Unifor convida estudantes para o Júri Dissimulado no X Colóquio de Filosofia do Direito
Atividade imersiva será baseada no julgamento de Lampião e integra a programação do Mundo Unifor 2025

No dia 23 de outubro, durante a programação do Mundo Unifor, o curso de Direito da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará uma edição especial do Júri Dissimulado, como parte do X Colóquio de Filosofia do Direito, cujo tema é “Interseccionalidades entre ética e advocacia”.
Organizada pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito, a atividade propõe uma experiência acadêmica interativa, na qual os participantes irão simular o julgamento de uma figura histórica real: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, símbolo do cangaço nordestino.
A atividade do Júri Dissimulado visa simular uma audiência criminal em um tribunal, com a presença de três papéis fundamentais: um juiz, um advogado de defesa e um advogado de acusação. O grande diferencial da proposta é a participação ativa do público, que assume o papel de júri. Ao final da simulação, são os espectadores que votam e decidem se o réu deve ser considerado culpado ou inocente, assim como ocorre nos julgamentos reais conduzidos pelo tribunal do júri no sistema penal brasileiro.
Como participar
Estudantes interessados podem se candidatar a uma das três vagas disponíveis: juiz(a), advogado(a) de defesa ou advogado(a) de acusação. Para isso, é necessário estar matriculado a partir do 7º semestre do curso de Direito da Unifor, apresentar currículo Lattes atualizado, conhecimento prévio sobre o cangaço e a trajetória de Lampião, além de disponibilidade para reuniões quinzenais, às quintas-feiras, das 13h às 14h.
As inscrições devem ser feitas via Google Forms, entre os dias 28 e 31 de agosto. Os candidatos passarão por uma entrevista no dia 04 de setembro, das 13h às 15h.
Uma experiência inovadora
Diferente de simulações baseadas em casos contemporâneos, o Júri Dissimulado desta edição se debruça sobre um episódio histórico complexo: o legado ambíguo de Lampião, ora visto como criminoso, ora como figura de resistência social.
“O que é interessante no caso do júri dissimulado é que nós nos permitimos olhar para o passado e localizar situações que chamam a atenção pela peculiaridade do caso, que diz respeito à situação de pessoas que ora são tratadas como criminosas, ora são tratadas como redentoras, e não é diferente sobre o caso de Lampião”, explica o professor Daniel Camurça, idealizador da proposta.
Segundo o professor, Virgulino Ferreira da Silva é uma figura histórica marcante no Nordeste, especialmente por sua ligação com a cultura do cangaço e o chamado banditismo social. Dessa forma, é fundamental compreender as complexidades dessa trajetória, sobretudo para estudantes com interesse nas áreas de Direito Penal e Direito Criminal, já que o caso reúne elementos históricos, sociais e jurídicos que desafiam interpretações simplistas.
Compromisso com a formação ética e crítica
O Júri Dissimulado integra a proposta do Colóquio de Filosofia do Direito, que visa debater a ética profissional, a prática da advocacia e os desafios do mercado jurídico contemporâneo. O evento contará com a presença de docentes, representantes da OAB, estudantes de pós-graduação, egressos e alunos do curso de Direito da Unifor.
“O Centro de Ciências Jurídicas tem um compromisso extremamente sério com a formação ética e crítica de nossos estudantes. E, por causa disso, nós temos excelentes profissionais no curso de Direito, principalmente na área penal, que têm atuado com a simulação do júri em diferentes vertentes sobre casos presentes, atuais e necessários. Dessa forma, o júri dissimulado tem por meta contribuir com esse debate. Mas, se permitindo, a licença poética”, reforça Camurça.
Nos últimos anos, o projeto já promoveu simulações de julgamentos de personagens como Thanos e Sirius Black, em edições que uniram o lúdico à reflexão crítica. Agora, com o caso de Lampião, o foco recai sobre o entrelaçamento entre justiça, narrativa histórica e interpretação penal.
SERVIÇO
Júri Dissimulado – O Julgamento de Lampião
Data: 23 de outubro
Horário: 9h30 às 11h
Inscrições: clique aqui!
Período de inscrição: 28 a 31 de agosto
Entrevistas: 04 de setembro, das 13h às 15h