ter, 12 agosto 2025 16:30
Nova edição do projeto Render-CE evidencia renda de bilro e empreendedorismo feminino
Alunos selecionados atuarão em conjunto com artesãs de Acaraú e Itarema, munícipios do litoral cearense

A Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, em parceria com a Loja do Bem, do Shopping Iguatemi Bosque, lançou na última quinta-feira (7) a oitava edição do Render-CE, projeto que fortalece o voluntariado com foco no desenvolvimento de comunidades, por meio do trabalho colaborativo entre alunos, professores e artesãos do Ceará. O evento de abertura ocorreu na Reitoria da Unifor.
Neste semestre, o projeto evidencia a renda de bilro produzida por artesãs de Acaraú e Itarema, munícipios do litoral cearense, e tem como mentora a artista visual Ana Cristina Mendes. A temática, intitulada "Entre Linhas e territórios: tramas que reinventam a renda", evoca a potência da renda de bilro como linguagem cultural e convida para a ressignificação desse saber por meio da integração com novos produtos, materiais e ideias.
O lançamento da nova edição contou com a presença da vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), Maria Clara Bugarim; das assessoras da VRE, Milena Baratta e Rafaela Ponte; e de Ana Cristina Mendes. A secretária de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Itarema, Rosa Monteiro, o secretário de Turismo e Cultura de Acaraú, Thalles Walker, e o diretor financeiro do Grupo Jereissati Centros Comerciais (JCC), Nilo Sérgio Holanda, também compareceram.