null Iniciação científica: produção de conhecimento que extrapola a sala de aula

Qui, 17 Junho 2021 16:44

Iniciação científica: produção de conhecimento que extrapola a sala de aula

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) da Unifor está com inscrições abertas até o dia 28 de junho

A estudante do curso de Farmácia, Débora Alves Anchieta, começou no programa sendo voluntária e, através da experiência, percebeu que essa é a carreira que deseja seguir (Foto: acervo pessoal)

Na Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, a trajetória acadêmica vai além da sala de aula e todos os caminhos geram conhecimento. Para fortalecer essa tradição, a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da universidade lançou editais aos professores e alunos interessados em realizar projetos de pesquisa com Bolsas de Iniciação Científica. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de junho de 2021.

Quatro programas estão disponibilizando as bolsas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PBict - FUNCAP), o Programa de Iniciação Científica (Probic - FEQ), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti - CNPq) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic - CNPq).

Os caminhos da ciência

Com o objetivo de promover desenvolvimento científico e tecnológico o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) da Unifor é destinado principalmente para o fomento da pesquisa e formação de excelência dos alunos de graduação.  O programa busca despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, além de ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Segundo a professora Cristina Moreira, diretora do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor, a iniciação científica é uma excelente estratégia para introduzir o aluno no campo da pesquisa acadêmica, estimulando o raciocínio crítico-analítico. Além disso, Cristina comenta que o programa permite uma maior interação entre professores e alunos.

A diretora do Nubex destaca a importância da iniciação científica
como estratégia para introduzir os alunos na pesquisa acadêmica (Foto: Ares Soares)

“A iniciação científica conecta os alunos de graduação com os de pós-graduação, oferecendo uma formação amparada em princípios teórico-práticos e metodológicos. O relacionamento entre alunos de graduação e professores pesquisadores durante as atividades de iniciação científica oferece ricas oportunidades acadêmicas e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de competências requeridas tanto na academia quanto no mundo do trabalho”, diz a professora.

Experiência

Buscando se envolver mais com essa área, a estudante do curso de Farmácia, Débora Alves Anchieta, começou no programa sendo voluntária e através da experiência percebeu que essa é a carreira que deseja seguir. “Após alguns meses acompanhando as pesquisas, eu consegui a bolsa de iniciação científica. Foi excelente para eu conhecer como funciona as pesquisas científicas e essencial para eu decidir que era o que queria seguir na minha carreira”, comenta a graduanda.

Além dela, Karen Nayanne Guedes, também estudante do curso de Farmácia, reforça a avaliação de que a Iniciação Científica agrega conhecimentos e experiências relevantes, além de contribuir na sua graduação. “Poder contar com esse incentivo de conhecer e participar do campo científico é uma grande experiência e uma oportunidade de viver, aprender e se identificar com a pesquisa, a qual sempre foi um ramo de relevância pra mim. Poder aprender de perto e conhecer vários projetos com assuntos tão pertinentes é enriquecedor. Além de me ajudar bastante no meu curso, pois vários assuntos eu estudei, na prática, antes mesmo de ver na teoria”, afirma Karen.

A estudante de Farmácia Karen Guedes ressalta as experiências
relevantes e os conhecimentos que a iniciação científica agrega (Foto: acervo pessoal)

Karen ainda relata o desejo em ser pesquisadora e a forma como o programa contribuiu para essa identificação. “Desde quando descobri que uma das vertentes do meu curso de Farmácia é a pesquisa, passou a ser um dos meus objetivos profissionais. Vejo nela uma fonte de conhecimento e ajuda ao próximo, ao mundo, de uma forma geral. Fazer parte do programa de iniciação me deu um conhecimento mais amplo sobre a pesquisa, sobretudo de forma técnica, como por exemplo construir artigos, desenvolver estudos.”.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas através do Unifor Online (menu “Campus” > “Plataforma de Pesquisa” > “Elaborar Projeto”), até o dia 28 de junho. Os projetos devem ser submetidos pelos professores e o resultado está previsto para ser divulgado um mês após o encerramento das inscrições.

Confira os requisitos, documentos necessários e informações adicionais nos Editais: