null CSE Informa: Quer publicar artigos na área jurídica? Conheça opção de periódico científico

Seg, 19 Fevereiro 2024 11:54

Organizada pelo Conselho Superior de Editoração da Unifor, a Revista Pensar de Ciências Jurídicas recebe artigos na área do Direito

Uma das áreas de publicação de artigos científicos dos periódicos Unifor é destinada ao ramo do Direito e aceita submissões de artigos sem custos (Imagem: Divulgação)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)

Composta por diferentes tipos de pessoas, crenças, culturas e histórias, a sociedade busca gerenciar essas nuances com um conjunto de normas que pensem a equidade e a luta contra violências, preconceitos e injúrias. As leis são, então, fundamentais para uma melhor organização, visando sempre uma constante melhoria nas relações sociais.

Pensando no estudo e na promoção jurídica como meio fundamental para a manutenção saudável e igualitária da coletividade, o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — criou a "Pensar - Revista de Ciências Jurídicas".

Fundado em 1992, o periódico acadêmico busca promover a publicação de artigos científicos sobre a área. A Pensar é gerenciada pelo Conselho Superior de Editoração (CSE), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), e tem como editora-chefe a Dra. Joyceane Bezerra de Menezes, docente do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unifor.

A Revista consolidou sua importância acadêmica a partir das relevantes discussões científicas que tem conduzido, seja no campo do Direito ou das disciplinas afins, em conformidade com a linha editorial.

O que publicar na Revista Pensar?

O periódico destina-se à divulgação de artigos científicos, resultados de pesquisa, ensaios, traduções e resenhas. Sua publicação é trimestral, sendo veiculada digitalmente pelo Portal de Periódicos da Unifor, com acesso livre. Sobre as submissões de trabalhos, as orientações são:

• No cadastro do artigo, é obrigatório informar a instituição a qual o autor está afiliado, indicando a cidade, o Estado e o país correspondente, maior titulação do autor;
  • São aceitos artigos redigidos nos idiomas português, inglês, espanhol, francês ou italiano;
  • O autor é responsável pela veracidade dos dados e pelo conteúdo do trabalho submetido e/ou publicado;
  • É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte, pois todos os direitos são reservados à Fundação Edson Queiroz.

Com pós-doutorado em Direito e Novas Tecnologias pela Universidade Reggio Calabria, a advogada e editora-chefe Joyceane Bezerra ressalta a importância de publicações como a Revista Pensar.

“O objetivo da Revista é contribuir para a divulgação de artigos científicos de qualidade, sobre temas pertinentes à linha editorial de modo a favorecer o diálogo científico entre pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras.” Joyceane Bezerra, editora-chefe da Revista Pensar e docente da Unifor

Sobre o CSE

Quer publicar artigos científicos? Descubra mais sobre o Conselho Superior de Editoração (CSE), setor voltado para a comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza e que disponibiliza diversos serviços para alunos e professores.

A coluna “CSE Informa” é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.