qui, 6 novembro 2025 14:38
Série “Ekobé – Vida Que Vem da Terra” estreia nova temporada com foco nas mudanças climáticas
Coprodução entre sete TVs universitárias reafirma o papel da comunicação pública na valorização da sustentabilidade e do diálogo com histórias e ações das comunidades locais

A série “Ekobé - Vida Que Vem Da Terra” estreia o 1ª episódio da nova temporada na próxima sexta-feira, dia 07/11. O projeto colaborativo é uma coprodução entre sete TVs universitárias de todo Brasil, TV UFG (Goiás), TV UFMA (Maranhão) , TV UFMG (Minas Gerais), TV UFMS (Mato Grosso do Sul), TV Unifor (Ceará), UnBTV (Brasília) e UEG TV (Goiás).
Cada emissora produz um episódio, e todas exibem os sete títulos em suas grades de programação, além da estreia conjunta em seus canais no Youtube. A série nos convida a pensar a relação com o meio ambiente a partir de histórias e ações locais, mas compondo um rico mosaico do Brasil. Nesta segunda temporada, o tema é Mudanças Climáticas.
A TV Unifor (TVU), emissora pública da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, participa da série com o episódio “Força que vem da maré”. Após estrear no 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, a produção tem data de exibição marcada no circuito de televisões universitárias: 14 de novembro às 15h.
O curta-metragem documental de 15 minutos tem como protagonista Isabela (Jaene Mariá), uma surfista que, depois de anos morando fora, retorna ao Icaraí em busca de seu pai. Ao chegar, se depara com um local desconhecido e misterioso, diferente daquele em que viveu durante sua infância. Ao se encontrar com figuras locais, como Natália Cristina, dona da Barraca Litorânea e presidente da Associação dos barraqueiros do litoral do Icaraí (ABLIC), e Antônio Carlos da Silva, dono da Barraca Carlinhos Maravilha, a protagonista descobre a situação que a região se encontra atualmente.
Icaraí é uma praia localizada no município de Caucaia, no Ceará, onde já foi considerado um destino paradisíaco para cearenses e turistas. Porém, nos últimos dez anos, várias alterações em sua paisagem ocorreram em decorrência das mudanças climáticas causadas pela intervenção humana, prejudicando tanto o seu ecossistema, como a sua atividade econômica.
O avanço do mar, resultado da erosão costeira, destruiu centenas de barracas de praia, principais meios de atividade econômica na região, além de derrubar prédios e casas, obrigando famílias a se mudarem ou procurarem outro destino litorâneo. Atualmente, o local têm três espigões que contém o avanço do mar. Onze espigões devem ser construídos na praia.
Link para chamada da 2ª temporada
1° temporada
“Raízes do Mangue” foi o episódio da TVU na primeira temporada da série “Ekobé". O curta propôs uma reflexão acerca da ocupação humana na terra, a partir do depoimento de Dona Neusa, uma das últimas marisqueiras da comunidade Boca da Barra, no bairro da Sabiaguaba, localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Fortaleza, no Ceará.
Além de sua estreia no FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), participou da Mostra Olhar do Ceará do Festival de Cinema Cine Ceará e foi um dos finalistas de 2025 ao Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).
A série foi idealizada em 2023, durante o 2º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central. Desde então, conta com a coordenação de Max Eluard, diretor da TVU e representante da Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), e Ana Paula Ladeira, professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Serviço:
Estreias às sexta-feiras à partir de 07/11/2025, às 15h
- 07 de novembro: TV UFMA: "Da Amazônia Maranhense à Antártica: é tempo de mudar"
- 14 de novembro: TV Unifor - "Força que vem da Maré"
- 21 de novembro: TV UFG - “O Clima que se Planta”
- 28 de novembro: UnB TV - "Conhecimento para melhorar o mundo"
- 05 de dezembro: TV UFMS - "O Silêncio das Abelhas: ameaças ao equilíbrio ambiental"
- 12 de dezembro: TV UFMG - "Ainda há pássaros"
- 19 de dezembro: UEG TV - "Sou Araguaia"
Para mais informações: 3477 - 3422
Projeto Ekobé
Coordenação: Ana Paula Ladeira e Max Eluard
Identidade visual: Juan Ospina
Vinheta de abertura: Alex Fróes
Emissoras participantes: TV UFG, TV UFMA, TV UFMG, TV UFMS, TV Unifor, UnBTV e UEG TV
Ficha Técnica episódio da TV Unifor
Força Que Vem Da Maré
Elenco: Jaene Mariá, Antônio Carlos e Natália Cristina Silvia
Roteiro: Mariana Costa e Tom Vital;
Direção: Mariana Costa;
Assistente de direção: Laysa Ferreira;
Produção: Isabela Sandes e Beatriz Barros;
Direção de fotografia: Tom Vital;
Assistente de fotografia: Lucas Rocha;
Técnica de som: Suyane Nóbrega;
Microfonista: Thamyris Araújo;
Pesquisa: Luanna Moura;
Edição: Julia Rabay;
Colorização: LP Arruda;
Arte Gráfica: Lucas Leal;
Professor Orientador: Wilton Martins;
Coordenação de Edição e Finalização: Gazzineu Marcus;
Coordenação Técnica: Hélio Viana;
Coordenação de Produção: Lola Melo;
Coordenação de Jornalismo: Luiza Ester;
Secretária Executiva: Tamires Andrade;
Direção Geral TV Unifor: Max Eluard;
Direção de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor: Ana Quezado;
Reitor da Unifor: Randal Martins Pompeu
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, o compromisso de promover a educação de qualidade, estimular cidades e comunidades sustentáveis e agir frente às mudanças climáticas, em consonância com a Agenda 2030 da ONU.