Vice-Reitoria de Pesquisa divulga editais nacionais e internacionais de apoio à pesquisa

qui, 19 setembro 2024 12:02

A publicação é feita de forma semanal e visa promover oportunidades que estão disponíveis no mercado

Os editais disponibilizam duas modalidades de inscrições e abrangem uma variedade de oportunidades de financiamento (Foto: Getty Images)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, anunciou novos editais de financiamento de diversos órgãos e entidades de pesquisa, com inscrições abertas para pesquisadores interessados em projetos em níveis nacional e internacional. Semanalmente, a universidade publica um boletim informativo com atualizações sobre os  novos editais de apoio à pesquisa.

Os editais disponibilizam duas modalidades de inscrição: contínua e com prazos específicos, abrangendo uma variedade de oportunidades de financiamento. Essas oportunidades estão divididas em três áreas principais: apoio à pesquisa, concessão de bolsas de estudo e reconhecimento acadêmico. Também existem projetos voltados para empresas, startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Essas iniciativas são fundamentais para o avanço da pesquisa acadêmica e científica, proporcionando os recursos necessários para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Elas incentivam a colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições, promovendo a troca de conhecimentos e experiências, o que potencializa a inovação no campo da pesquisa.

Um dos objetivos centrais é cultivar novas lideranças na área, capacitando pesquisadores para enfrentar desafios futuros e desenvolver soluções criativas para problemas contemporâneos.