null Pesquisadoras da Unifor publicam artigo sobre o desenvolvimento de gel de romã para uso bucal

Ter, 19 Julho 2022 19:02

Uso medicinal da planta cujo nome científico é Punica granatum é estudado por egressas e docentes da Unifor

O estudo foi realizado pelas pesquisadoras em 2018 e 2019, no laboratório de controle de qualidade físico-químico da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

O fruto com sementes e casca rosadas pode ganhar novo uso graças à pesquisa realizada na Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado recentemente no livro “Práticas Integrativas e Complementares: Relatos e Pesquisas Multidisciplinares”. A pesquisa é de autoria de Thatiane de Castro (graduada em Odontologia e em Farmácia), Sacha Aubrey Santos (Graduada em Farmácia pela Universidade de Fortaleza e doutoranda em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia), Roberta Dalcico (graduada em Odontologia, doutora em Farmacologia e docente da Unifor) e Regina Dourado (graduada em Farmácia, doutora em Química Orgânica e docente da Universidade de Fortaleza).

O estudo foi realizado no período de novembro de 2018 a agosto de 2019, no laboratório de controle de qualidade físico-químico F63 da Universidade de Fortaleza. O gel de romã foi desenvolvido e teve a estabilidade físico-química avaliada pelas pesquisadoras.

As cascas do fruto da romã apresentam atividade antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, adstringente e antiviral (Foto: Ares Soares)

O gel é  produzido a partir do extrato aquoso dos frutos da romã, para uso como cicatrizante bucal. Nesse contexto, o estudo de estabilidade do produto foi realizado para avaliar se o produto mantém suas características físico-químicas durante o armazenamento.

“A comprovação da estabilidade físico-química desse fitoterápico incentiva a sua produção em maior escala, a realização de atividades de pesquisa e extensão, considerando a possibilidade de atender um grupo de possíveis usuários que poderão fazer uso do gel sob acompanhamento”, diz Sacha Aubrey, uma das autoras do artigo científico.

Sobre as propriedades medicinais

A romã (Punica granatum L.) é uma planta medicinal que apresenta um grande potencial terapêutico. As cascas do fruto da romã são empregadas para tratar  inflamações na boca, garganta e nos casos de herpes labial. Sendo assim, uma terapia alternativa para a manutenção e recuperação da saúde bucal.

O fitoterápico gel de romã, um cicatrizante natural para tratamento de úlceras bucais, foi desenvolvido pelo curso de Farmácia com o apoio da Universidade de Fortaleza.

O referido fitoterápico, gel de romã, foi apresentado na última edição do Inova-S, realizado no campus da Unifor em junho de 2022. A iniciativa visa apresentar ações e projetos acadêmicos e científicos produzidos por alunos e professores dos cursos de graduação da saúde.