A GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIFOR MUDOU

ter, 25 setembro 2018 17:21

A GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIFOR MUDOU

Atento às novas tecnologias? Conheça as mudanças neste curso conectado com o mercado e com nova matriz curricular que amplia possibilidades.

Se você chegou até esta matéria por meio de QR Code, provavelmente se interessa pelas possibilidades da tecnologia. Do jornal às agências espaciais, a área de Ciência da Computação se expande cada vez mais para nosso cotidiano. Para quem quer fazer da área uma profissão, o curso de Ciência da Computação da Unifor é uma opção para quem quer trabalhar  com projeto e desenvolvimento.

Computar. Efetuar cálculos, armazenar informações, mapear distâncias e o movimento dos corpos celestes. Muito antes dos aparelhos físicos, da internet e da inteligência artificial, computar tem sido uma das atividades mais sofisticadas da inteligência humana, exercida desde a Antiguidade. Mas nos últimos 200 anos, os diversos aparatos físicos e tecnologias levaram o ato de computar a um patamar sem precedentes. A computação alterou sensivelmente áreas como comunicação, trabalho, ensino e formas de se relacionar com mundo. Das transações financeiras via celular às notícias transmitidas em tempo real. Das imagens de supernovas e buracos negros localizados a anos-luz de distância à formação de vínculos afetivos em sites de relacionamento. A computação está presente em todas as áreas da sociedade.

Você pode não gostar muito de números e equações, mas diante das possibilidades e perigos da era digital, toda sociedade deve estar comprometida com a formação de cientistas da computação éticos e inovadores. É com este senso de compromisso que a Universidade de Fortaleza modernizou a matriz curricular do curso de Ciência da Computação. Se a lida cotidiana com a tecnologia possibilita transformações nas formas de pensar e sentir, o ensino da Ciência da Computação não se limita a metodologias lineares e ao método de transmissão de ensino. Busca a inserção de metodologias que deem significado ao conhecimento associando ao saber fazer e querer fazer. Afinal, conhecimento não é um arquivo que se transfere da pasta professor para a pasta aluno. Quer saber mais sobre as mudanças e a melhor forma de aproveitá-las? Confira a entrevista com Liádina Camargo, coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unifor.

Professora Liádina Camargo, coordenadora do curso (Foto: Ares Soares)

Entrevista profa. Liádina Camargo

UNIFOR: Atualmente, a Ciência da Computação é uma carreira com alta ocupação de mercado e empregabilidade. Por que mudar a matriz curricular agora?

Estamos num momento de profusão de informações, transmitidas em altíssima velocidade. Além disso, as mudanças proporcionadas pela tecnologia implicam mudanças na forma de pensar, na metodologia de ensino. Isso significa uma distribuição transversal dos conteúdos e uma participação mais assertiva dos alunos na construção do conhecimento.

UNIFOR: Como essas mudanças vão ocorrer na prática?

A nova matriz curricular tem como paradigma a inovação, aprender a fazer e fazer de formas diferentes. Será organizada a partir de competências que integram três componentes: o conhecimento + o procedimento + a atitude e possibilita maior flexibilidade na trajetória acadêmica, com a diminuição do número de pré-requisitos para cursar uma disciplina. Ao invés de, por exemplo, esgotar um conteúdo como Algoritmo ou Matemática numa única disciplina, esse conhecimento será exigido de forma transversal e com complexidades diferentes à medida que o curso avança.

UNIFOR: O que muda para o aluno?

É um modelo que exige um senso de autonomia e compromisso muito maior do aluno, que participa do seu processo de aprendizado. As aulas são contextualizadas para a resolução de problemas da vida real, em que é necessário articular diversos conhecimentos para chegar a uma solução. Não é possível, no cenário atual, trabalhar com pensamentos compartimentados. O aluno deve se perceber dentro do processo de formação do saber, trabalhando em equipe e desenvolvendo habilidades e atitudes, desenvolvendo uma postura profissional desde o início de sua formação acadêmica.

UNIFOR: Como as mudanças no currículo serão implementadas?

A partir de 2019.1, os alunos que ingressarem na Unifor serão inseridos na nova matriz, como também os alunos que ingressaram em 2018.2.  Os alunos que já estão cursando podem migrar para a nova matriz, mas cada caso será avaliado. Nossa orientação é procurar a coordenação do curso, que dará todas as informações e encaminhamentos necessários.