Aulas de Yoga, Muay Thai e Pilates trazem bem-estar no campus

ter, 27 agosto 2024 17:11

Aulas de Yoga, Muay Thai e Pilates trazem bem-estar no campus

Os serviços são ofertados de forma paga, mas os alunos da universidade contam com um desconto especial

Até 30 de agosto serão ofertadas aulas gratuitas de yoga na Unifor (Foto: Ares Soares)

O bem-estar físico e mental é vital para uma vida equilibrada. Ele melhora a energia, o foco e a capacidade de lidar com o estresse, promovendo uma maior qualidade de vida e satisfação pessoal. Com o intuito de promover o bem-estar dos alunos, a Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, oferece aulas de Yoga, Pilates e Muay Thai em suas dependências físicas. Todos esses serviços são realizados por empresas autônomas que utilizam o espaço da universidade para realização das atividades.

Oportunidade exclusiva

Até 30 de agosto acontecerá, de forma gratuita, aulas experimentais de yoga, focando no “Hatha Yoga” e na “Yoga Nidra” - voltado para o anti-estresse. Os horários e modalidades das sessões variam e ocorrem da seguinte forma, no Laboratório de Atividades Corporais (X101 - Academia Unifor):

28/08 às 11:30 - Hatha Yoga
29/08 às 18:00 - Hatha Yoga
30/08 às 17:30 - Yoga Nidra

Alunos, professores e funcionários interessados devem realizar inscrição por meio do contato com o professor Helder Lima - (85) 99177-8075. Ressalta-se que as vagas são limitadas

“A prática de yoga tem toda uma forma de ser executada. É necessária uma atenção e uma respiração profunda e bem consciente, conectando com o padrão emocional que determina um ritmo, uma forma de respirar”, ressalta o docente.

Além dos praticantes de yoga desenvolverem um emocional regulado, há também, no nível físico, um fortalecimento e dinamização do sistema músculo-esquelético, respiratório, cardiovascular, endócrino e linfático.

“Essa prática de voltar o foco para dentro faz com que a gente recarregue as nossas baterias psíquicas. Então, os benefícios são amplos no físico, no mental, no emocional e até no espiritual, sem que a gente tenha uma conotação religiosa”, enfatiza.

Até o dia 30 de agosto as aulas de yoga serão oferecidas de forma gratuita pelo professor Helder Lima. Após esse período, serão ofertadas aulas pagas, no espaço físico da Unifor, para os interessados.

Outros serviços: aulas de Muay Thai e Pilates

Professora de Muay Thai Mariana Martins em espaço voltado para aulas do esporte (Foto: Duda Barroso)

Outra modalidade ofertada no espaço físico da Unifor são as aulas de Muay Thai, com a professora Mariana Martins. O serviço é ofertado pela “V8 Sede” e acontece às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, além de horários variados pelo período da manhã. As aulas são voltadas tanto para o público interno quanto para o público externo da universidade e acontecem em turmas personalizadas conforme a necessidade do aluno.

“As aulas têm o intuito de levar oportunidades para as crianças e dar uma qualidade de vida melhor para os adultos”, afirma a docente. Mais informações, como valores e descontos, podem ser tratados com a professora Mariana no telefone  (73) 98112-4337.

Fisioterapeuta Fábio Marangoni em uma sessão de pilates (Foto: Duda Barroso)

Além das atividades mencionadas, a universidade disponibiliza em seu espaço físico aulas de Pilates ministradas pelo fisioterapeuta Fábio Marangoni, representando a empresa “Equilibrium”. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, com horários disponíveis das 6h às 21h, com exceção das sextas-feiras, quando as atividades terminam ao meio-dia devido ao atendimento de osteopatia, outra especialidade oferecida pela empresa.

“O pilates mexe com a consciência corporal, trabalhando questões com postura, musculação, equilíbrio, percepção corporal e respiração. Além de melhorar a pele, o intestino e a qualidade do sono”, ressalta o profissional.

As atividades são ministradas em grupos reduzidos de até cinco pessoas por sessão, proporcionando uma experiência semi-personalizada. As aulas buscam melhorar a flexibilidade, a postura, o equilíbrio, a consciência corporal e a respiração. Além disso, o programa oferece diversas opções de frequência, com aulas semanais variando de uma a três vezes por semana.

Além dos benefícios físicos, o Pilates também contribui para a redução do estresse e melhora na qualidade do sono e da pele.

As aulas focadas em osteopatia - técnicas manual para aliviar dores musculoesqueléticas - são oferecidas com 50% de desconto para os colaboradores da universidade. Esse tratamento é indicado para diversos problemas, como dores no ombro, cabeça, gastrite, e hérnias de disco.

Os interessados podem obter mais informações e realizar inscrições no Instagram @equilibrium_pilatesefisio ou pelo telefone (85) 98808-0663.

Aulas de Yoga
Mais informações: professor Helder Lima (85) 99177-8075.

Aulas de Muay Thai
Mais informações: professora Mariana (73) 98112-4337.

Aulas de Pilates
Mais informações: por meio do Instagram @equilibrium_pilatesefisio ou pelo telefone (85) 98808-0663 (Fábio Marangoni).