TEC Unifor marca presença na Conferência ANPEI 2024, em São Paulo

sex, 6 setembro 2024 11:01

TEC Unifor marca presença na Conferência ANPEI 2024, em São Paulo

Gestores do parque tecnológico aproveitaram a oportunidade para dividir experiências e estabelecer novas conexões e parcerias


Naiderson Lucena e Ricardo Colares participaram da Conferência Anpei 2024 (Foto: Arquivo pessoal)
Naiderson Lucena e Ricardo Colares participaram da Conferência Anpei 2024 (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, incentiva a participação da comunidade acadêmica em eventos nacionais e internacionais, como forma de ampliar conexões e atualizar informações sobre práticas e tendências do mercado. 

Representando o TEC Unifor, Parque Tecnológico da instituição, os professores Ricardo Colares, assessor da Vice-Reitoria de Pesquisa para a área de Prospecção e Propriedade Intelectual; e Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da Unifor, participaram da Conferência Anpei 2024, um dos principais eventos nacionais na área de Pesquisa e Inovação. 

Ricardo Colares conta que a conferência rendeu muitas ideias e novos contatos. “Foi importante também para compararmos o potencial das empresas do Unifor Hub e do parque tecnológico com referências nacionais. Um dos pontos que certamente iremos trabalhar é no fomento à criação de startups Deep Techs oriundas de projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da Unifor", pontua o assessor. 

Para Naiderson Lucena, participar da Conferência Anpei é sempre uma oportunidade relevante para o desenvolvimento de novas conexões e parcerias com outras empresas, universidades e especialistas em tecnologia e inovação. "Estar presente nos dá visibilidade e reconhecimento por parte das empresas e do ecossistema de inovação para apresentar projetos e inovações presentes no TEC Unifor", afirma o coordenador. 

Parques tecnológicos são bastante atrativos para empresas que buscam por desenvolvimento e inovação: elas recebem incentivos tributários e apoio na captação de recursos; desenvolvem pesquisas embasadas no conhecimento acadêmico; têm contato direto com outras companhias nacionais e internacionais de tecnologia; entre diversos outros motivos. 

Eventos como a Conferência Anpei oferecem oportunidades de restabelecer contatos anteriores e realizar novos, atualizando a troca de experiências e buscando novas conexões, benéficas tanto para a universidade como para as organizações.

Sobre a Conferência Anpei 2024

Neste ano, a conferência foi comemorativa aos 40 anos da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do ex-ministro Sérgio Resende.

O evento reuniu cerca de 3 mil participantes ​de diferentes segmentos dos ecossistemas de inovação nacional e internacional: grandes empresas, startups, institutos de pesquisa, universidades, empresas de consultoria, bem como organizações de fomento como FINEP, Sebrae, entre outras.

Foram dois dias de programação intensa, com apresentações de projetos de inovação voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A sustentabilidade por meio da Eco Inovação e da Revolução Digital tiveram destaque no evento, que trouxe ainda os subtemas: Reindustrialização do Brasil, Sustentabilidade como um Motor Econômico, Energias Limpas e o Futuro da Pesquisa e Inovação.

A temática Startup Deep Tech também foi um tema recorrente no evento. Diferente das startups em geral, as deep techs possuem forte adoção de ciência e tecnologia na criação de soluções de impacto em escala mundial. Por fim, o uso intensivo de recursos digitais inovadores nas apresentações das empresas, com destaque para recursos e técnicas de IA e ciência de dados, estratégia denominada de Data-Driven Organizations

A temática das startups Deep Tech foi amplamente discutida no evento. Diferentemente das startups tradicionais, as deep techs possuem forte adoção de ciência e tecnologia na criação de soluções de impacto em escala mundial. Além disso, o uso intensivo de recursos digitais inovadores nas apresentações das empresas também foi destaque, com ênfase em inteligência artificial e ciência de dados, estratégia conhecida como Data-Driven Organizations."

Destaques da Conferência Anpei 2024

  • Empresas 

NuBank: Case de ambidestria organizacional.
PicPay: Case de transformação digital.

  • Startups 

Orby.co: Sistema de controle pioneiro para neuromodulação não invasiva e automação de reabilitação funcional.

  • Destaques institucionais 

Technion, Instituto de Tecnologia de Israel: Case de parceria de alto impacto entre universidade e indústria.
Programa Catalisa do Sebrae: Conecta pessoas e organizações para ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.

Sobre o TEC Unifor

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, em funcionamento desde 2017, integra empresas, startups, entidades governamentais, pesquisadores e estudantes. 

O TEC Unifor conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, fortalecendo o empreendedorismo e a parceria com o setor produtivo.

Atualmente, o TEC Unifor possui dez laboratórios que desenvolvem projetos de inovação em parceria com empresas nacionais e multinacionais, residentes e não residentes no parque. Cerca de 50 empresas e startups fazem parte do ecossistema de inovação da Unifor.

Serviço

TEC Unifor
Bloco M - Campus da Universidade de Fortaleza
Tel. (85) 3477 3889
inovacao@unifor.br