ter, 11 outubro 2022 09:56
Lesplexos lança capacitação de profissionais da educação e assistência social
Objetivo é promover a saúde mental de adolescentes em situação de vulnerabilidade no contexto pós-pandemia

O Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade (Lesplexos) está promovendo a formação "Adolescências e Promoção de Resiliência: Formação Continuada para Profissionais da Educação e Assistência Social no Pós-Pandemia".
A ideia é capacitar pessoas que lidam com adolescentes em situação de vulnerabilidade a desenvolverem práticas promotoras de resiliência, saúde mental e protagonismo, favorecendo o acesso a direitos sociais, à escuta qualificada e a um acolhimento que ressignifique histórias de violações de direitos.
“A formação se propõe a ser um espaço de compartilhamento de boas práticas profissionais, tendo especial atenção aos efeitos da pandemia sobre os adolescentes e as necessidades de intervenção que se levantam nesse sentido”, explica a coordenadora do Lesplexos, Normanda Morais, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.
Podem participar da formação profissionais da educação e assistência social de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte que trabalhem com jovens de 12 a 18 anos inseridos em pelo menos um dos grupos abaixo:
- Estudantes de escolas públicas;
- Adolescentes que vivem em acolhimentos institucionais;
- Adolescentes que vivenciam situação de rua;
- Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Com extensa lista de experiências no meio acadêmico, Normanda ressalta o impacto positivo que iniciativas como essa são capazes de proporcionar à saúde mental dos jovens assistidos. “Valorizamos esses profissionais como importantes agentes de proteção e tutores de resiliência dos adolescentes”. Gratuita, a formação é resultado da parceria entre Lesplexos, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e instituições de ensino superior, como a Unifor. Todos os participantes que alcançarem 75% de presença terão direito a certificado.
Cronograma
- 21 de outubro
Tema: Adolescências e vulnerabilidades psicossociais na pandemia
Convidado: Juliana Santana (UFBA)
- 28 de outubro
Tema: Processos de luto e ressignificação das experiências de perdas dos adolescentes durante a pandemia
Convidado: Sílvia Lordello (UNB)
- 4 de novembro
Tema: Saúde mental e protagonismo dos adolescentes no pós-pandemia no contexto escolar e na assistência social
Convidados: Camélia Murgo (UNOESTE); Dalízia Cruz (UFPA); Ilana Lemos (UFRN) e Manoel Torquato (O Pequeno Nazareno)
- 11 de novembro
Tema: Desenvolvimento de intervenções promotoras de saúde mental e protagonismo no contexto escolar e na assistência social
Convidado: Equipe Formação Continuada
- 18 de novembro
Tema: Promoção de resiliência dos adolescentes no pós-pandemia
Convidado: Normanda Morais (Unifor)
- 25 de novembro
Tema: Profissionais da rede de proteção e seu papel de tutores de resiliência
Convidado: Alex Pessoa (UFSCAR)
Saiba mais sobre o Lesplexos
Criado em 1999, o Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade (Lesplexos) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor. Tem seu trabalho focado na reflexão teórica e na proposição de tecnologias sociais de intervenção psicossocial voltadas aos contextos de vulnerabilidade social de casais, famílias e comunidades.
Serviço
Adolescências e Promoção de Resiliência: Formação Continuada para Profissionais da Educação e Assistência Social no Pós-Pandemia
Data dos encontros síncronos: 21 e 28 de outubro | 4, 11, 18 e 25 de novembro
Horário: 14h às 16h30
Carga horária: 20h (15h síncronas e 5h assíncronas)
Instagram: @lesplexos
Inscreva-se aqui
Mais informações:lesplexosunifor@gmail.com