Saiba como abrir uma empresa no modelo tradicional

Por ser uma tendência, muitas pessoas logo pensam em startups quando desejam empreender. No entanto, a startup é um modelo de negócio com algumas características próprias, sendo voltada para trabalhar com algo inovador no mercado.

Mas há bastante espaço para a abertura de empresas no formato tradicional com investimento em um segmento já conhecido, que podem atender ao seu sonho de empreendedorismo. Confira algumas dicas importantes para descobrir como abrir a sua própria empresa:

1. Defina sua área de atuação

Antes de iniciar qualquer processo, é importante definir em qual ramo sua empresa vai atuar. Você pode identificar setores que estão em alta ou explorar um setor tradicional de uma forma diferenciada. A escolha aqui precisa atender ao seu perfil, afinal será uma área que você vai gerenciar e na qual você precisa encontrar realização profissional, assim como retorno financeiro.

2. Busque conhecimento

Não basta ter um produto ou serviço que venda bem, é necessário entender como funciona a rotina administrativa e financeira de uma empresa. Por isso, após definir o setor que sua empresa vai explorar, é importante pesquisar sobre como gerir um negócio.

3. Escolha um modelo de negócio

É possível ter uma empresa em que todos os processos, cultura e outros detalhes sejam definidos por você, lançando sua marca no mercado. Por outro lado, você pode atuar com um modelo de franquias, tendo uma empresa de uma marca já conhecida e com processos já delineados, o que pode facilitar a gestão.

4. Elabore um plano de negócios

O próximo passo é elaborar um plano de negócios. Esse documento funciona como um guia para que seu empreendimento saia do papel. No documento, devem estar presentes:

• Missão da sua empresa;
  • Estrutura operacional do seu negócio;
  • Produtos ou serviços;
  • Público-alvo;
  • Planejamento financeiro, com investimento necessário, capital de giro, custos, previsão de faturamento;
  • Estudo do mercado e da concorrência;
  • Análise de fornecedores;
  • Plano de marketing.

5. Formalize a sua empresa

Para abrir um negócio, será necessário passar por alguns processos burocráticos para regularizar o funcionamento da sua empresa. É necessário:

• Abrir o CNPJ de acordo com o enquadramento da sua empresa, que pode ser microempresa (ME), microempreendedor individual (MEI) ou empresa de pequeno porte (EPP);
  • Definir a natureza jurídica do empreendimento, como Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada Individual (SLI) ou Sociedade Limitada (LTDA);
  • Selecionar as atividades econômicas de acordo com a atuação da empresa (CNAES);
  • Elaborar o contrato social;
  • Fazer o registro na Junta Comercial;
  • Realizar a abertura de alvará de localização e funcionamento na Prefeitura;
  • Fazer a inscrição estadual ou municipal.

6. Tenha capital de giro

Um aspecto importante é ter capital de giro, ou seja, um montante para que sua empresa possa funcionar. Com isso, você conta com recursos para cobrir as principais despesas e algum imprevisto, evitando desequilíbrios no caixa, especialmente no início das atividades.

7. Separe as finanças pessoais e da empresa

Um ponto essencial para começar o seu negócio é separar as contas pessoais e da empresa. Um erro comum de empreendedores é misturar esses recursos por considerar mais fácil gerenciar o dinheiro assim.

No entanto, é essencial fazer essa separação para ter mais transparência nas finanças, passar credibilidade aos fornecedores e obter um controle das receitas e despesas do negócio.

Outra dica é estipular uma data específica para você receber seu pró-labore, ou seja, considerando esse valor como um salário para que você possa se planejar com suas contas pessoais e não prejudicar a gestão financeira da sua empresa.

8. Seja um líder

Você precisa desenvolver a liderança para que possa coordenar sua equipe com eficiência. É necessário estar próximo de seus colaboradores e saber como delegar as tarefas. Garanta um ambiente organizacional saudável e trabalhe para que sua equipe atue de forma orquestrada para manter uma boa produtividade.

9. Invista em estratégias de marketing

Sua empresa também vai precisar de divulgação, por isso é importante investir em marketing, desenvolvendo estratégias voltadas para o ambiente digital. Inicialmente, você pode criar páginas da sua empresa nas redes sociais e produzir conteúdo para esses canais, interagindo com o público e mantendo uma frequência de publicações.

Busque apoio na Unifor !

Se você tem dúvidas acerca da abertura de uma empresa, o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Unifor, oferece atendimentos para lhe instruir em relação a esse processo. Além disso, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor, presta assistência gratuita à população, por meio da orientação sobre assuntos das áreas contábil e fiscal.