seg, 14 dezembro 2020 15:34
Fundação Edson Queiroz inicia construção do centro de arte e cultura em 2021
Situado vizinho ao campus da Unifor, o equipamento será uma das principais referências de entretenimento artístico e cultural do Nordeste e se propõe a incrementar o turismo no Ceará
A construção propriamente dita do centro cultural e artístico idealizado pela Fundação Edson Queiroz, a ser erguido no local do antigo Centro de Convenções de Fortaleza, terá início em 2021, com a contratação do escritório responsável pela elaboração do projeto arquitetônico. Em 2020, a Fundação Edson Queiroz promoveu a demolição do antigo equipamento e realizou pesquisas com diversos escritórios de arquitetura do Brasil, prevendo a assinatura do contrato para janeiro do ano que entra.
Os escritórios analisados pela instituição foram escolhidos por suas experiências em outros empreendimentos comerciais e museus renomados do País, assim como a realização de projetos nas áreas culturais e artísticas. A definição dos arquitetos é considerada de suma importância pela Fundação Edson Queiroz, pois tal pesquisa tem o objetivo de escolher a empresa que tenha visão parecida com a da instituição no que se refere à importância da arte e cultura para a formação humana.
Após a contratação, o escritório escolhido iniciará os estudos preliminares de viabilidade conceitual, esboçando as possibilidades do projeto e seguindo os trâmites legais na Prefeitura de Fortaleza para validar o início da construção do centro. Esse processo está previsto para acontecer ao longo do próximo ano e, ao fim dele, deve-se anunciar a estimativa da construção propriamente dita.
Novo centro de arte
A Fundação Edson Queiroz construirá no local do antigo Centro de Convenções um moderno complexo de arte e cultura, composto de museu, teatro, biblioteca de acervos especiais, auditórios e salas multifuncionais. O museu servirá para acolher a coleção de obras de arte da Fundação Edson Queiroz, a maior referência em arte moderna do Brasil, bem como para apresentação de exposições locais, nacionais e estrangeiras que atualmente acontecem no Espaço Cultural Unifor.
O projeto está sendo estudado desde 2019 e pretende se tornar uma das principais opções de entretenimento artístico e cultural do Ceará. A ideia é construir um centro capaz de estimular o turismo nacional e internacional, dispondo à população uma aproximação acessível com a arte e a cultura, além de potencializar a economia turística do Estado.
Infraestrutura inovadora
O aspecto de sustentabilidade do projeto será abordado de maneira ampla, focando tanto no âmbito ecológico quanto no financeiro. O que tem se levado em consideração ao elaborar o empreendimento são, principalmente, os quesitos de responsabilidade ambiental e de manutenção a baixo custo, otimizando os processos e facilitando a execução dos planos.
O centro cultural da Fundação Edson Queiroz busca inovar em sua infraestrutura aliando a tecnologia em seus sistemas de funcionamento, como a automação predial para o museu, o teatro e demais ambientes. Além disso, o projeto será elaborado dentro da tecnologia BIM (Building Information Model, que em português significa Modelo de Informação da Construção) de modelagem virtual e gerenciamento de atividades inerentes aos projetos de obras de arquitetura e engenharia.
O uso desse conceito tem como principal benefício a redução de custos na construção e a manutenção da obra devido à sua capacidade de demonstrar previamente, em plataforma digital, todos os detalhes e possíveis inconformidades do projeto.