Unifor recebe executivos de consultoria britânica para discutir os caminhos do hidrogênio verde no Ceará

qui, 27 junho 2024 21:26

Unifor recebe executivos de consultoria britânica para discutir os caminhos do hidrogênio verde no Ceará

Hitendra Patel, CEO da IXL Center, e o sócio global da empresa, Manuel Mendes, foram recebidos na reitoria e visitaram o Espaço Cultural Unifor e o Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais (NUPEM)


Na ocasião, Hitendra destacou que as universidades devem se envolver com o projeto do hidrogênio verde (Foto: Ares Soares)
Na ocasião, Hitendra destacou que as universidades devem se envolver com o projeto do hidrogênio verde (Foto: Ares Soares)

A convite do presidente do Conselho de Administração no Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, a Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), a visita de executivos da IXL Center, uma empresa global de consultoria em gestão da inovação com sede em Cambridge, na Inglaterra. O momento teve como objetivo aproximar a Unifor da discussão sobre a temática do hidrogênio verde.

O CEO da companhia, Hitendra Patel, e o sócio global da empresa, o cearense e egresso da Unifor, Manuel Mendes, vieram ao Ceará para participar da apresentação das oportunidades para o Ceará na cadeia de valor do hidrogênio verde, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), pelo Governo do Estado do Ceará e pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), que faz parte do Masterplan Hidrogênio Verde Ceará. Participaram da apresentação também os especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Donald Lessar, e da Universidade de Harvard, Gunther Glenk.

“Penso que é muito importante a aproximação entre a FIEC, a Unifor e esse pessoal que veio de fora em prol da construção do projeto do hidrogênio verde. Me sinto muito feliz de poder ser esse ponto de união entre as partes”, afirmou Igor Queiroz Barroso.

Os executivos foram recebidos pelo reitor Randal Martins Pompeu. Participaram do encontro também os vice-reitores Milton Sousa e Adriana Helena, a diretora da Pós-Unifor, Christina Praça, o coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA), Afonso Carneiro, além do coordenador do Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais (NUPEM), João Batista Furlan, e do pesquisador do NUPEM, Anderson Lima

Na ocasião, Hitendra destacou a liderança do Ceará na corrida do hidrogênio verde, mas ratificou que essa posição requer que todos avancem e, para isso, muito ainda precisa ser feito. “O problema com o mundo é que podemos imaginar o futuro, mas poucas pessoas tornarão o futuro real. A maioria das pessoas espera que o futuro venha até elas”. E para tornar o hidrogênio verde real, alguns desafios precisam ser superados, como a questão da qualificação da mão de obra (gestores, engenheiros, técnicos, professores, pesquisadores, etc.). Além disso, o CEO da IXL Center atentou para o investimento que deve ser feito na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), principalmente, por meio de parceria com organizações e universidades internacionais.

“Essa é a oportunidade que temos diante de nós. Precisamos de professores que inspirem os alunos para a liderança, queremos que a universidade diga: seremos a universidade número um para atrair os melhores alunos, porque temos os melhores professores e temos os laboratórios para fazer pesquisas. Como universidade, essa é uma grande oportunidade, pois elas vão se beneficiar. Contudo, as universidades podem fazer parte da conversa, dizendo que é assim que devemos fazer isso” - Hitendra Patel, CEO da IXL Center

Após a reunião, o vice-reitor de Pesquisa da Unifor, Milton Sousa, enfatizou a relevância do momento para entender como o Estado está se estruturando, como esses especialistas estão ajudando o Ceará a se estruturar no que diz respeito ao hidrogênio verde e, principalmente, como a Unifor pode contribuir e colaborar para o avanço do projeto, e qual o papel da Universidade, sobretudo no que diz respeito à pesquisa e desenvolvimento e à formação de talentos para trabalhar com esse nova fonte de energia. 

“Isso já está na agenda da Unifor e a fala do Hitendra só veio a fortalecer o que já pensávamos para que possamos colocar mais esforço no trabalho que a gente vem fazendo voltado para a área de energia como um todo e em relação ao hidrogênio verde”, reforça Milton.

Após o momento na reitoria, os executivos visitaram a exposição Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso, no Espaço Cultural Unifor, e o NUPEM.