null Vortex fecha parceria com líder global em infraestrutura para telecomunicações

Qua, 1 Junho 2022 16:22

Vortex fecha parceria com líder global em infraestrutura para telecomunicações

Ambiente de formação da Universidade de Fortaleza conquista cooperação com a empresa American Tower do Brasil (ATC)


Fernando Ferreira, coordenador de Formação e Inovação, foi um dos idealizadores da parceria. (Foto: Lucas Plutarcho)
Fernando Ferreira, coordenador de Formação e Inovação, foi um dos idealizadores da parceria. (Foto: Lucas Plutarcho)

O Vortex – ambiente de formação vinculado à Diretoria de Tecnologia (DTec) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – firmou parceria com a empresa American Tower do Brasil (ATC), líder global em infraestrutura para telecomunicações. A cooperação acontece por meio da plataforma IoT Labs, que permite o acesso da Unifor à Rede Neutra LoRaWAN para potencialização de projetos na área de internet das coisas (IoT).

Fernando Ferreira, coordenador de Formação e Inovação, explica que a Unifor será beneficiada pela parceria com a possibilidade de seus laboratórios de formação, pesquisa e inovação amadurecerem ainda mais as soluções desenvolvidas, especialmente em IoT. “São projetos que trarão benefícios de otimização de recursos, melhoria de atendimento e consequente satisfação dos alunos, tanto como clientes usuários quanto como desenvolvedores. Os discentes que participam de tais projetos terão acesso a novos conhecimentos e práticas que encontram-se na vanguarda”, pontua.

Responsável pelo Vortex, Fernando ainda destaca o diálogo com organizações conectadas à plataforma: “Como instituição de ensino de referência nacional, é importante a aproximação com parceiros que possuem objetivos semelhantes relacionados ao desenvolvimento intelectual do país. Desta forma, a Unifor reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da ciência e inovação”.

Iniciativa IoT Labs

O IoT Labs consiste em uma plataforma para instituições, clientes, desenvolvedores e estudantes entenderem a finalidade das aplicações em uma rede real – a Rede Neutra IoT LoRaWAN da American Tower – para viabilizar a internet das coisas e outras possibilidades a serem exploradas.

A LoRa é uma tecnologia de transmissão de dados wireless e oferece soluções para problemas em comunicação sem fio na forma de transmissões de longo alcance, baixo consumo de energia em sistemas de borda e transmissão segura de dados.

Sobre o Vortex

O Vortex tem a missão de contribuir para a formação de alunos na área de tecnologia da informação e comunicação. Isso ocorre por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, captados dentro e fora da Universidade, que buscam o desenvolvimento de soluções tecnológicas. 

Esse ambiente de formação atua com sistemas web responsivos, aplicações móveis, design de experiência e de interação do usuário (UX/UI design), inteligência artificial, internet das coisas (IoT), realidade aumentada e realidade virtual. Com mais de 10 anos de atuação, o equipamento adquiriu expertise na área da saúde (projetos ehealth e mhealth), mas também possui aplicações em todas as áreas de conhecimento da Universidade.

Serviço

Vortex
Contato: (85) 3477-3027 ou vortex@unifor.br 
Localização: Bloco M, sala 13

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.