O que faz um profissional de Negócios? Descubra as possibilidades de atuação

Especialista é habilitado a trabalhar nas áreas de marketing, gestão de pessoas, finanças, estratégia e administração geral

No mundo altamente competitivo e acelerado dos negócios, os profissionais que atuam nessa área desempenham papel fundamental no crescimento e na busca por oportunidades lucrativas para as empresas.

Verdadeiros pilares das organizações modernas, esses especialistas dominam ampla gama de habilidades, entre gestão financeira, visão estratégica de marketing, conhecimentos sobre sustentabilidade e aptidão para estabelecer parcerias.

Conhecendo a área

Conforme explica o professor Josimar Costa, coordenador do bacharelado em Negócios da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, a principal competência exigida pelo mercado atual está relacionada à tomada de decisões inovadoras.

Para desenvolver essa competência, segundo o docente, é preciso criatividade, habilidade constantemente estimulada ao longo do curso e que pode ser aprimorada ao longo de toda a jornada profissional. “Criatividade é repertório, e repertório é estudo, leitura e curiosidade”, frisa.



“O mundo é pressionado por diversas variáveis, fazendo com que as coisas mudem a cada segundo, por isso o egresso do curso de Negócios da Unifor entra no mercado pronto para tomar decisões orientadas por dados. Ele vai se municiar de informações, tanto externas como internas da empresa, para tomar uma escolha assertiva.” Josimar Costa, coordenador do curso de Negócios da Unifor
 


 

Onde atuar?

Para Josimar, o profissional egresso da Unifor é um gestor pronto para administrar negócio próprio ou assumir funções executivas em diferentes setores e em qualquer empresa, seja ela local, regional, nacional ou global. O docente elenca algumas possibilidades de atuação:

  • Analista de Dados de Negócios
    Com o crescimento exponencial das informações disponíveis e a necessidade de tomar decisões baseadas em dados, a demanda por analistas de dados de negócios está aumentando. Esses profissionais usam ferramentas e técnicas de análise de dados para ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas.
     
  • Consultor de Estratégia de Negócios Digitais
    A transformação digital tem sido um impulsionador crucial para muitas empresas. Portanto, consultores que possam ajudar as empresas a definir e implementar estratégias digitais estão em alta.
     
  • Gestor de Projetos
    Com a necessidade de implementar mudanças rápidas e eficazes, gestores de projetos aptos a liderar esses esforços de forma eficiente são muito valorizados.
     
  • Gerente de Inovação
    Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas precisam inovar para se manter à frente. Nesse sentido, gerentes que fomentem uma cultura de inovação e implementem novas ideias são imprescindíveis.
     
  • Analista ou Gestor de ESG (Environmental, Social, and Governance)
    A importância dos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) nos negócios tem crescido. Com isso, profissionais que entendam desses temas e saibam como incorporá-los à estratégia e às operações de uma empresa estão sendo cada vez mais buscados.
     
  • Especialista em Customer Success
    Manter clientes felizes e engajados é fundamental para qualquer negócio. Especialistas nesta área que possam gerenciar e melhorar as relações com os consumidores são bastante valiosos para as empresas.
     
  • Especialista em Compliance e Riscos
    Com a evolução da regulamentação em diversos setores e a necessidade de gerenciar ameaças comerciais, especialistas em conformidade e risco são fundamentais.
     
  • Analista de Supply Chain
    Dada a complexidade crescente das cadeias de suprimentos globais, a demanda por analistas de cadeia de suprimentos continua a crescer.
     
  • Especialista em Business Intelligence
    Profissionais que possam ajudar a empresa a entender o mercado, os concorrentes e os próprios negócios através de inteligência de negócios estão em alta.
     
  • Analista de Mídias Sociais
    Com o papel cada vez mais importante das mídias sociais nos negócios, analistas capazes de entender e aproveitar essas plataformas são muito procurados.

Aprendizado diário

Aluna do terceiro semestre do bacharelado em Negócios, Gabriela Bedê Bruno iniciou a formação em 2022. A proposta diferenciada em relação aos outros cursos de gestão em Fortaleza foi o que a atraiu: “o curso de Negócios é mais ‘nichado’, focado e personalizável às necessidades de cada aluno”.

Ela é bolsista do Unifor Hub, espaço da Universidade que estimula o empreendedorismo entre discentes e oferece suporte a empresas já consolidadas. A oportunidade de estágio surgiu logo no início do curso, quando participou de processo seletivo para a vaga.

Entre as atribuições do cargo, a discente destaca as atividades relacionadas à comunicação interna entre o Hub, as startups que fazem parte dele e a comunidade acadêmica da Unifor. “O que mais gosto no meu cargo, é a possibilidade de, além do contato com o mercado de trabalho e a comunidade acadêmica, poder aprender e tirar dúvidas diariamente”, afirma.




“Ao entrar no curso, me deparei com uma rede de profissionais bem qualificados e que buscavam atingir a excelência. Estou gostando do bacharelado e das oportunidades oriundas dele.” Gabriela Bedê Bruno, aluna do curso de Negócios da Unifor

 


Empreendedorismo como vocação

“Quando vi a matriz curricular, percebi que era o curso ideal para empreendedores ou para quem quer empreender”, relembra Leonardo Azevedo. Aluno do terceiro semestre do Bacharelado em Negócios, ele é proprietário da Yellow Brick Burger, hamburgueria que criou em 2021, antes mesmo do início do curso.


Hamburgueria Yellow Brick Burger, no bairro Vila Velha, é administrada pelo aluno Leonardo Azevedo (Foto: Arquivo pessoal)

O empreendedor conta que tem tido suas expectativas superadas com a graduação. Segundo ele, a formação propicia o acesso a conhecimentos extremamente valiosos para preparar os estudantes interessados na jornada do empreendedorismo.

“O curso é sensacional. Temos a disciplina ‘Mentoria Executiva Júnior’, por exemplo, que oferece ferramentas para nos orientar pessoal e profissionalmente ao mundo dos negócios”, cita.

Nesse sentido, o aluno relata que já colocou em prática, no próprio empreendimento, muitos dos aprendizados adquiridos na Unifor, entre eles:

  • definição de público-alvo,
  • estipulação de missão,
  • visão e valores,
  • planejamento estratégico para os próximos cinco anos da empresa,
  • cálculo de custos,
  • análise de perfil de liderança,
  • inteligência emocional.


 

“A Unifor é parte importante da jornada, pois está me ajudando a amadurecer ainda mais profissionalmente, proporcionando networking com pessoas e empresas e me possibilitando aprender com elas.” Leonardo Azevedo, aluno do Bacharelado em Negócios da Unifor

 


Na Yellow Brick Burger, Leonardo executa várias funções, entre elas, coordenar a equipe de marketing, realizar a compra de insumos e organizar a folha de pagamento dos funcionários. Visando o crescimento da empresa, o jovem tem planos de abrir mais unidades em breve.

Resiliência em meio à crise

Proprietário da Double S, marca de roupas e acessórios masculinos, Matheus Sales atua na própria empresa com foco em estratégia de vendas. Ele é um dos estudantes do Bacharelado em Negócios da Unifor que apostou no empreendedorismo.

O jovem conta que enfrentou grandes dificuldades de adaptação no período de pandemia, mas, com muita resiliência, conseguiu adaptar as operações para o ambiente online. Hoje ele comemora o fato de ter uma estrutura sólida, e já planeja expandir os negócios para ramos diferentes.

Mesmo com a rotina de empreendedor, o discente não deixa a formação acadêmica de lado: “Já participei de muitas palestras promovidas pela Unifor, com convidados espetaculares, que compartilharam muitos insights valiosos de mercado”.



 

“A Unifor está tendo participação fundamental no meu crescimento profissional, com experiências únicas e conhecimento valioso, que consigo aplicar diariamente em meu negócio e ter retornos de curto prazo.”Matheus Sales, aluno do Bacharelado em Negócios da Unifor

 


Quer estudar Negócios?

O Bacharelado em Negócios da Unifor oferece uma densa formação em gestão nos semestres iniciais, que proporciona ao aluno uma base sólida. Posteriormente, no ano de conclusão do curso, o discente poderá optar por mais de 30 disciplinas, buscando aquilo em que deseja se especializar.

Para os graduandos, o foco do aprendizado pode ser em áreas como Finanças, Marketing, Inteligência de Negócios, Desenvolvimento Socioemocional, entre outras. Há um amplo leque de opções para se desenvolverem enquanto gestores.