Saiba como abrir uma empresa no modelo tradicional
Por ser uma tendência, muitas pessoas logo pensam em startups quando desejam empreender. No entanto, a startup é um modelo de negócio com algumas características próprias, sendo voltada para trabalhar com algo inovador no mercado.
Mas há bastante espaço para a abertura de empresas no formato tradicional com investimento em um segmento já conhecido, que podem atender ao seu sonho de empreendedorismo. Confira algumas dicas importantes para descobrir como abrir a sua própria empresa:
1. Defina sua área de atuação
Antes de iniciar qualquer processo, é importante definir em qual ramo sua empresa vai atuar. Você pode identificar setores que estão em alta ou explorar um setor tradicional de uma forma diferenciada. A escolha aqui precisa atender ao seu perfil, afinal será uma área que você vai gerenciar e na qual você precisa encontrar realização profissional, assim como retorno financeiro.
2. Busque conhecimento
Não basta ter um produto ou serviço que venda bem, é necessário entender como funciona a rotina administrativa e financeira de uma empresa. Por isso, após definir o setor que sua empresa vai explorar, é importante pesquisar sobre como gerir um negócio.
3. Escolha um modelo de negócio
É possível ter uma empresa em que todos os processos, cultura e outros detalhes sejam definidos por você, lançando sua marca no mercado. Por outro lado, você pode atuar com um modelo de franquias, tendo uma empresa de uma marca já conhecida e com processos já delineados, o que pode facilitar a gestão.
4. Elabore um plano de negócios
O próximo passo é elaborar um plano de negócios. Esse documento funciona como um guia para que seu empreendimento saia do papel. No documento, devem estar presentes:
- Missão da sua empresa;
- Estrutura operacional do seu negócio;
- Produtos ou serviços;
- Público-alvo;
- Planejamento financeiro, com investimento necessário, capital de giro, custos, previsão de faturamento;
- Estudo do mercado e da concorrência;
- Análise de fornecedores;
- Plano de marketing.
5. Formalize a sua empresa
Para abrir um negócio, será necessário passar por alguns processos burocráticos para regularizar o funcionamento da sua empresa. É necessário:
- Abrir o CNPJ de acordo com o enquadramento da sua empresa, que pode ser microempresa (ME), microempreendedor individual (MEI) ou empresa de pequeno porte (EPP);
- Definir a natureza jurídica do empreendimento, como Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada Individual (SLI) ou Sociedade Limitada (LTDA);
- Selecionar as atividades econômicas de acordo com a atuação da empresa (CNAES);
- Elaborar o contrato social;
- Fazer o registro na Junta Comercial;
- Realizar a abertura de alvará de localização e funcionamento na Prefeitura;
- Fazer a inscrição estadual ou municipal.
6. Tenha capital de giro
Um aspecto importante é ter capital de giro, ou seja, um montante para que sua empresa possa funcionar. Com isso, você conta com recursos para cobrir as principais despesas e algum imprevisto, evitando desequilíbrios no caixa, especialmente no início das atividades.
7. Separe as finanças pessoais e da empresa
Um ponto essencial para começar o seu negócio é separar as contas pessoais e da empresa. Um erro comum de empreendedores é misturar esses recursos por considerar mais fácil gerenciar o dinheiro assim.
No entanto, é essencial fazer essa separação para ter mais transparência nas finanças, passar credibilidade aos fornecedores e obter um controle das receitas e despesas do negócio.
Outra dica é estipular uma data específica para você receber seu pró-labore, ou seja, considerando esse valor como um salário para que você possa se planejar com suas contas pessoais e não prejudicar a gestão financeira da sua empresa.
8. Seja um líder
Você precisa desenvolver a liderança para que possa coordenar sua equipe com eficiência. É necessário estar próximo de seus colaboradores e saber como delegar as tarefas. Garanta um ambiente organizacional saudável e trabalhe para que sua equipe atue de forma orquestrada para manter uma boa produtividade.
9. Invista em estratégias de marketing
Sua empresa também vai precisar de divulgação, por isso é importante investir em marketing, desenvolvendo estratégias voltadas para o ambiente digital. Inicialmente, você pode criar páginas da sua empresa nas redes sociais e produzir conteúdo para esses canais, interagindo com o público e mantendo uma frequência de publicações.
Busque apoio na Unifor !
Se você tem dúvidas acerca da abertura de uma empresa, o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Unifor, oferece atendimentos para lhe instruir em relação a esse processo. Além disso, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor, presta assistência gratuita à população, por meio da orientação sobre assuntos das áreas contábil e fiscal.