qua, 26 novembro 2025 08:26
Orgulho Unifor: Projeto de cidadania fiscal da Unifor alcança reconhecimento nacional
Iniciativa do curso de Direito aproxima jovens do ensino médio da cidadania fiscal e conquista o 3º lugar no Prêmio de Educação Fiscal 2025

Em tempos em que transparência, participação cidadã e debate público ganham cada vez mais espaço, a educação para a cidadania tributária tem se mostrado uma ferramenta dinâmica para aproximar as pessoas do funcionamento do Estado e tornar temas complexos mais fáceis de entender. E foi justamente essa aposta em transformar teoria em experiência real que levou a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a conquistar reconhecimento nacional: o projeto de extensão Desvendando a Cidadania Fiscal, desenvolvido pelo professor Francisco Medina com os alunos de Direito Tributário I, alcançou o 3º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025.
Na Unifor, essa aproximação entre a comunidade e temas como tributos, orçamento e controle social vem ganhando novos contornos dentro do curso de Direito.
A cerimônia ocorreu no dia 18 de novembro, em Brasília, reunindo autoridades tributárias, gestores públicos e representantes de instituições nacionais ligadas ao debate sobre transparência e responsabilidade fiscal.
Criado para aproximar estudantes da escola pública da educação fiscal, o projeto envolveu oficinas e atividades formativas com jovens da Escola pública estadual de Ensino Médio em tempo integral da Messejana, explorando temas como função social dos tributos, orçamento público, combate à corrupção e participação cidadã.
Segundo o docente, a iniciativa “nasceu da concepção pedagógica de transformar o conteúdo de Direito Tributário em uma experiência real de educação fiscal, acessível e socialmente relevante. A proposta se estruturou como um caminho natural da disciplina, com o propósito de levar o debate sobre cidadania fiscal para além da sala de aula, fortalecendo a missão social da universidade”. Dessa forma, desde o início do semestre, os alunos sabiam que transformariam a teoria tributária em ações concretas voltadas à comunidade.
O professor explica que discutir cidadania fiscal com jovens do ensino médio é essencial para a formação crítica: “Eles estão construindo a compreensão sobre direitos, deveres, participação democrática e funcionamento do Estado. Quando apresentamos temas como tributos, orçamento público, combate à corrupção e transparência de forma acessível, contribuímos para que desenvolvam senso de responsabilidade social e consciência sobre o papel de cada cidadão no controle social”, destaca.
Transformando vidas por meio do ensino
Entre 485 projetos inscritos de todo o país, a proposta do curso figurou entre as iniciativas mais relevantes, o que reforça, para o docente, um marco institucional. Ele destaca que a conquista abre portas para novas parcerias com escolas, órgãos públicos e projetos sociais, ampliando o alcance da educação fiscal dentro e fora da universidade. O reconhecimento nacional, afirma, deve impulsionar a expansão do projeto nos próximos semestres e consolidá-lo como uma ação permanente do curso.
O impacto para os estudantes também foi expressivo. De acordo com o professor, a experiência permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de comunicação, empatia e liderança, além de compreenderem o papel social do jurista. “Eles perceberam que o Direito Tributário não é apenas um conjunto de normas, mas uma ferramenta de cidadania, justiça e transformação social”, ressalta.
Alunos da disciplina de Direito Tributário I que participaram do projeto (Foto: Arquivo pessoal)
Para ele, a premiação reforça a contribuição da Unifor para debates sobre transparência, responsabilidade fiscal e participação democrática. A instituição, enfatiza, tem promovido iniciativas que aproximam o Direito da sociedade e estimulam a formação crítica dos estudantes.
“Ao participar e ser premiada em um evento nacional dessa magnitude, a Universidade demonstra compromisso em fortalecer uma cultura de controle social e participação cidadã. E essa conquista abre ainda mais caminhos para que a Unifor amplie seu protagonismo, forme profissionais mais conscientes e consolide parcerias institucionais que tragam benefícios concretos para a sociedade”, conclui.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 10 – Redução das Desigualdades.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.