qui, 17 julho 2025 18:24
Evento marca os oito anos do Parque Tecnológico da Unifor
Para celebrar a data, a Vice-Reitoria de Pesquisa reuniu convidados do ecossistema de inovação para troca de experiências e conexões

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está celebrando oito anos de atuação. Para marcar a data, na última segunda-feira (14), a Vice-Reitoria de Pesquisa reuniu a comunidade acadêmica e representantes do ecossistema de inovação, dos setores público e privado.
Durante a abertura do evento, o Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor, professor Milton Sousa, disse que há grandes motivos para comemorar, pois já são vários projetos desenvolvidos com impacto gerado. “Ainda temos muito o que contribuir para o ecossistema de inovação da Unifor, de Fortaleza e do Ceará. Vejo um grande futuro para o TEC Unifor”, afirmou.
Três cases de sucesso foram apresentados durante o painel Inovação e Captação na Comunidade Tec, mediado pelo coordenador de Prospecção e Propriedade Intelectual da Unifor, professor Ricardo Colares.
A pesquisadora Verlaine Alencar falou sobre o sucesso do equipamento Nazide Pressus, simulador para o tratamento da incontinência urinária feminina desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin). A pesquisa levou Verlaine ao prestigiado concurso 25 Mulheres na Ciência 2025, iniciativa que reconhece projetos liderados por mulheres cientistas na América Latina. A pesquisadora representou o Brasil como semifinalista. Além disso, teve a pesquisa selecionada nos editais Inovafit e Tec Inova III.
Katrine Rodrigues, CEO da startup Infomarket, destacou a vitória no Demoday 2025, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece). A empreendedora falou sobre os benefícios do programa de aceleração do Unifor Hub: “graças ao suporte do hub, concluímos nossa primeira rodada de investimento, ingressamos no universo da inovação e conseguimos capitalizar o que há de mais avançado e moderno, permitindo, inclusive, a obtenção de resultados significativos junto a entidades como Finep e Funcap”.
O pesquisador Karlos Sancho, egresso do curso de Medicina da Unifor, também apresentou os bons resultados da startup Natureye, incubada no Parque Tecnológico. Produtos inovadores para a saúde ocular foram desenvolvidos em parceria com o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) e renderam ao pesquisador a vitória no Congresso Nacional de Oftalmologia, acordos com grandes redes farmacêuticas, além da seleção em editais concorridos como o TecNova III e Startup NE. “Esse avanço foi impulsionado pelo apoio e pelas mentorias do parque. Seguimos crescendo com orgulho das nossas raízes na Unifor”, diz Sancho.
Sobre o TEC Unifor
O TEC Unifor é o primeiro parque tecnológico cearense reconhecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desde 2017, impulsiona a inovação e a pesquisa por meio de parcerias com empresas e startups que desenvolvem soluções tecnológicas de impacto para a sociedade.
As instituições são residentes ou não residentes no campus e recebem incentivos fiscais, apoio de pesquisadores e bolsistas, além de ambiente equipado com tecnologia de última geração, favorecendo o crescimento de seus produtos e negócios.
O coordenador do TEC Unifor, Fernando Ferreira, explica que “o parque atua como elo estratégico entre talentos, empresas e conhecimento, fortalecendo o ecossistema de inovação com infraestrutura, conexões e estímulo ao empreendedorismo de impacto” e reforça: “por meio de nossa comunidade de pesquisadores e alunos, e dos nossos ambientes de inovação, apoiamos o desenvolvimento de inovações e a captação de recursos para viabilização de projetos”.
O TEC Unifor conta com recursos provenientes da Fundação Edson Queiroz e da Financiadora de Estudos e Pesquisa (Finep), por meio da chamada pública: “MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos / Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”.
Linha do tempo do TEC Unifor
O surgimento do TEC Unifor remonta a decisões estratégicas da Universidade de Fortaleza com a criação do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI). Nos anos 2000, o NATI já abrigava várias empresas do segmento de TI e fazia a gestão de projetos com uso de recursos da Lei de Informática.
Em 2009, a Unifor formalizou a criação de uma incubadora de empresas, denominada de Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (EDETEC), que tinha o foco no estímulo ao empreendedorismo da comunidade acadêmica.
Ao longo de sua atividade, o EDETEC apoiou a criação de mais de 30 novas empresas, das quais algumas ainda possuem parceria com a Unifor, como a FortGen e G4flex. Os empresários que passaram pela experiência no EDETEC criaram novos negócios, contribuindo para a ampliação das atividades do parque.
Em 2017, o Parque Tecnológico da Unifor foi inaugurado como TEC Unifor. Desde então, surgiram vários laboratórios, com diferentes áreas de atuação tecnológica, mas todos voltados para a inovação.
A criação da Vice-Reitoria de Pesquisa, em 2020, fortaleceu ainda mais as atividades de pesquisa e inovação, bem como o surgimento de novas parcerias além do campus.
Em 2022, o EDETEC passou a se chamar Unifor Hub, com cinco novos programas para startups - incubação, pré-aceleração, aceleração, programa de inovação aberta e bootcamps.
Em 2023, o TEC Unifor recebeu recursos da Finep por meio de edital específico para parques tecnológicos e investiu na ampliação de sua estrutura. Neste ano de 2025, já foram inaugurados: o Auditório do TEC, o novo espaço do NCDIA, novas salas para empresas e o Espaço Growth.
O professor Ricardo conclui: “a lógica de criação do TEC Unifor foi, portanto, fortalecida com a experiência das iniciativas anteriores e justificada com o crescimento dos projetos de inovação que a Unifor desenvolve em parceria com empresas de diversos setores, com objetivo de fortalecer a relação por meio da presença da empresas dentro do campus, propiciando a colaboração direta entre os profissionais das empresas e nossos pesquisadores e alunos no desenvolvimento de inovações”.
O ecossistema TEC Unifor
O TEC Unifor está inserido em uma área de 5.600 m², ocupada por laboratórios com tecnologia de ponta como: Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), Laboratório de Pesquisa e Inovação em Biotecnologia (Lapin Bio), Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação (Vortex), Laboratório de Pesquisa em Inovação e Gestão (Lapig), Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Games, Interação e Realidade Virtual (Gira Lab), Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais (Nupem), Núcleo de Ciência dos Dados e Inteligência Artificial (NCDIA), Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) e Unifor Hub.
Atualmente, fazem parte do Parque Tecnológico as empresas: G4 Flex, Benel, Moldsfot, Pathfind, Elevar, Ford, Pfizer e MM Solutions. As tradicionais M Dias Branco e Unimed Fortaleza são mantenedoras do ambiente de inovação Unifor Hub e desenvolvem diversos eventos em parceria com o TEC Unifor, tais como: Bootcamp, Hackathon e Uninova.
Participam dos programas de aceleração do Unifor Hub as seguintes startups: Be My Guest, Cashbackprev, Chefpro, Infomarket, Isanex, Link estágio, Trilha edu, Sib impact, Emprega +, Verbeux, Natureye, Make a vision, Cannainivatech, Rela Motorsport, FortGen e Cearásoft.
A visão dos empresários
“Fazer parte do Tec Unifor possui vários benefícios indiretos, mas destaco dois diretos: compor um ecossistema que produz e aplica conhecimento na prática e proporcionar à corporação e seus colaboradores um ambiente integrado entre empresas e academia” - Geneflides Silva, CEO da G4Flex Integrated Solutions
“Estamos inseridos no TEC Unifor desde agosto de 2022. Temos melhorado a operação e crescido de forma consistente, aumentando nosso faturamento anualmente. Para nós é motivo de muita alegria fazer parte do ecossistema, que sempre soma com mão de obra qualificada e oportunidades de negócio” - Victor Levi, co-fundador e CEO da Trilha Edu
“Desde que chegamos ao Parque, em 2023, temos vivenciado de perto o impacto positivo de estar ao lado da academia, onde o conhecimento é produzido e a inovação realmente acontece. A estrutura física oferece tudo o que precisamos para desenvolver projetos com qualidade e agilidade, e o ambiente colaborativo favorece trocas ricas com estudantes, professores e outras empresas” - Tiago Magalhães, coordenador de Gente e Gestão na Moldsoft Tecnologia
TEC Unifor
Bloco M - Campus da Universidade de Fortaleza
Contatos: (85) 3477 3889
tecunifor@unifor.br