7 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego

Ao ter seu currículo selecionado durante um processo seletivo, o próximo passo costuma incluir uma entrevista para a empresa lhe conhecer e ter certeza que você possui o perfil certo para a vaga. Saiba que o nervosismo nessa situação é natural, por isso é necessário que você se prepare antes de se encontrar com o recrutador. Confira as dicas que reunimos para aumentar suas chances de ser selecionado!

1. Se vista de acordo com a ocasião

Antes de falar sobre como você deve se comportar, é importante ressaltar que a roupa escolhida pode somar ou tirar pontos durante o processo seletivo. Por isso, separe uma roupa que transmita seriedade e, se tiver dúvida, escolha peças que você usaria para trabalhar no dia a dia.

É importante selecionar um vestuário que tenha relação com a cultura da organização e formalidade do cargo. Dê preferência a roupas passadas, em bom estado e sem decote. Cuidar da limpeza dos sapatos, fazer a barba e manter os cabelos arrumados também são essenciais. Evite maquiagem pesada ou acessórios muito chamativos.

Vale ressaltar que esses cuidados também são válidos para entrevistas online

2. Seja pontual

Prepare-se para estar no local da entrevista na hora certa. Programe seus horários para ser pontual, pois, com isso, você demonstra comprometimento com o recrutador, além de ser uma pessoa responsável.

Caso precise pegar transporte público para chegar no local, confira quais linhas atendem a região e o tempo que você levará no trajeto. Dessa forma, pode chegar mais sossegado para o encontro. O ideal é chegar mais cedo no local para evitar imprevistos.

A pontualidade também é válida para as entrevistas realizadas online. Assim, fique atento a sua agenda para que possa estar arrumado no horário marcado.

3. Verifique seus dispositivos digitais para entrevistas online

Para evitar transtornos, confira seus dispositivos digitais, especialmente a câmera e o microfone, para saber se estão funcionando corretamente. Além disso, escolha um lugar da sua casa onde possa ficar sozinho e esteja silencioso

O que aparece na câmera atrás de você (caso não utilize nenhum filtro) não costuma atrapalhar a entrevista. Mas, na dúvida, fique de costas para uma parede ou estante de livros para que nada interfira na atenção do recrutador.

4. Busque informações sobre a empresa

Quando estiver se preparando, é interessante pesquisar informações sobre a empresa, sua atuação no mercado, cultura organizacional entre outros pontos. Com isso, você demonstra para o recrutador que está realmente interessado no cargo e que a vaga se encaixa nos seus objetivos profissionais.

5. Treine o que vai falar

Para se sair bem na entrevista de emprego, a recomendação é preparar um roteiro com os tópicos que resumem a sua trajetória, incluindo formação, experiência, projetos realizados e seus pontos fortes.

Caso tenha alguma vivência do seu emprego anterior que considere importante, não se esqueça de citá-la brevemente.

Uma dica é se preparar para responder às perguntas mais comuns feitas pelo recrutador, como:

- Fale mais sobre você

- Por que devemos escolher você para o cargo?

- Quais são seus pontos fortes e fracos?

- Por que você quer estagiar aqui?

- Por que você deixou o emprego anterior?

- Como você se vê profissionalmente daqui a 3 (ou 5) anos?

Na hora de falar dos seus pontos fracos, não tenha vergonha, afinal, somos humanos e as dificuldades sempre vão existir. Se achar mais confortável, explique que está buscando formas de lidar com determinada dificuldade.

O objetivo do roteiro não é determinar exatamente como você deve falar, mas sim servir como um guia dos assuntos que você considera importante abordar. Por isso, lembre-se de falar com naturalidade e não utilize gírias.

6. Tenha atenção com a sua postura

Durante a entrevista, atente-se para a sua postura. Certifique-se de manter a coluna ereta e conversar olhando nos olhos do recrutador para transmitir uma imagem de confiança.

7. Deixe seu celular no silencioso ou desligado

Para evitar distrações na hora da entrevista de emprego, deixe o smartphone desligado ou no silencioso. Essa pequena ação, além de ajudar você a se concentrar melhor, vai demonstrar seu comprometimento com o encontro.

Se você está procurando um estágio ou emprego, a Central de Carreiras Unifor oferece vários serviços que visam facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho. Acessando a plataforma Unifor Carreiras, você pode marcar atendimentos de aconselhamento profissional e elaboração de currículo, além de ter acesso a eventos de desenvolvimento profissional.

Existe ainda a possibilidade de realizar o módulo “Tenho uma entrevista, e agora?” do Trilhas de Carreiras, curso online assíncrono no AVA disponível gratuitamente para os alunos Unifor.