prática desde os primeiros semestres. A graduação, que tem nota 4 no MEC, disponibiliza laboratórios modernos de práticas dietéticas, tecnologia de alimentos e avaliação nutricional, além de forte inserção em atividades de extensão e projetos de iniciação científica.
Paralelamente, a Universidade possui cenários de prática diversificados na rede pública e privada, e metodologias ativas que desenvolvem autonomia e competência profissional. Um grande diferencial é o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), onde os alunos vivenciam atendimento real em ambulatórios multiprofissionais, com supervisão docente, desenvolvendo habilidades clínicas, humanização do cuidado e tomada de decisão nutricional.
“Essa combinação de infraestrutura, prática supervisionada de qualidade e forte articulação com o mercado faz com que o aluno se forme preparado tanto para atuar quanto para seguir carreira acadêmica ou empreender”, destaca Carolinne. Quem já passou pela Unifor conta como a formação de ponta influenciou para se destacar na carreira. Vamos conhecer algumas histórias?
Da dedicação ao vegetarianismo ao sonho de empreender
Ana Beatriz Barbosa Veloso fazia ensino médio quando começou a buscar consultas nutricionais e viu a diferença que a alimentação mais saudável fez na sua vida, tanto pela estética quanto pelo bem estar. “Sempre tive dermatite atópica forte e a alimentação ajudou em muita coisa na época", diz. Dois anos depois, decidiu que seria nutricionista e ingressou na Unifor.
Ela conta que entrou certa de que queria nutrição esportiva, mas acabou se especializando em nutrição vegetariana após adotar essa dieta. “Hoje atuo na clínica nessa área. O vegetarianismo mudou minha vida! Aquela história da dermatite tinha sido mais controlada quando melhorei a alimentação, mas ela praticamente foi embora depois da mudança para o vegetarianismo”, narra.
Especialista na área, ela decidiu abraçar o desafio do empreendedorismo. “Decidi empreender também na área do veganismo, solucionando uma dor que eu mesma sentia no mercado: dificuldade de acesso aos produtos veganos em Fortaleza”, diz. Com isso, ela criou uma marca que foi um quiosque em um shopping de Fortaleza, com 100% dos produtos veganos! “O quiosque não está mais lá, precisamos pausar o negócio pela quantidade de demandas em outras áreas profissionais, mas sem dúvidas ele continua sendo um sonho!”, conta.
Ana Beatriz lembra que o desejo de ter o próprio negócio foi despertado nela em uma aula de gestão e empreendedorismo da Unifor. “Precisávamos criar um modelo de negócio e aquelas etapas do processo me despertaram essa vontade! Foi muito importante para me situar no mundo do mercado quando criei o meu negócio!”, celebra.
Uma ideia dela de empreendimento, aliás, foi parar na Mostra de Nutrição — evento que conta com apresentações de projetos e pesquisas realizadas por alunos do curso da Unifor. “Foi um marco importante pra mim! Lembro bem dos elogios do modelo de negócio e como foi gratificante ver a aprovação pública de uma ideia de empreendimento! Apresentei um negócio de drive-thru vegano! Nessa cadeira, pesquisei muito sobre o mercado vegano na cidade e isso me ajudou demais posteriormente", afirma.
Desde que se formou, em 2021, Ana Beatriz tem dado aulas e palestras sobre vegetarianismo em universidades, além de abordar o tema em podcast. No momento, o foco do seu trabalho se volta para uma clínica especializada em nutrição vegetariana. “Atualmente eu sinto o mercado de nutrição na melhor época! Nunca se viu tanta gente cuidando da saúde e da alimentação!", acredita.
“A Unifor de fato me formou como profissional. As experiências práticas, o contato com paciente, o acesso aos professores... Tudo isso me ajudou a ser a profissional que sou hoje! Foram experiências indispensáveis!” — Ana Beatriz Barbosa Velloso, egressa do curso de Nutrição
Vocação para a cozinha e o cuidado com as pessoas
O primeiro contato de Priscilla Abreu de Vasconcelos com o curso de Nutrição aconteceu na Feira de Profissões da Unifor. Ela participava de uma atividade no NAMI. “Preparei uma receita saudável com a professora Iramaia (Silva), que teve um papel muito especial em toda a minha graduação e me abriu portas desde o primeiro até o último dia do curso", rememora.
Naquele momento, percebeu que a nutrição unia duas coisas pelas quais sempre teve muito carinho: a cozinha e o cuidado com as pessoas. “A ideia de poder contribuir para a saúde por meio da alimentação fez com que eu tivesse certeza da escolha", afirma.
Na Unifor, ela conta que encontrou professores extremamente capacitados, que estimulam o crescimento dos alunos e os orientam com segurança, além de uma estrutura completa, com laboratórios equipados e salas preparadas para proporcionar uma formação de excelência. “Essa base sólida foi essencial para que eu tivesse confiança no caminho que queria seguir”, declara.
Uma das experiências mais marcantes da trajetória profissional de Priscilla foi o estágio curricular em alimentação coletiva, realizado no supermercado Pinheiro. “Comecei como estagiária curricular, depois fui contratada como estagiária extracurricular e, posteriormente, assumi a função de coordenadora de gastronomia”, diz, animada. “Esse processo foi determinante para o meu desenvolvimento. O estágio me deu vivência prática, abriu portas e foi fundamental para o início da minha carreira profissional", acrescenta.
Priscilla conta que atuou na área de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) até 2024, mas, com o tempo, sentiu a necessidade de ampliar sua atuação e começar a atender em consultório. “Hoje, trabalho com acompanhamento nutricional, oferecendo um atendimento individualizado, adaptado à rotina, necessidades e objetivos de cada paciente. Essa transição me proporcionou um contato mais próximo com as pessoas e a possibilidade de contribuir de forma direta e personalizada para melhorias reais na saúde e na qualidade de vida de cada uma”, explica.
A egressa também passou pela Casa Cor e tentou uma vaga no MasterChef. “Minha relação com a Casa Cor começou na disciplina de Técnicas Gastronômicas, com a professora Iramaia. Durante as aulas, tive um ótimo desempenho e me envolvi profundamente nas atividades, o que fez com que ela me convidasse, por dois anos consecutivos, para ministrar uma palestra na Casa Cor e desenvolver as receitas apresentadas no evento. Foi uma experiência marcante e de grande crescimento profissional”, conta.
Quanto ao MasterChef, sempre foi um sonho dela participar. Priscilla chegou até a segunda fase do processo seletivo, mas precisou interromper o processo por questões pessoais. “Ainda assim, foi uma vivência muito especial, e pretendo participar novamente no futuro, levando comigo todo o aprendizado da Unifor”, afirma.
É que, durante a universidade, ela também participou do Concurso Gastronômico com uma equipe formada por amigas que sempre apoiaram suas ideias. Era ano de Copa, e os grupos foram divididos por países. Elas ficaram com a França.
“Por ter uma ligação forte com a confeitaria, decidimos fazer uma releitura do clássico Paris-Brest, uma massa choux recheada com creme pâtissière. Criamos nossa versão com geleia e chantilly. Ao final, houve votação aberta e ficamos em primeiro lugar. Essa experiência confirmou para mim que eu estava trilhando o caminho certo", comenta.
“A Unifor possui uma grade curricular completa, com conteúdos específicos e alinhados ao mercado. Os professores são altamente capacitados, acessíveis e sempre dispostos a orientar, algo que fez enorme diferença na minha formação. A estrutura também é um ponto fundamental: laboratórios modernos, equipamentos adequados e recursos que possibilitam aprender na prática. Tudo isso contribuiu diretamente para o meu desenvolvimento profissional” — Priscilla Abreu de Vasconcelos, egressa de Nutrição
Paixão pela nutrição esportiva e por disseminar conhecimento
Maran Atha é nutricionista clínico e esportivo. Escolheu a carreira impulsionado por um processo intenso de mudança de hábitos e de estilo de vida ainda na época do colégio. Começou com a corrida e depois com a musculação, e aquilo transformou completamente a sua percepção de vida.
“Foi algo que me trouxe um grau de amadurecimento muito acima da média e um nível de comprometimento que eu nunca tinha experimentado antes em nenhuma outra área da minha vida”, afirma. Maran era uma pessoa que tinha muita dificuldade para comer, uma alimentação bem desregulada, muito rica em ultraprocessados. E, aos poucos, a prática do exercício físico foi moldando sua rotina, forma de pensar e alimentação.
“Quanto mais eu treinava, mais eu queria entender, estudar, saber o porquê das coisas. Acabou virando quase uma consequência natural: tudo aquilo despertou em mim um interesse genuíno por nutrição e saúde. Esse caminho ficou cada vez mais claro com o passar dos anos, até chegar o momento do vestibular. E quando chegou, eu simplesmente fiz a escolha que eu já vinha construindo há muito tempo”, conta. Ingressou nos cursos de Nutrição e Educação Física simultaneamente, mas acabou optando pela Nutrição na Unifor.
Atualmente, Maran atende em consultório, tanto na área de nutrição esportiva quanto na área clínica, e atua na Inova Especializada e no Inova Science, respectivamente uma distribuidora de suplementos e um projeto educacional cujo objetivo é levar capacitação e atualização técnicas para quem está na linha de frente do cuidado.
Ele conta que, durante a faculdade, as cadeiras práticas já permitiam que os futuros nutricionistas tivessem contato direto com os pacientes, pelo NAMI e também nos estágios. Depois de formado, começou um contato mais intenso e frequente, e tem sido transformador para ele, que se formou neste ano.
“Quando a gente fala de nutrição esportiva, a gente está, acima de tudo, falando de mudança de hábitos e mudança de estilo de vida. É algo que realmente pode gerar uma transformação muito grande na vida de uma pessoa. Então, quando alguém me procura para um atendimento, eu fico muito lisonjeado e tenho total comprometimento em entregar um caminho que faça sentido, que seja possível e que realmente leve essa pessoa ao objetivo que ela busca” — Maran Atha, egresso de Nutrição
Na esteira do Inova Science — projeto mentorado pela professora Ana Mary, da Unifor — o egresso conta que, neste primeiro semestre como nutricionista formado, já ministrou palestras em grandes universidades, centros acadêmicos e hospitais, como o Hospital do Coração da Messejana, Hospital Geral de Fortaleza e o Hospital Infantil Albert Sabin.
“Tudo isso tem feito parte dessa caminhada, desse percurso que estou construindo junto com o nosso projeto e uma equipe impecável que sempre está buscando levar conhecimento acessível para o maior número de pessoas possível”, conta Maran. Ele cita ainda que a Unifor proporcionou um contato intenso com grandes professores e profissionais renomados, que além de estarem na universidade, também estão no mercado de trabalho. “Isso foi essencial”, comemora.
Um caminho sólido das monitorias aos projetos durante a graduação
Letícia Carvalho ainda vivencia a graduação. Ela conta que sua história com a universidade começa antes de pisar no campus como aluna. Nasce no momento que ela entendeu que gostaria de trabalhar com cuidado, com vida, com saúde. “A nutrição sempre falou comigo de um jeito muito especial — como uma forma de transformar realidades, de acolher, de oferecer uma melhora do estilo e na qualidade de vida. E quando conheci a Unifor, eu senti que ali era o lugar onde eu poderia viver isso de verdade”, narra.
No quarto semestre do curso, Letícia está convicta de que escolheu o curso de Nutrição para cuidar de pessoas. “Mas escolhi a Unifor porque ela cuida de nós, alunos, com a mesma dedicação”, declara. Desde o primeiro semestre, ela se convenceu do desejo de construir uma carreira sólida. “Quero chegar à residência hospitalar, quero estar ao lado de quem mais precisa. E a Unifor não apenas apoia essa meta — ela me dá ferramentas concretas para torná-la possível”, declara.
Para a aluna, a experiência no curso tem sido transformadora. “A cada semestre, percebo que não estou apenas aprendendo sobre nutrientes, técnicas ou protocolos — estou aprendendo sobre gente, sobre empatia, sobre responsabilidade”, diz. “Os laboratórios, as aulas práticas, as vivências… tudo isso foi me moldando”, acrescenta.
Letícia já deu os primeiros passos no mercado de trabalho como estagiária, mas preferiu dedicar seu tempo às extensões e residências universitárias. “Posso dizer que vivo diariamente um ambiente que me prepara como se já estivesse lá [no mercado]", diz.
É que ela já foi monitora voluntária, monitora institucional de Práticas Dietéticas, bolsista de iniciação científica, integrante de projetos de extensão e pesquisa e diretora de Marketing do Centro Acadêmico de Nutrição. Também organizou diversos eventos em parceria com a coordenação e participou de feiras, mostras e capacitações. “Cada novo projeto foi como abrir mais uma porta — porta para o conhecimento, para a prática, para o crescimento, para a confiança", diz.
Para ela, a Unifor oferece diferenciais essenciais para a formação. Além de todas essas possibilidades para desenvolver habilidades, a Universidade dispõe de uma estrutura com equipamentos de ponta, corpo docente competente, projetos que conectam teoria, prática e propósito, além de um ambiente que desperta pertencimento, orgulho e vontade de ser melhor. “A Unifor não é só o lugar onde eu estudo — é o lugar onde eu cresço, onde minhas metas ganham forma, onde meus sonhos ganham direção”, afirma.
“A Unifor me ensinou a olhar a nutrição como ciência e como cuidado ao mesmo tempo. Me deu confiança, me deu estrutura, me deu espaço para viver experiências que poucas universidades oferecem tão cedo. Se hoje eu tenho um caminho sólido sendo construído, é porque encontrei aqui um lugar que acredita em mim antes mesmo de eu acreditar totalmente” — Leticia Carvalho, aluna do quarto semestre de Nutrição
Um curso integrado e com infraestrutura de ponta
Os nutricionistas formados pela Unifor são profissionais de saúde, de perfil generalista, capacitados a exercer a profissão da nutrição clínica à saúde e alimentação coletiva. “O nutricionista deve estar apto a tomar decisões, assumir posições de liderança, provocar mudanças de forma articulada com outros profissionais e a comunidade", afirma a coordenadora Carolinne Reinaldo, ressaltando a função desses profissionais para o bem estar da população.
Na jornada para chegar neste perfil de formação, a Unifor oferece vários ambientes de práticas. O Ambulatório de Nutrição do Núcleo de Atendimento Médico Integrado (NAMI), por exemplo, inclui consultórios estruturados com tecnologia de videomonitoramento, que permitem o acompanhamento dos atendimentos nutricionais realizados em tempo real pelos alunos.
Outro destaque é o projeto de extensão do Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra), que completa 20 anos de atuação e oferece atendimento especializado a pessoas com transtornos alimentares. Com mais de 500 pacientes atendidos ao longo de sua história, o Pronutra combina nutrição, psicologia e psiquiatria em um cuidado integral, que transforma vidas e impacta diretamente a saúde da comunidade.
“Os espaços de prática da Unifor, especialmente o NAMI e o Pronutra, oferecem ao aluno uma experiência completa, moderna e profundamente conectada às demandas reais de saúde, consolidando a formação como uma das mais robustas e diferenciadas do Ceará”, saliente Carolinne Reinaldo.
Conheça os principais espaços de práticas do curso de Nutrição:
- Laboratório de avaliação nutricional (com equipamentos modernos como calorimetria indireta);
- Laboratório de práticas educativas em saúde;
- Laboratório de nutrição materno infantil;
- Laboratório de alimentação coletiva;
- Laboratório de nutrição e informática;
- Laboratório de bromatologia e análise sensorial;
- Laboratório de práticas dietéticas e tecnologia dos alimentos (que funciona como cozinha experimental).
Além do acesso a espaços de prática equipados, a formação em Nutrição da Unifor é integrada com as demais áreas da saúde de maneira contínua e estruturada ao longo do curso. Há módulos comuns distribuídos do primeiro ao sexto semestre, nos quais alunos de diferentes cursos da saúde aprendem juntos, compartilhando vivências e desenvolvendo competências colaborativas essenciais para o trabalho em equipe na prática profissional. Segundo a coordenadora Carolinne, o ponto alto dessa integração é o Estágio Interprofissional em Saúde Coletiva, disciplina ofertada no sexto semestre.
O curso de Nutrição da Unifor ainda mantém parcerias amplas e estratégicas com instituições públicas e privadas, que fortalecem de maneira significativa a formação dos alunos. “Essas colaborações incluem unidades de saúde, hospitais, escolas, empresas do setor alimentício, indústrias, e organizações governamentais e não governamentais”, diz a docente.
Quando o assunto é pesquisa, os estudantes podem integrar projetos que investigam temas como alimentação e saúde infantil, nutrição no transtorno do espectro autista, hábitos alimentares e comportamento, práticas sustentáveis na produção de refeições, gordofobia e atenção à saúde, cuidado materno-infantil e atendimento nutricional ambulatorial.
“Além disso, contamos com parcerias com instituições como a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e outros centros de referência, ampliando o acesso dos alunos a ambientes de pesquisa qualificados, estágios científicos e experiências interdisciplinares que enriquecem sua formação acadêmica e profissional", pontua Carolinne.
Na perspectiva de mostrar as produções ao longo da graduação, vem aí, no dia 26 de novembro, a 20ª Mostra de Nutrição e o oitavo Concurso Gastronômico da Unifor, um encontro de criatividade, conhecimento e muito sabor. A coordenadora Carolinne explica que a 20ª Mostra de Nutrição integra a programação do INOVA-S, evento acadêmico e científico do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor, e tem como propósito destacar os produtos, projetos, serviços e pesquisas desenvolvidos pelos estudantes da graduação.
Participam da Mostra alunos do primeiro ao oitavo semestre, que são convidados e estimulados a apresentar suas produções construídas ao longo do semestre. São banners, materiais educativos, protótipos de aplicativos, produtos alimentícios, entre outros, evidenciando a criatividade e a diversidade da formação em Nutrição. O evento é gratuito e aberto ao público, funcionando como uma porta de entrada para os estudantes que desejam se aproximar da pesquisa científica.
Já o Concurso Gastronômico se destaca como um dos momentos mais criativos e aguardados, no qual os participantes elaboram preparações culinárias a partir de um tema definido na edição, explorando inovação, criatividade, técnicas de preparo e apresentação.
O fato é que não faltam espaços para produzir e aprimorar conhecimentos na área. A professora Carolinne avalia que, em geral, o curso de Nutrição da Unifor se destaca por um conjunto muito sólido de diferenciais acadêmicos, estruturais e de formação prática.
“A Unifor oferece uma formação completa, atualizada e alinhada às demandas reais da profissão, combinando excelência acadêmica, infraestrutura de ponta e experiências práticas concretas que preparam o aluno para atuar com segurança, responsabilidade e inovação” — Carolinne Reinaldo, coordenadora do curso de Nutrição
Estude Nutrição na Unifor em 2026.1
É o momento de dar um passo decisivo em um campus que conecta você a experiências globais. Reconhecida 11 vezes consecutivas como a melhor universidade particular do Norte e Nordeste, a Unifor oferece acesso a oportunidades únicas no mercado, vivências internacionais, incentivo à arte e à cultura, apoio ao esporte e formação para uma carreira de sucesso no mundo.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODSs 3 – Saúde e Bem-Estar e 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e também garante uma vida saudável e propicia o bem-estar para todos, em todas as idades.