SIB Impact, startup acelerada pelo Unifor Hub, é semifinalista da Startup World Cup

qua, 11 setembro 2024 17:45

Principal produto da startup, o SIB Game foi apresentado para empresários e investidores nacionais e internacionais na Universidade de São Paulo (USP)

A Startup World Cup é considerada a maior competição de startups do mundo (Foto: Divulgação)

A startup SIB Impact, empresa acelerada pelo Unifor Hub, garantiu vaga entre as 40 semifinalistas da Startup World Cup (SWC), a maior competição de startups do mundo. Na ocasião, a empresa teve a oportunidade de apresentar seu principal produto, o SIB Game, para investidores nacionais e internacionais, na Universidade de São Paulo (USP), levando sua missão de impactar positivamente pessoas e negócios.

A CEO da SIB Impact, Larissa Gurjão, destaca a importância de participar do evento. “Foi muito bom para validar nosso modelo de negócios com investidores, receber feedbacks e ter um benchmarking dos pitches das demais startups, para implementar as melhorias na nossa”. O coordenador do Unifor Hub, professor Leo Lacerda, também comemora a conquista na SIB Impact por chegar à etapa semifinal de uma competição de grande magnitude para startups.

“Eu acho esse intercâmbio muito importante para o engajamento no ecossistema de inovação. Os membros da banca julgadora normalmente são pessoas que têm muita expertise de mercado nessa área, além dos investidores e da própria organização do evento no sentido de fazer esse contato perdurar. Outra grande vantagem é trazer tudo isso na bagagem. A SIB Impact volta muito mais animada, tanto para crescer quanto para compartilhar as experiências com as outras startups do Hub, motivando-as também”, avalia.

A Startup World Cup realiza mais de 100 eventos regionais na América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália. Cada vencedor regional competirá no Vale do Silício para a competição final em São Francisco, no dia 4 de outubro de 2024. Neste ano, o evento reúne mais de 50 mil participantes, 2.500 investidores e 500 palestrantes. A premiação final é de R$1 milhão de dólares.

Inovação é na Unifor!

O hub de inovação da Universidade de Fortaleza é um dos principais equipamentos do Parque Tecnológico (TEC Unifor) e mantém diversos programas que visam apoiar empreendedores interessados em criar, desenvolver e consolidar empresas, por meio do uso e compartilhamento de área física, infraestrutura, recursos, facilidades, serviços e programas de apoio. Um desses programas é a Aceleração de Startups, voltado para negócios digitais que já faturam e querem crescer, captar investimentos e escalar.

O Unifor Hub apoia empreendedores interessados em criar, desenvolver e/ou consolidar empresas (Foto: Ares Soares)

É exatamente nesse contexto que a SIB Impact está inserida. Fundada em 2019, a empresa conecta pessoas e organizações em prol da inovação socioambiental, por meio do Jogo da Inovação Sustentável Empresarial. O SIB game é uma ferramenta que ajuda empresas a enfrentarem problemas socioambientais, aplicando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a cenários empresariais reais.

O jogo desafia os participantes a tomarem decisões estratégicas que levem em consideração não apenas o lucro, mas também o impacto social e ambiental de suas ações. O objetivo, além de educar, é incentivar empreendedores a refletir em suas abordagens e repensar suas decisões, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas reais enfrentados no dia a dia.

“Tenho muito orgulho de como a SIB Impact criou uma ponte entre educação e ação no mundo real por meio do SIB Game. O impacto que geramos ao transformar conceitos abstratos em experiências gamificadas, interativas e que inspiram mudanças, é algo que valorizo muito. Legal também ver o reconhecimento internacional que estamos começando a conquistar e da comunidade de agentes de mudança que estamos formando”, afirma Larissa.

Programas do Unifor Hub

A Aceleração de Startups é um dos cinco programas do Unifor Hub. Cada um possui objetivos diferentes, apoiando startups de segmentos e tamanhos variados. São eles:

1. Bootcamp
O programa busca fomentar uma primeira experiência empreendedora nos alunos da Universidade de Fortaleza, ensinando-os todo o processo de criação de uma startup e fornecendo orientações sobre inserção no mercado.

2. Pré-aceleração
Programa com duração de seis meses voltado para startups que já possuem alguma ideia desenvolvida, mas ainda não estão faturando e precisam de suporte e conhecimento para validarem e expandirem seus produtos.

3. Aceleração
Programa com duração de um ano direcionado para negócios digitais que já faturam e querem crescer, captar investimento e atingir novos mercados.

4. Incubação de empresas
Programa com dois anos de duração em que empresas de base tecnológica (hardware, biotech, nanotech, entre outras) utilizam os laboratórios do TEC Unifor para o desenvolvimento de novas tecnologias.

5. Programa de inovação aberta
Realização de diagnósticos e estudos para empresas que querem criar os próximos produtos inovadores do seu mercado, além de conectá-las à comunidade acadêmica.

Os programas ganharam ainda mais impulso em 2023, com o investimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), proveniente da chamada pública “MCTI/Finep/FNDCT/CT – Verde Amarelo – Parques Tecnológicos Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”. Com os avanços, a expectativa é de que mais startups se beneficiem dos programas, por meio do apoio em infraestrutura, recursos, consultoria e eventos.

Unifor Hub
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (outros horários disponíveis mediante agendamento).
Local: sala M25, bloco M | Campus da Universidade de Fortaleza
Telefone: (85) 3477-3889 / (85) 3477-3890