null Inovações e compromissos éticos: Nubex realiza o inaugural Simpósio Internacional de Bem-Estar Animal

Ter, 21 Novembro 2023 16:01

O momento foi oportuno para a comunidade acadêmica ter contato com pesquisadores e pesquisas de ponta

O momento assinou a continuidade de um investimento da Unifor em bem-estar animal (Foto: Ares Soares)

No último dia 16, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza, pertencente à Fundação Edson Queiroz, promoveu o I Simpósio Internacional de Bem-Estar Animal e o III Simpósio de Bem-Estar Animal, que teve como objetivo abordar temáticas relacionadas ao uso de animais em fins científicos.

Fruto de colaboração com a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), o evento reuniu renomados pesquisadores nacionais e internacionais. Essa iniciativa proporcionou à comunidade acadêmica uma oportunidade única de adquirir conhecimento diretamente de investigadores responsáveis por estudos que têm impacto direto no bem-estar animal.

“É importante a participação dos estudantes neste evento, pois eles podem desenvolver cada vez mais uma mentalidade positiva em relação ao cuidado e ao bem-estar com animais que são utilizados na pesquisa científica. Cada vez que participam de um momento como este, eles estão desenvolvendo uma reflexão que é fundamental para a sua profissionalização dentro da ética e do cuidado com o modelo animal”, afirma o professor Ramon da Silva Raposo, coordenador do CEUA.

Na mesa redonda, os pesquisadores debateram as novas perspectivas de bem-estar animal (Foto: Ares Soares)

Além disso, vale destacar que este momento foi de extrema importância para a comunidade científica do Ceará, pois assinala a continuidade de um significativo investimento que a Unifor vem dedicando ao tema. Essa persistência no suporte à pesquisa e ao desenvolvimento no campo específico evidencia o comprometimento contínuo da instituição com o avanço do conhecimento e a promoção do debate enriquecedor sobre questões relacionadas ao bem-estar animal.

O evento destacou ainda que a Unifor está fortemente alinhada com as pesquisas conduzidas na Europa, promovendo valiosa conexão entre os trabalhos dos pesquisadores brasileiros e europeus no âmbito das questões éticas relacionadas ao uso de modelos biológicos para fins científicos. Esse alinhamento reforça a colaboração internacional e a busca conjunta por avanços significativos no campo da ética na pesquisa científica.

Sobre o Nubex

O Nubex é um centro de excelência em pesquisa de graduação e pós-graduação da Unifor. O setor visa a produção de conhecimentos que respondam os novos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do País, a partir da produção de novas tecnologias, produtos e processos que causem um impacto direto e positivo na sociedade.

Produzindo pesquisas em perspectiva multidisciplinar nas áreas da ciências biológicas e da vida, o setor ainda oferece oportunidades valiosas para os discentes da Unifor que buscam desenvolver trabalhos de alto nível, enriquecendo a experiência acadêmica e preparando os alunos para carreiras de sucesso.