Chef francesa Stéphanie Guillemette realiza oficina de gastronomia vegetariana na Universidade de Fortaleza
Chef francesa Stéphanie Guillemette realiza oficina de gastronomia vegetariana na Universidade de Fortaleza
Voltado para alunos do curso de Nutrição, evento terá transmissão gratuita
No próximo dia 16 de dezembro, às 15h, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizará oficina de gastronomia com a chef francesa Stéphanie Guillemette. Autora de dois livros sobre culinária saudável e especializada em pratos vegetarianos, ela conversará com estudantes e ministrará aula no Laboratório de Práticas Dietéticas da instituição. As vagas presenciais já foram ocupadas, mas para tornar a experiência acessível aos demais interessados, é possível inscrever-se clicando aqui para acompanhar transmissão online pelas mídias sociais da Unifor (Instagram, Youtube e Facebook) e pela TV Unifor (Youtube e canal 181 da NET).
A vinda de Guillemette é organizada pelo curso de Nutrição em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão da Universidade. Sua presença destaca os diferenciais de internacionalização e compromisso com a excelência característicos da Unifor, além da preocupação com o impacto social que a instituição possui; antes do encontro com os alunos de graduação, a chef francesa realizará, também no dia 16, uma palestra técnica exclusiva para professores da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz.
“O curso de nutrição da Unifor, um dos melhores do Brasil, traz uma experiência única para nossos alunos vivenciarem a culinária francesa. Essa oficina traz uma ótima oportunidade para possibilitar uma troca de experiência da culinária nacional e estrangeira, onde nossos alunos do curso de Nutrição da Unifor terão excelente oportunidade para ampliar suas vivências, podendo impactar positivamente em sua formação profissional”, comenta a coordenadora da graduação mencionada, Carolinne Reinaldo Pontes.
Durante a oficina, Stéphanie Guillemette ensinará três receitas: aspargos (ou couve-flor) e maionese vegana de maracujá (entrada); parmentier vegano – jaca, abóbora, creme de champignons e cogumelos (prato principal); e torta de chocolate vegana e sem glúten (sobremesa). “Ressalto que um cardápio vegetariano ou vegano pode contribuir para o atendimento das necessidades nutricionais, além de favorecer uma melhor ingestão de leguminosas e grãos integrais”, complementa a professora Carolinne.
Conheça a trajetória de Stéphanie Guillemette
Natural da Normandia (França), Stéphanie tem 30 anos e é autora dos livros “Healthy Bowls” e “Healthy Brunch: Recettes hautes en couleur pour toutes les saisons”. Especializada em vegetarianismo, ela atua como chefe particular há três anos. Sua carreira inclui formação acadêmica na Escola Superior de Comércio Exterior em Paris, onde aprendeu sobre comércio, administração e marketing, e também experiências profissionais em diversos restaurantes ao redor do mundo, nos quais pôde dedicar-se à prática da arte de cozinhar.
“A partir de 2017, comecei a percorrer Paris testando restaurantes, conhecendo chefs renomados, assim como produtores e artesãos ligados à culinária. Minha curiosidade, minha vontade de aprender e minha imensa paixão pela culinária saudável me levaram a trabalhar com chefes de várias nacionalidades”, destaca a gastrônoma em nota à Unifor.
“Pude, assim, desenvolver minhas próprias receitas e compartilhá-las nas redes sociais. Naquele exato momento, percebi que as pessoas estavam muito interessadas no meu trabalho, na minha proposta de uma cozinha sadia, alegre, diversificada. Isto me estimulou a pesquisar ainda mais. A continuar trabalhando com chefes que eu admiro pela criatividade e também a viajar mundo afora na busca de novos paladares. Aprendi muito, a cada dia mais”, ela acrescenta.
O principal “ponto de virada” em sua história veio em 2018, quando Stéphanie deixou um emprego de quatro anos na área de marketing para investir inteiramente na disseminação da culinária saudável. “Em 2020, chegou a pandemia de Covid. Como todo mundo, estava em confinamento, sem poder fazer meu trabalho. Decidi compartilhar receitas vegetarianas nas redes sociais todos os dias para motivar as pessoas a cozinharem de forma saudável durante esse período difícil. Foi um sucesso!”, compartilha a chef.
Ela finaliza o depoimento registrando suas conquistas atuais e expectativas para o futuro: “Hoje, posso resumir minha atividade da seguinte forma: cozinho à domicílio, dou aulas de culinária, faço consultorias e criação de conteúdo, continuo escrevendo para um terceiro projeto de livro. Tenho a chance de viver minha paixão ao máximo. Quero continuar minha jornada criando um espaço de vida em Paris em torno da culinária saudável e, posteriormente, minha própria escola de culinária vegetariana”.
Serviço
Oficina de gastronomia vegetariana Unifor
Facilitadora: Stéphanie Guillemette
Data: 16 de dezembro de 2021
Horário: 15h
Público-alvo: alunos do curso de Nutrição
Transmissão para público geral: mídias sociais da Unifor (Instagram, Youtube e Facebook) e pela TV Unifor (Youtube e canal 181 da NET)