Quais são os diferenciais do curso de Moda da Unifor?
O bacharelado em Moda oferta uma estrutura de ponta e forte conexão com o mercado
Com o intuito de formar profissionais preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, se destaca no segmento da moda.
Além da sólida formação técnica e criativa, o curso de Moda conta com metodologias voltadas para a prática e para a inserção dos alunos no mercado de trabalho ainda durante a graduação.
“A Unifor se destaca como referência no ensino de Moda no Brasil
por sua abordagem inovadora e multidisciplinar. O curso conta com um
corpo docente altamente qualificado, além de estruturas de ensino que
incluem laboratórios bem equipados e convênios com empresas do setor”
(Priscila Medeiros, coordenadora do curso de
bacharelado em Moda) | (Foto: Ares Soares)
Formação completa e voltada para o mercado
A graduação em Moda tem duração de 3 anos e meio e é ofertada no formato de créditos. A matriz curricular inclui disciplinas fundamentais para a atuação profissional, como Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que incentiva o desenvolvimento da escrita científica e acadêmica, preparando os alunos para pesquisas e projetos inovadores na área.
> Mão na Massa | Conheça o curso de Moda da prática
Durante a graduação, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades práticas relacionadas à criação, à produção têxtil e de vestuário, à gestão, à comunicação e ao marketing, atuando em todas as etapas do processo criativo, da concepção à apresentação de peças.
Coleções desfiladas no DFB Brasil, “Caleidoscópio do Sertão” e
“Tecnomorfose”, foram desenvolvidas por alunas do curso de Moda e
Design de Moda (Foto: Ares Soares)
Além disso, a Unifor oferece uma ampla variedade de disciplinas optativas, permitindo que os alunos personalizem sua formação e explorem temas como empreendedorismo, sustentabilidade, história da arte, fotografia, design gráfico, entre outros. No total, os estudantes do bacharelado em Moda devem cursar quatro disciplinas optativas, cada uma com quatro créditos.
Laboratórios especializados para a prática
profissional
Outro grande diferencial da Unifor é a
sua infraestrutura. O curso conta com laboratórios especializados,
que possibilitam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em
sala de aula. Esses espaços são voltados para diversas áreas
essenciais da formação, como têxtil, confecção, modelagem, criação,
estamparia, costura industrial e tecnologia aplicada à moda,
proporcionando aos alunos uma vivência completa e alinhada às
exigências do mercado.
Esses ambientes são equipados com maquinário de ponta e materiais que simulam com fidelidade o que é encontrado nas grandes empresas do setor. A estrutura permite que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão desde os primeiros semestres do curso.
A estrutura inclui laboratório de modelagem tridimensional, laboratório de Projetação I, laboratório de confecção, laboratório de modelagem plana, laboratório design têxtil, laboratório de projetação II, laboratório de modelagem computadorizada e outros espaços, como o estúdio de fotografia, laboratório digital e laboratório de fotografia analógica.
Conexão direta com o mercado de trabalho
Mais do que teoria e prática, a Unifor incentiva a participação ativa dos estudantes em eventos, concursos e feiras de moda. Essa aproximação com o mercado é um diferencial importante para a formação de portfólios e para a conquista de visibilidade profissional ainda na graduação.
> Descubra o evento que conecta alunos da Unifor ao universo profissional da moda
Um dos destaques é o evento MUDE, que apresenta coleções desenvolvidas pelos alunos para um público composto por profissionais e amantes da moda. A iniciativa funciona como uma verdadeira vitrine de talentos.
Essa conexão com o mercado, segundo a professora Raquel Viana Gondim, é estabelecida desde o início da graduação: “O curso estabelece uma forte conexão com o mercado por meio de uma formação alinhada às demandas do setor. Essa aproximação ocorre através de diversas estratégias de ensino-aprendizagem realizadas por meio das disciplinas, como é o caso das disciplinas Laboratórios de Prototipagem I, II e III, que trabalham conteúdos e atividades de forma interdisciplinar”.
Raquel Viana Gondim, professora do curso de Moda da Unifor (Foto:
Arquivo Pessoal)
Ela ainda destaca a disciplina de Estágio Supervisionado, que permite aos alunos uma interação direta com empresas do setor da moda, uma vez que a contratação de estagiários é realizada por empresas parceiras.
Raquel Gondim também ressalta a relevância dos eventos e encontros promovidos pelo curso, como os Diálogos da Moda, que reúnem profissionais renomados do mercado local. “Outro grande momento no curso é o Masterclass, um encontro com um profissional de relevância nacional no setor. Esse encontro consta de uma palestra sobre temas contemporâneos da moda e uma oficina com mentoria para os alunos do bacharelado”, afirma.
Principais áreas de atuação do bacharel em Moda
Durante a graduação, os estudantes são incentivados a se engajar em atividades práticas, como pesquisa, planejamento de produtos e projetos de moda, além de desenvolverem habilidades para elaborar pensamentos sofisticados e fundamentados no conhecimento científico.
Essas abordagens são inseridas nas disciplinas curriculares, oferecendo aos alunos um instrumental completo para a aplicação da pesquisa na moda, criação e desenvolvimento de coleções, elaboração de portfólios e construção de carreiras no setor.
Conheça as principais áreas de atuação do bacharel em Moda após a formação:
- Criação e design: desenvolvimento de coleções de roupas, acessórios e calçados, explorando tendências e inovação;
- Produção de moda e styling: composição de looks para editoriais, desfiles, campanhas publicitárias e eventos;
- Gestão e empreendedorismo: administração de marcas, desenvolvimento de negócios e estratégias comerciais no mercado da moda;
- Consultoria de imagem e moda: orientação personalizada para clientes individuais ou empresas, ajudando a definir estilo e posicionamento;
- Visual merchandising: planejamento e organização da exposição de produtos em lojas e vitrines para melhorar a experiência do consumidor e aumentar vendas;
- Marketing de moda e comunicação digital: trabalho com branding, criação de conteúdos e gestão de redes sociais para marcas de moda;
- Moda digital: criações de produtos e coleções virtuais a partir de software de modelagem digital e realidade aumentada;
- Moda circular / sustentabilidade: criação e gestão de produtos e serviços por meio de práticas sustentáveis, upcycling, uso de materiais ecológico e design responsável.
> Saiba mais sobre o curso de Moda Unifor!
“A Unifor foi fundamental para o meu ingresso no mercado de trabalho”
Para a aluna Thays Pimentel Lopes que está prestes a concluir o bacharelado de Moda na Unifor, o maior diferencial da universidade está na qualidade do corpo docente. “Os professores e profissionais que nos acompanham são inspiradores, além disso as técnicas de laboratório sempre estão disponíveis e se tornam grandes parceiras no nosso aprendizado, todo o corpo docente traz uma bagagem atualizada do mercado e nos impulsionam a nos aprimorar sempre”, destaca.
Thays Pimentel Lopes, aluna de Moda (Foto: Arquivo Pessoal)
A Unifor também desempenhou um papel crucial em sua entrada no mercado de trabalho. “Consegui meu primeiro estágio na moda por meio da Central de Carreiras da Unifor. O centro me ajudou desde a elaboração do meu currículo até encontrar vagas na minha área”, conta Thays. Ela começou como assistente de estilo e, após um ano de estágio, está agora em seu segundo estágio, com expectativas de ser efetivada em uma indústria de peças seamless, de grande porte no Ceará.
Além da formação técnica, Thays também destaca a importância da experiência acadêmica mais ampla. Durante a graduação, ela participou de diversos eventos, como o Colóquio de Moda e o projeto Render-CE, mas foi a monitoria acadêmica que se mostrou um ponto de virada em sua carreira. “Foi um ano acompanhando a professora Luciana França e os alunos do primeiro semestre da disciplina de Tecnologia Têxtil, que me ensinaram muito e me fizeram ter a experiência de apresentar meu primeiro artigo científico. Isso despertou em mim a vontade de seguir uma carreira acadêmica e, no futuro, me tornar professora”, enfatiza.
A interdisciplinaridade como chave para o mercado dinâmico
A interdisciplinaridade é um dos pilares da formação e se reflete em experiências que aproximam os estudantes de outras áreas do conhecimento e da realidade do mercado. Para a professora Raquel Gondim, essa abordagem permite uma formação ampla e integrada, que conecta arte, design, comunicação, marketing, sustentabilidade e gestão. Projetos como o Render-CE, em parceria com cursos como Arquitetura, Contábeis, Design, Farmácia, Medicina e Publicidade e o Guarda Memórias, com o curso de Cinema e Audiovisual, exemplificam essa integração.
No Render-CE, por exemplo, os estudantes trabalham diretamente com comunidades artesãs do Ceará, cocriando soluções com responsabilidade social e sustentável. A vivência fortalece habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que promove trocas culturais e melhora a articulação entre teoria e prática.
>
Entenda mais sobre o projeto Render-CE
Essa
preparação também é intensificada por meio de iniciativas como o
Programa de
Monitoria Acadêmica, que oferece aos estudantes a
oportunidade de aprofundar seus conhecimentos ao colaborar com
docentes em disciplinas específicas. A experiência permite desenvolver
competências pedagógicas, senso de responsabilidade, comunicação e
trabalho em equipe.
> Conheça o Programa de Monitoria Acadêmica da Unifor
“Tudo o que participei foi promovido pela própria universidade, o que me ajudou a crescer e me destacar no mercado da moda”
Para Nataline Saraiva, aluna do quarto semestre, a escolha da formação na universidade foi um processo que envolveu reflexão e curiosidade. “Um amigo que trabalhava na Unifor me convidou a conhecer o curso. Fiz a visita aos laboratórios e fiquei encantada com tudo. O que me levou a decidir pela Unifor foi a grade curricular, que me oferecia uma formação sólida, e o fato de ser uma universidade renomada, que me proporcionaria referências importantes no mercado”, relembra.
Nataline Saraiva, aluna do curso de Moda (Foto: Arquivo Pessoal)
Ao longo de sua trajetória acadêmica, ela vivenciou diversas experiências que foram fundamentais para seu amadurecimento. “Participei de oficinas oferecidas pelos cursos de moda, como a Semana Moda ON e MUDE, que agregaram conhecimentos e insights. Também participei do programa de monitoria, o que ajudou muito minha comunicação com outros alunos e professores”, conta.
Outro momento marcante foi sua participação no Núcleo de Orientação e Inclusão ao Mercado de Trabalho (NUMT). “Tive o privilégio de ser instrutora de um curso oferecido pelo NUMT, que proporciona educação gratuita para a população de baixa vulnerabilidade. Essa oportunidade é aberta a todos os estudantes que desejam participar como instrutores. Comecei a ministrar um curso de modelagem dentro do laboratório da universidade para a comunidade. Foi uma experiência única e maravilhosa”, compartilha.
“Na graduação pude experimentar de tudo um pouco e descobrir o que mais me atraia”
Marília Morais, aluna concludente do bacharelado, destaca a estrutura de ponta e a variedade de projetos oferecidos ao longo da graduação como grandes diferenciais do curso. “O curso tem vários aspectos que o diferenciam, mas acredito que um grande destaque é a estrutura e os projetos ofertados durante a graduação. Pude experimentar de tudo um pouco e descobrir o que mais me atraía”, afirma.
Marília Morais, aluna do curso de Moda (Foto: Arquivo Pessoal)
Para ela, a presença de professores com sólida experiência tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho foi essencial para ampliar sua visão sobre a área e impulsionar seu desenvolvimento profissional.
Entre os componentes curriculares que marcaram sua trajetória,
Marília aponta as disciplinas de Planejamento e Desenvolvimento de
Coleção e os Laboratórios de Prototipagem como fundamentais para sua
formação prática e criativa.
“Os laboratórios foram super
importantes durante minha graduação, pois pude ter todo o apoio de
materiais e profissionais para desenvolver meus projetos. Sem eles,
seria muito mais difícil criar e dar vida às minhas ideias ou treinar
novas habilidades”, conta.
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