ter, 20 dezembro 2022 08:52
Pesquisa Unifor: Doutoranda desenvolve projeto sobre infecções por Covid-19 em grávidas
A iniciativa da médica Ana Nery Melo avalia a transmissão do vírus SARS-CoV-2 em gestantes, além de outros aspectos relacionados à pandemia
A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, é reconhecida por seus diversos estudos na área da saúde. Um desses projetos em desenvolvimento é a “Avaliação de potencial de transmissão do vírus SARS-CoV-2 em gestações associadas a infecção por Covid-19”, de autoria da médica Ana Nery Melo – aluna do Doutorado em Saúde Coletiva –, com orientação da professora Rosa Lívia Freitas.
A iniciativa tem como um dos objetivos analisar a ocorrência de transmissão vertical do vírus SARS-CoV-2 em gestantes infectadas em qualquer momento da gestação, independente da presença de sintomas. Outro fator abordado consiste em avaliar a resposta imune materna e neonatal após a vacinação materna para Covid-19 e fatores de risco da não vacinação.
“Elucidar a probabilidade do vírus provocar aborto espontâneo e/ou favorecer deficiências do desenvolvimento físico, motor e neurológico em crianças de mães expostas ao SARS-CoV-2 irá contribuir para que medidas assistenciais sejam adequadamente elaboradas, com o intuito de minimizar risco de transmissão vertical e, caso ocorra, diminuir os danos à saúde do concepto e da genitora a curto e a longo prazo” – Ana Nery Melo, doutoranda em Saúde Coletiva da Unifor e autora da pesquisa
Ana Nery ainda explica que o estudo necessita percorrer alguns passos importantes para os próximos meses, como por exemplo “avaliar o desenvolvimento em um núcleo de crianças das quais as mães foram infectadas pelo vírus SARS-CoV-2, em especial, as que apresentaram swab nasofaríngeo RT-PCR para reagentes ao nascer”. Isto acontece quando o exame aponta a presença do vírus nos primeiros dias de vida.
Aprovação em dois editais de pesquisa
O projeto teve desenvolvimento prático no Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha de Messejana), mais precisamente na maternidade de nível secundário da atenção à saúde. A escolha pela unidade de saúde se deu pelo fato deste ambiente ser propício para realização do estudo, além da colaboração de gestores e corpo clínico multidisciplinar.
Ainda neste período, a iniciativa foi aprovada em dois editais: um da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e outro da Unifor, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP). Nesse sentido, a realização de exames complementares da pesquisa aconteceu no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) e no Núcleo de Assistência Médica Integrada (NAMI).
“Com isso, conseguimos avançar na realização dos exames necessários para responder nossas perguntas de pesquisa”, explica Ana Nery. A pesquisadora ainda agradece aos equipamentos e à estrutura da Unifor pelo apoio na investigação.
Sobre a Pós-Graduação em Saúde Coletiva
O PPGSC da Unifor promove melhorias no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde nas instituições de origem, com visão integral do Sistema Único de Saúde (SUS) (Foto: Getty Images)
No Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor, os alunos são capazes de articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar, com a finalidade de desenvolvimento da ciência e tecnologia. Este programa valoriza o seu potencial científico, filosófico, cultural e ético, além de desenvolver a liderança para atuação nos diferentes contextos da saúde.
O PPGSC proporciona também a formação acadêmica em pesquisa através da incorporação dos avanços recentes, com enfoque em procedimentos metodológicos e desenvolvimento das habilidades científica e tecnológica. Isso porque é necessário lidar com as problemáticas de saúde local, regional e nacional, além de propor soluções para gerar benefícios à sociedade.