Lançamento do livro “Vidas Roubadas” provoca reflexão sobre sofrimento social e pobreza

Lançamento do livro “Vidas Roubadas” provoca reflexão sobre sofrimento social e pobreza

Evento contará com a presença da professora e autora Walquíria Leão Rego e promoverá debate sobre desigualdade e exclusão social no Brasil


A obra, lançada pela Editora Unesp, retoma a trajetória de pesquisa iniciada pelos autores no livro “Vozes do Bolsa Família” (Foto: Divulgação)
A obra, lançada pela Editora Unesp, retoma a trajetória de pesquisa iniciada pelos autores no livro “Vozes do Bolsa Família” (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, será palco do lançamento do livro “Vidas Roubadas: Sofrimento Social e Pobreza”, dos professores e pesquisadores Walquíria Leão Rego (Universidade Estadual de Campinas) e Alessandro Pinzani (UniversidadeFederal de Santa Catarina). O evento será realizado no dia 22 de outubro, às 18h, na sala B41.

O lançamento contará com a presença da professora Walquíria Leão Rego, que participará de um debate sobre exclusão social, políticas públicas e dignidade humana. A obra, lançada pela Editora Unesp, retoma a trajetória de pesquisa iniciada pelos autores no livro “Vozes do Bolsa Família” (2013), que deu voz a beneficiários do maior programa de transferência de renda da América Latina.

Ouvir quem nunca foi ouvido

Com um forte compromisso ético e sensível à realidade dos mais vulneráveis, os autores buscam, mais uma vez, dar voz aos “sem-voz”, como eles próprios definem, pessoas esquecidas pelos governos, ignoradas pela opinião pública e raramente incluídas em pesquisas acadêmicas.

“Ao ouvirmos os marginalizados, ‘os vencidos’, queremos chamar a atenção para um sofrimento social que não é individual, mas estruturado por séculos de exclusão e desigualdade”, destacam os autores na introdução do livro.

“Vidas Roubadas” está dividido em duas partes. A primeira oferece um panorama das mudanças das políticas públicas na última década, especialmente após a pandemia de Covid-19. A segunda parte dá protagonismo às falas de pessoas que vivem o dia a dia da pobreza extrema, relatos que vão muito além de números e estatísticas.

Relevância para quem atua com impacto social

A obra se mostra essencial para estudantes, pesquisadores, gestores públicos, empreendedores sociais e qualquer pessoa interessada em entender a complexidade da pobreza no Brasil. Ao reunir análises e relatos profundos, o livro denuncia a negligência histórica do Estado e reforça a necessidade de escuta ativa e comprometida com as vozes que normalmente não são ouvidas.

Além disso, o lançamento reforça a importância da universidade como espaço de reflexão crítica e diálogo social. A Unifor abre suas portas para um debate urgente: como construir políticas e soluções que realmente cheguem a quem precisa?

Sobre os autores

Alessandro Pinzani é professor de Ética e Filosofia Política na Universidade Federal de Santa Catarina. É autor, entre outras obras, de “Jürgen Habermas” (Munique: Beck, 2007, trad. brasileira: Porto Alegre: Artmed, 2009) e “An den Wurzeln moderner Demokratie” (Berlim: Akademie, 2009). É coautor de “Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania” (Editora Unesp, 2013).

Walquiria Domingues Leão Rego é professora titular de Teoria Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É autora de, entre outras obras, “Em busca do socialismo democrático” (Unicamp, 2001) e “A Utopia Federalista: estudo sobre o pensamento político de Tavares Bastos” (Ufal, 2002). É coautora de “Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania” (Editora Unesp, 2013).

SERVIÇO

Lançamento do livro “Vidas Roubadas: Sofrimento Social e Pobreza”
Data: 22 de outubro
Horário: 18h
Local: Sala B41 – Universidade de Fortaleza