null Assessoria Internacional da Unifor recebe novos alunos

Qui, 31 Janeiro 2019 09:49

Assessoria Internacional da Unifor recebe novos alunos

Os alunos participarão de programas acadêmicos, com o intuito de acrescentar experiências internacionais ao currículo. Foto: Ares Soares.

O curso de extensão Assessoria Internacional da Universidade de Fortaleza iniciará uma nova turma em 2019.1, com alunos oriundos de oito diferentes países. A acolhida dos 51 estudantes de 18 universidades, acontece no dia 31 de janeiro de 2019, no auditório da Biblioteca. Os alunos participarão de programas acadêmicos, com o intuito de acrescentar experiências internacionais ao currículo.

Os programas são realizados para aumentar a troca de conhecimentos entre alunos Unifor e alunos estrangeiros. Com isso, há também a diversificação de culturas encontradas entre os participantes, tornando os programas, uma experiência internacional única.

Alguns dos programas acadêmicos são:

• Buddy Program: tem como principal objetivo auxiliar na transição e adaptação de alunos estrangeiros durante seu intercâmbio na Unifor.
  • Tandem Program: são 12 encontros por semestre e é voltado para ajudar com o básico da língua portuguesa em troca, aluno estrangeiro ensinar a sua língua nativa.
  • Eller College COHORT: Durante o programa os alunos fazem visitas técnicas a algumas empresas do Grupo Edson Queiroz como Esmaltec, Sistema Verdes Mares e Indaiá.

Promoção de eventos

Além da inclusão dos alunos nos programas acadêmicos, a Assessoria para Assuntos Internacionais promove eventos direcionados aos alunos Unifor e aos estrangeiros com o intuito de abranger a internacionalização. Dentre eles, a Acolhida dos Alunos pela Coordenação do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão; Feira das Nações e Sports Day.
Em 2018, a Unifor sediou a 22ª edição do Encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). O evento discutiu sobre a internacionalização como condição para uma educação superior de qualidade, na busca por novas alternativas e na tentativa de agregar esforços conjuntos.

Assessoria Internacional em números

Alunos Unifor em intercâmbio 2018

Em 2018.1
  • 134 alunos;
  • 86 novos alunos inscritos;
  • 48 alunos em intercâmbio;
  • 11 países de destino (Alemanha, Argentina, Chile, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, México, Portugal);
  • 32 Universidades.
Em 2018.2
  • 187 novas inscrições;
  • 39 alunos em intercâmbio;
  • 10 países de destino (Alemanha, Áustria, Espanha, França, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Itália e México);
  • 47 universidades estrangeiras parceiras.

Alunos estrangeiros em intercâmbio na Unifor 2018

Em 2018.1
  • 30 alunos estrangeiros;
  • 5 países de origem (Alemanha, Argentina, Colômbia, França, México);

• 11 universidades parceiras.

Em 2018.2
  • 35 alunos estrangeiros;
  • 10 países de origem (Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, França, México, Holanda, Suíça e Estados Unidos);
  • 16 universidades parceiras.

Mais informações: (85) 3477.3127 / international@unifor.br