seg, 24 novembro 2025 15:33
Unifor marca presença em evento científico do ABEC Meeting 2025
Na ocasião, dois trabalhos da Unifor foram apresentados, além de reunir especialistas durante palestras e painéis temáticos, minicursos, mesas-redondas e sessões de networking

Promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o ABEC Meeting é um evento voltado à formação, integração e atualização de profissionais que atuam na editoração científica no Brasil. A iniciativa, que aconteceu de 4 a 7 de novembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), celebrou, em 2025, 40 anos com o tema comemorativo “Avançando na qualificação e inovação da editoria científica”, reforçando seu compromisso com a qualidade, a ética e a inovação no processo editorial.
Juliana Maria de Sousa Pinto, professora do curso de Fisioterapia e diretora executiva do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza, vinculada a Fundação Edson Queiroz, participou do evento e compôs a equipe de um dos trabalhos apresentados.
Segundo a professora, o ABEC Meeting 2025 consolida-se como um dos mais importantes fóruns nacionais de discussão sobre a editoração científica. Para ela, a edição deste ano destacou-se pelo alinhamento com as tendências globais da comunicação acadêmica, especialmente o avanço da ciência aberta, a integração da inteligência artificial e o fortalecimento da ética e da transparência nos processos editoriais.
Juliana conta que, durante a programação, também foram entregues os tradicionais Prêmios Jürgen Döbereiner, que reconhecem jovens talentos e profissionais que se destacam na área editorial. Ela ressalta que as categorias “Editor do Futuro” e “Jovem Editor” reforçaram o compromisso da ABEC em incentivar novas gerações de editores científicos e fortalecer a ética e a qualidade na publicação acadêmica.
Além disso, a diretora executiva do CSE diz que reunindo representantes de universidades, agências de fomento, editoras e associações científicas, o evento firmou-se como um espaço de diálogo e aprendizado, além de promover o networking entre profissionais da comunicação científica.
Ela destaca que ao longo dos dias de evento, os participantes participaram de atividades elaboradas para contemplar atividades teóricas, práticas e de integração, incluindo palestras e painéis temáticos, minicursos, mesas-redondas e sessões de networking. As atividades abordaram temas como ética editorial, combate a periódicos predatórios, ciência aberta, sustentabilidade de periódicos e, principalmente, o uso da inteligência artificial na gestão e divulgação de publicações científicas.
Trabalhos da Unifor apresentados
Durante o evento, dois trabalhos foram submetidos. Gabriela Gomes, bibliotecária do CSE, apresentou o primeiro resumo “Métricas alternativas e suas implicações para a avaliação da CAPES (2025-2028)”, com co-autoria de Mirian Cris. O referido estudo teve como objetivo principal realizar um levantamento da produção científica disponível acerca das métricas tradicionais e alternativas utilizadas na avaliação do impacto científico. Já o objetivo específico visou a condução de uma análise cientométrica na base de dados OpenAlex, com o intuito de identificar e caracterizar a literatura científica que discute comparativamente essas métricas.
A investigação buscou evidenciar tendências, influências e avanços relacionados à avaliação do impacto da pesquisa, oferecendo um panorama abrangente do debate científico que fundamenta as novas diretrizes de avaliação da CAPES.
Gabriela Gomes, bibliotecária do CSE, professora Ana Almeida, editora-chefe da Revista Brasileira em Promoção da Saúde e a professora Juliana Pinto, diretora executiva do CSE (Foto: Arquivo pessoal)
Com autoria das professoras Clara Braga, do curso de Administração, Juliana Pinto, do curso de Fisioterapia, Ana Mattos, do curso de Psicologia, e do professor Milton de Sousa, o segundo trabalho apresentado teve como título “Motivações, desafios e expectativas de pareceristas de revista científica na área da Saúde Coletiva”.
Seu objetivo foi identificar as motivações, desafios e expectativas de recompensa na percepção dos avaliadores de uma revista científica da área da Saúde Coletiva. Realizou-se um estudo quantitativo, exploratório por meio de um survey e os resultados indicam que as principais motivações estão relacionadas à percepção de responsabilidade quanto à qualidade da produção e difusão científica.
Os desafios relacionam-se a produzir um bom parecer junto às exigências da docência e pesquisa e as recompensas visam a adoção por órgãos de avaliação da educação superior de critérios de pontuação.
Juliana explica que, os trabalhos apresentados no ABEC, tiveram um papel fundamental na consolidação e difusão de conhecimentos voltados à qualificação da editoração científica brasileira. “Reunindo pesquisas, relatos de experiências e propostas de inovação, as apresentações contribuíram para o fortalecimento da comunidade editorial e para o avanço das práticas de gestão e comunicação da ciência no país”, declara.