qua, 15 outubro 2025 15:15
Unifor protagoniza experimento com potencial para otimizar sistema de transplantes
A atividade será destaque dentro da programação do XIX Congresso Brasileiro de Transplantes

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, participará do XIX Congresso Brasileiro de Transplantes, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, por meio da realização de um procedimento experimental de captação de coração suíno para demonstração da tecnologia de preservação de órgãos com o Organ Care System (OCS), equipamento de ponta que permite a preservação de órgãos em condições fisiológicas controladas.
A atividade, fruto de uma parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), está programada para a manhã do dia 17 e será realizada no centro cirúrgico do Complexo de Medicina Veterinária da Unifor, com a participação de professores, alunos e autoridades presentes no congresso. A ação visa demonstrar o funcionamento da tecnologia e os avanços nas técnicas de preservação de órgãos para transplante. O momento será gravado e exibido ao longo da programação, até o encerramento do evento. O vídeo será apresentado no stand da Unifor, localizado no portão A.
Iniciativas como essas contribuem para otimizar o Sistema Nacional de Transplante, estrutura responsável por coordenar, normatizar e monitorar a realização de transplantes de órgãos, tecidos e células no Brasil.
“Essa participação destaca a capacidade técnica, estrutural e humana do curso de Medicina Veterinária e do Complexo Veterinário da Unifor, reforçando sua atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria com a equipe de transplante cardíaco do Hospital de Messejana”, pontua o coordenador do curso, César Fernandes.
A presença da Unifor no evento está alinhada com o compromisso da instituição de promover e disseminar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, tanto na comunidade acadêmica quanto na sociedade em geral, por meio da campanha Doe de Coração, que há mais de duas décadas esclarece etapas do processo e estimula a autorização familiar, consolidando o Ceará como referência em córnea, fígado e coração.
O Estado registra, no acumulado de 2025 até 18 de agosto, o melhor desempenho da série histórica em transplantes de órgãos e tecidos, com 1.279 procedimentos informados pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Sobre o congresso
Em sua 19° edição e com o tema Desafios e Novas Fronteiras, o Congresso Brasileiro de Transplantes se propõe a explorar as complexidades e avanços na área, atraindo profissionais que atuam no setor em todo o país para discussões profundas, e oferecer novas perspectivas para a prática clínica e pesquisa.
Com destaque às produções científicas, o congresso dedica amplo espaço para a apresentação de temas livres, promovendo a divulgação da pesquisa básica, clínica e translacional na área de doação e transplantes desenvolvidas por centros e universidades.
Esta edição do evento contará ainda com a realização conjunta do XIII Congresso Luso-Brasileiro de Transplantes, do XVIII Encontro de Enfermagem em Transplantes e do Fórum de Histocompatibilidade da Associação Brasileira de Histocompatibilidade e Imunogenética (ABHI), voltado a profissionais que atuam na área de imunologia.
Serviço
XIX Congresso Brasileiro de Transplantes
Local: Centro de Eventos do Ceará
Data: 15 a 18 de outubro
Horário: a partir das 8h
Inscrições no local