null Coluna NewsLink: Biblioteca Central da Unifor disponibiliza mais de 300 mil obras

Seg, 7 Novembro 2022 13:51

Universidade de Fortaleza conta com variado acervo de livros que ficam à disposição de alunos e professores da instituição para consulta e empréstimo

A Biblioteca Central da Unifor é localizada na Praça Central do campus (Foto: Ares Soares)

Por Vitória Vasconcelos
Coordenação NewsLink Miguel Macedo e Wagner Borges

Cinco mil metros quadrados de extensão e um acervo com cerca de 330 mil documentos e obras. Mais do que um ambiente onde se armazenam livros, a Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – exerce papel fundamental na promoção da cultura e do saber.

E é assim que pode ser definido esse universo de conhecimento. A Biblioteca faz parte de um dos muitos ambientes (além dos blocos com salas de aula, laboratórios, Academia, Espaço Cultural, Teatro Celina Queiroz, parque desportivo, dentre outros) que a Unifor disponibiliza à comunidade acadêmica.

Com a correria do dia a dia e a “barulheira” que o campus traz, os alunos, professores e funcionários que desejam ter um momento de calma para estudo e leitura têm um refúgio: na Praça Central, eles podem contar com o silêncio e a paz proporcionados pelos espaços da Biblioteca Unifor.

A Biblioteca da Unifor dispõe de ambientes de estudo e leitura para quem busca tranquilidade e concentração (Foto: Ares Soares)

Dividido em dois andares, o local disponibiliza não apenas livros e periódicos, mas também uma enorme variedade de teses, dissertações, cordéis e vídeos (DVDs, VHS e digitais). No térreo, encontra-se um acervo para empréstimo de obras, mesas para estudo individual ou em grupo e duas bancadas com computadores para consulta.

Já no primeiro piso há o acervo de periódicos impressos, espaço para consulta local, mesas de estudo e duas bancadas com computadores. Também existe uma ala especial, na qual está abrigada a Coleção Rachel de Queiroz, que conta com 3.100 itens e onde foi desenvolvido o aplicativo ARaquel – nele, visitantes e alunos podem “fazer uma foto” com Rachel de Queiroz em realidade aumentada –, e a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel.

A Unifor, por meio da Biblioteca, disponibiliza uma gama de serviços gratuitos aos alunos interessados, como:

• Empréstimos de livros e de vídeos (DVD, VHS);
  • Reprodução física e digital;
  • Reserva de livros e de salas de vídeos;
  • Capacitações, esclarecimento e orientações sobre a normalização de TCC;
  • Templates para a elaboração de TCC e de artigos;
  • Levantamento de cursos livres e gratuitos com certificação;
  • Recursos educacionais digitais.

São 217.516 volumes disponíveis no acervo físico da Biblioteca Central, além dos 29.202 livros virtuais à disposição na Biblioteca Digital da Unifor (Foto: Ares Soares)

A Biblioteca da Unifor também conta com diferentes setores, sendo eles o de Apoio à Pesquisa, de Apoio ao Ensino e à Cultura, Gestão da Informação Digital, Videoteca, Empréstimos, Processamento Técnico e Desenvolvimento de Coleções. Tudo isso sob a gestão da bibliotecária Leonilha Lessa, gerente do local há quase 40 anos.

Esta é a Biblioteca Central! Uma joia no coração do campus da Universidade de Fortaleza. Um ambiente de múltiplos espaços voltados para a informação, leitura e memórias, tanto individuais quanto coletivas – e é com isso que as bibliotecas trabalham. Além, é claro, de ser um espaço acadêmico para estudar e descansar, seja individualmente ou em grupo com os amigos.

Veiculada no primeiro domingo de cada mês, a “Coluna NewsLink” é um espaço do Unifor Notícias Mobile destinado a conteúdos produzidos por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza que integram o laboratório de práticas NewsLink.