qua, 29 outubro 2025 11:18
Nova cônsul honorária da Suécia toma posse na Unifor e reforça cooperação acadêmica internacional
Verena Rothbrust é também professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza

Com a presença de diversas personalidades diplomáticas de países europeus e sul-americanos, além de autoridades governamentais e municipais, a Universidade de Fortaleza (Unifor) — instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz — sediou, nessa terça-feira (29), a solenidade de abertura do novo Consulado Honorário da Suécia em Fortaleza. Na ocasião, foi empossada a nova cônsul honorária, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, Verena Rothbrust. O momento contou com a presença da embaixadora do Reino da Suécia no Brasil, Karin Lovisa Wallensteen; da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz; e do reitor da Universidade, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu.
Em seu discurso, realizado no Auditório da Biblioteca, Verena Rothbrust revelou que, desde muito jovem, viveu de perto o universo diplomático.
“Cresci com o exemplo inspirador da minha mãe, que por mais de 25 anos exerceu, com dedicação e competência, o cargo de cônsul honorária da Áustria. Foi observando sua atuação que aprendi o verdadeiro significado da diplomacia, que é, acima de tudo, construir pontes, fortalecer laços e promover o entendimento entre as nações”, enfatizou.
Como professora, Rothbrust destacou que sua atuação como cônsul terá como foco uma área em particular: a cooperação acadêmica entre países.
“Dentro de todas as áreas em que pretendo atuar, há uma que me é especialmente cara: o intercâmbio acadêmico. Como professora desta universidade — instituição onde me formei e onde leciono há 11 anos — vejo, nesta nova missão, uma oportunidade ímpar de fomentar a cooperação entre universidades suecas e brasileiras”, reforçou.
A fala da nova cônsul e professora da Unifor está alinhada à missão da instituição de promover parcerias internacionais, conforme ressaltou o reitor, Prof. Doutor Randal Martins Pompeu.
“Como costumo dizer, a internacionalização é um caminho sem volta. Não há como deixar de expandir essa contribuição do mundo acadêmico para além do Brasil. Hoje, nós temos 140 convênios com universidades no exterior — e nesses convênios há não apenas a movimentação de alunos, mas também de professores e pesquisadores”, destacou.
A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, falou da honra de receber representantes de vários países na Unifor. “Façam da Universidade de Fortaleza a vossa casa. Aqui é um local que os alunos estrangeiros amam quando estão, e o nosso intuito é esse: fazer com que o nosso campus seja a casa deles”, afirmou.
Study in Sweden
Durante a solenidade, o oficial de Promoção Comercial e de Educação Superior da Embaixada da Suécia em Brasília, Leandro Rocha, ministrou a palestra “Study in Sweden”, que destacou as oportunidades de cooperação acadêmica entre a Unifor e universidades suecas.
A internacionalização é uma das diretrizes estratégicas da Universidade de Fortaleza, que mantém programas de intercâmbio voltados à integração de aspectos internacionais na educação e na vida acadêmica, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e culturas.
Nesse contexto, a embaixadora do Reino da Suécia no Brasil, Karin Lovisa Wallensteen, ressaltou o compromisso do país em incentivar a cooperação em todos os níveis acadêmicos.
“São 39 universidades de destaque, algumas classificadas entre as 200 melhores do mundo. Na Suécia, os alunos podem escolher entre mais de mil cursos de mestrado, todos ministrados em inglês. Após a graduação, os estudantes são convidados a trabalhar no país por meio de agências governamentais de emprego”, destacou.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o alcance dos ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Por meio de ações voltadas à cooperação acadêmica internacional, à promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, ao fortalecimento institucional e à formação de redes globais de pesquisa e ensino, a Universidade de Fortaleza reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a qualidade da educação e com a integração entre nações para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.