CSE Informa: conheça os artigos mais acessados da Revista Subjetividades nos últimos cinco anos

seg, 17 fevereiro 2025 10:11

CSE Informa: conheça os artigos mais acessados da Revista Subjetividades nos últimos cinco anos

Entenda a importância de acessos em resumos e downloads de artigos acadêmicos para a divulgação científica


A Revista Subjetividades é gerenciada pelo Conselho Superior de Editoração da Universidade de Fortaleza (Imagem: Divulgação)
A Revista Subjetividades é gerenciada pelo Conselho Superior de Editoração da Universidade de Fortaleza (Imagem: Divulgação)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)

 

A divulgação científica é uma importante ferramenta na disseminação de informações obtidas em pesquisas, registradas através de artigos científicos. Ter um trabalho com alta taxa de visualização de resumos e, consequentemente, de download de PDFs garante visibilidade para o autor, a revista e o tema abordado. Esse processo, por sua vez, incentiva outras pesquisas, em um desenvolvimento contínuo de conhecimento.

É possível obter esses números (acessos e downloads) por meio da pesquisa em bases de dados, como Google Acadêmico, SciELO, Portal de Periódicos Capes e a própria plataforma da revista onde o artigo foi publicado. Um exemplo desse último caso é o portal de periódicos da Revista Subjetividades

Gerenciado pelo Conselho Superior de Editoração (CSE), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, o periódico tem por objetivo expandir a produção acadêmica e científica — nacional e internacional — das diversas áreas da psicologia, bem como de disciplinas afins, como as ciências sociais, humanas e da saúde.

Trata-se de uma das maiores revistas que a Unifor dispõe, com alto número de submissões e publicações. Em uma análise quantitativa dos últimos cinco anos, de 2020 a 2024, foi possível selecionar os cinco artigos com maior número de acessos em resumos e downloads

Conheça os artigos mais acessados

  • O Conceito de Biopoder no Pensamento de Michel Foucault

 De autoria de Rafael Nogueira Furtado e Juliana Aparecida de Oliveira Camilo, o artigo (ID 4800) trata do conceito de biopoder, elaborado por Michel Foucault. Os autores fazem uma discussão sobre as duas formas desse conceito: por um lado, em uma análise anátomo-política do corpo e, por outro, em uma biopolítica da população. Com 64.776 acessos em resumos e 15.661 downloads, o trabalho tem como palavras-chave “biopoder”, “biopolítica”, “vida”, “liberalismo” e “Michel Foucault”.

  • Depressão pós-parto: prevenção e consequências

O artigo (ID 4876) de Damiana Guedes-Silva aborda a depressão pós-parto, em que é apresentado distúrbio de humor de grau moderado a severo, de caráter multifatorial, clinicamente identificado como um episódio depressivo, com início dentro de seis semanas após o parto. A pesquisa obteve 8.565 acessos em resumos e 5.936 downloads, tendo como palavras-chave “depressão pós-parto”, “prevenção”, “gravidez” e “enfermagem”.

  • Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho

Escrito por Cássio Adriano Braz Aquino e José Clerton de Oliveira Martins, o artigo (ID 1595) mostra como o período Pós-Revolução Industrial foi marcado por uma profunda referência ao trabalho, tanto na estruturação social como na produção do sujeito moderno. A pesquisa teve 7.736 acessos em resumos e 5.726 downloads, contando com as palavras-chave “ócio”, “lazer”, “tempo livre”, “trabalho”, “sociedade”.

  • A pesquisa psicanalítica dos fenômenos sociais e políticos: metodologia e fundamentação teórica

De autoria de Miriam Debieux Rosa, o artigo (ID 1509) tenta desvendar a relação sujeito e fenômenos sócio-culturais e políticos, abordar as mudanças e os impasses da subjetivação na atualidade e estudar os fenômenos sociais., obteve. Com as palavras-chave “psicanálise”, “fenômenos  sociais”,  “pesquisa”, “psicanalítica”, “método psicanalítico” e “dispositivos psicanalíticos”, o trabalho obteve 6.808 acessos em resumos e 5.907 downloads.

  • O Sujeito da Psicanálise: Particularidades na Contemporaneidade

O artigo (ID 4993) de Zeila C. Facci Torezan e Fernando Aguiar tenta conceituar sujeito e subjetividade de acordo com as teorias de Freud e Lacan, assim como discutir algumas particularidades presentes nas formas de subjetivação, seus efeitos sobre a existência humana, o adoecimento e o convívio social na atualidade. Com 5.453 acessos em resumos e 16.706 downloads, o trabalho tem as seguintes palavras-chave: “subjetividade”, “atualidade”, “estados-limite”, “Freud” e “Lacan”.

Palavras-chaves ajudam na visibilidade de artigos

Segundo a assistente administrativa do CSE, Maria Eduarda Euzebio Lopes, as palavras-chave são essenciais no processo de busca porque ajudam a localizar os conteúdos mais relevantes dentro das bases de dados. Isso permite encontrar variados artigos, mesmo quando não há título, autor ou revista indicados.

“Escolher palavras-chaves variadas, como sinônimos ou termos técnicos, dentro da temática da pesquisa evita resultados irrelevantes e amplia a quantidade de resultados [pertinentes]”, explica Maria Eduarda, também estudante de Biblioteconomia.

Desse modo, ter artigo ou nome da autoria citado em base de dados, e, consequentemente, em download de artigos científicos, propaga as pesquisas científicas desenvolvidas, proporcionando maior conhecimento, mais patrocínios para instituições e descobertas. 

Conheça periódicos científicos da Unifor

Com publicações em fluxo contínuo e bilíngue (português e inglês), a Revista Subjetividades apresenta à comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas nessas temáticas os resultados de investigações, ensaios, comunicações e resenhas. O periódico, que tem formato eletrônico e acesso gratuito, não cobra taxas para submissão, processamento e publicação.

Quer publicar artigos científicos? Conheça o Portal de Periódicos da Universidade de Fortaleza, plataforma do Conselho Superior de Editoração (CSE) que disponibiliza diversas revistas em diferentes áreas para publicação.

> Acesse o Portal de Periódicos da Unifor

A coluna "CSE Informa" é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.