null Com o auxílio da bolsa de iniciação científica, aluno publica artigo em revista internacional renomada

Seg, 6 Maio 2019 14:31

O material foi publicado na revista de alto fator de impacto qualis A1, no Journal of Interpersonal Violence

Confira também Informações sobre as bolsas de iniciação científica da Unifor. Foto: Ares Soares.

Flaviano Santos, graduando em psicologia na Universidade de Fortaleza, publica artigo intitulado Characterization and Prevalence of Elder Abuse in Brazil, da tradução para o português, Caracterização e Prevalência da violência contra o idoso no Brasil.

Publicado na revista de alto fator de impacto qualis A1, Journal of Interpersonal Violence, o artigo foi orientado pela professora do curso de odontologia, Maria Vieira Saintrain. Houve a colaboração a professora Jane Eyre, ambas pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Além da participação do professor Edgar Marques, estatístico na Universidade Federal do Ceará.

“A gente analisou todos os casos de violência reportados no SINAN, que é um Sistema de Notificação de Informações de Agravo de Notificação. Para esse sistema, são reportados casos de violência e doenças. Avaliamos todos os casos de 2009 a 2013, ao todo eram mais de 500 mil casos de violência reportados nesse período. Extraímos aqueles que eram relacionados a idosos, dos 60 anos em diante”, explica Flaviano.

O aluno destaca que o ponto mais importante de sua pesquisa foi identificar as diversas formas de violência ao idoso, e dentre estas, a financeira é evidente. “São idosos que perdem sua autonomia, não possuem qualidade de vida tão boa. Então, a vida financeira passa a ser coordenada pelos filhos, os principais abusadores. Percebemos que o idoso tem 30 vezes mais chances de sofrer uma violência pelos filhos, comparado aos não idosos. É um número bastante alto”, comenta Santos.

Seu artigo foi publicado em junho de 2018, entretanto, o auxílio das bolsas oferecidas pela Universidade através do Programa de Iniciação Científica é contínua. “A ajuda é importante, tanto no aspecto financeiro, pois permite que você se dedique mais à sua pesquisa, sem precisar se preocupar para conseguir renda. Além disso, nos proporciona entrar em contato com outros professores e pesquisadores, é uma grande oportunidade de aprendizado. Fizemos um trabalho de excelência e bem reconhecido”, ressalta o universitário.

Maria Vieira, professora e orientadora do seu projeto, completa que considera a iniciativa essencial. “É fantástica. A bolsa de Flaviano foi por intermédio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI). A bolsa de iniciação científica vai além de apenas o aluno apresentar o seu trabalho, pois dependendo da desenvoltura do aluno a gente consegue enviar o artigo para revistas nacionais ou internacionais de alto valor”, destaca.

Informações sobre as bolsas de iniciação científica
dpdi@unifor.br
Local: Bloco M – Sala M30