null Diretora de Fundação da Prefeitura de Fortaleza visita espaços de inovação da Unifor

Qui, 9 Dezembro 2021 15:57

Encontro teve como objetivo entender como a Universidade pode colaborar com os projetos da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova)

A diretora de Ciência da Cidade da Citinova, Ianna Brandão, conheceu iniciativas desenvolvidas na Universidade (Foto: Arquivo Pessoal)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebeu representante da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), visando desenvolver experiências e conhecimentos sobre inovação e tecnologia.

O encontro realizado em novembro contou com a presença da diretora de Ciência da Cidade da Citinova, Ianna Brandão. Pela Unifor, estavam presentes os professores Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa; Naiderson Lucena, coordenador de Inovação, Léo Lacerda, coordenador do Edetec Hub, Daniel Chagas, coordenador do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades, e Herbert da Rocha.

Segundo a diretora de Ciência da Cidade da Citinova, a aproximação entre a Universidade e o setor público é imprescindível. “Esse relacionamento entre universidade e setor público é essencial para o desenvolvimento da cidade, e nessa visita à Vice-Reitoria de Pesquisa ficou ainda mais forte a importância de estreitar esse laço entre Unifor e Citinova”, afirma a diretora.

Além disso, Ianna destaca a alegria em conhecer e entender mais sobre os espaços da Universidade de Fortaleza e projeta planos futuros. “Foi uma grande alegria encontrar nos laboratórios da universidade projetos tão concretos, inovadores e com potencial de transformação. Temos vários temas de estudo em comum e estou animada com o que seremos capazes de entregar juntos para Fortaleza”, diz.

Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor, comenta que a visita teve o objetivo de compreender como a Unifor pode colaborar com os projetos da Citinova. “O encontro foi importante para entendermos como as pesquisas e inovações desenvolvidas na Unifor podem ajudar a Citinova em seu papel de impactar positivamente a cidade.”, pontua o Vice-Reitor de Pesquisa.

Destaque para a pesquisa

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, segundo um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, o britânico Times Higher Education (THE). Em sua edição mais recente, divulgada em 1º de setembro de 2021, foram avaliadas mais de 1.600 universidades de 99 países.

Criada em 2021, a Vice-Reitoria de Pesquisa reforçou o pilar da pesquisa, que ganhou ainda mais relevância na Universidade de Fortaleza. Essa Vice-Reitoria tem à frente o professor titular na Universidade de Fortaleza, doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- SP), Milton Sousa.  Ele participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MOC) da Harvard Business School (EUA, 2016-Atual), é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) e no Mestrado Profissional em Administração.