“Tempo de Casa”: evento celebra o compromisso e as conquistas profissionais dos colaboradores da Unifor
A Gerência de Recursos Humanos (GRH), com apoio da Fundação Edson Queiroz, promoveu a segunda edição da Celebração “Tempo de Casa” para 47 colaboradores - que comemoraram 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho na Universidade de Fortaleza nos meses de Março e Abril/2026.
Realizado na tarde do dia 22/04, no auditório da Biblioteca, o encontro também teve a presença dos familiares dos homenageados, além de seus respectivos gestores e colegas de trabalho da Unifor. O encontro fez a entrega oficial das novas cordas de crachá, simbolizando as cores do Campus: Verde (5 anos), Roxo (10 anos), Laranja (15 anos), Bronze (20 anos), Prata (25 anos), Ouro (30 anos) e Diamante Vermelho (35 anos).
“Fico muito feliz em celebrar, pela segunda vez, esse tempo tão valioso da nossa gente, num evento que gera esse sentimento de pertencimento a uma instituição que recebemos muito e que praticamos, todos os dias, seu slogan: aprendemos muito e ensinamos da mesma forma. Além dos homenageados e dos seus familiares, hoje entregaremos também as novas fitas a três diamantes vermelhos, que completam 35 e 40 anos de instituição”, salientou a vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária, Adriana Helena Moreira, ao dar as boas vindas aos colaboradores.
Sobre as cores dos crachás
VERDE - Inspirada nas palmeiras, o verde
celebra 05 anos na Fundação, simbolizando o crescimento e a
ascensão;
ROXO - Inspirada nas orquídeas, o
roxo celebra 10 anos de Fundação, simbolizando a plenitude, a beleza
e o entusiasmo;
LARANJA - Inspirada nas
helicônias, o laranja celebra 15 anos de Fundação, simbolizando o
amadurecimento e a solidez de crescer juntos em uma parceria
frutífera.
BRONZE - O bronze celebra 20 anos
na Fundação, simbolizando a fortaleza de nossos colaboradores;
PRATA - A prata celebra 25 anos na Fundação,
simbolizando a “prata da casa”, a estabilidade e a resiliência;
OURO - O ouro celebra 30 anos na Fundação,
simbolizando a preciosidade e a eterna referência de uma história de
sucesso.
DIAMANTE VERMELHO - O diamante
vermelho celebra 35 anos ou mais na Fundação, simbolizando a
raridade e a eternidade. Homenagem ao legado deixado pelos
colaboradores que, há mais de 35 anos, fazem da Unifor um marco de
ensino superior de qualidade.
CONHEÇA OS
COLABORADORES HOMENAGEADOS
Período: Março e Abril/2026
5 ANOS
ANA LOURDES CAMURÇA FERNANDES
VASCONCELOS – CCS - MED. VETERINÁRIA
ANA PAULA DA SILVA CORREIA
SOARES – GRH - SESMT
ERIC SOUZA RIBEIRO – MARKETING -
SECRETARIA
FRANCISCO ANDERSON DE SOUSA LIMA – VRP - COORDENAÇÃO
DE INOVAÇÃO
RAFAELA YASMINE DE SOUSA FERREIRA – CCS - MEDICINA
10 ANOS
CAROLINE MOREIRA ARRUDA – CCS
- NUTRIÇÃO
ELCYANA BEZERRA CARVALHO – CCS - TERAPIA
OCUPACIONAL
FABIO RODRIGUES HOLANDA – CCJ - DIREITO
FERNANDO MATIAS DE SOUZA – DSG - HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA
FHAYENA ROCHA VALE – CCJ - ESCRITÓRIO PRÁTICA JURÍDICA
FRANCISCA DALVA ALVES DA SILVA – VRP - NUBEX
LEYDIANA COSTA
FERNANDES – BIBLIOTECA-EMPRESTIMO
MARIANA FONTENELE BRAGA DE
SENA – CCG - JORNALISMO
MONIQUE BEZERRA SILVA BATTISTI –
CONTABILIDADE
NAYANE MONTEIRO DE ALMEIDA – PÓS-GRAD -
DIRETORIA
PAULO SERGIO FERREIRA DA SILVA – DIV. DE SEGURANCA E
VIGILANCIA
RAIMUNDA LUZANIRA ALEXANDRE DE FREITAS – EYQ -
ADMINISTRATIVO
RICARDO REGIS MAIA RAMOS – DPO - PROJETOS, OBRAS E REFORMAS
15 ANOS
FELIPE FERREIRA DA SILVA –
GRAFICA
GENILSON DUARTE DE ABREU – CCG - ADMINISTRATIVO
KATIA CASTELO BRANCO MACHADO DIÓGENES – CCS - FISIOTERAPIA
MARIANA AGUIAR ALCANTARA DE BRITO – CCS - PSICOLOGIA
MARIANA
DIONÍSIO DE ANDRADE – CCJ - DIREITO
MAYRA SOARES DE MESQUITA
MORORO – CCT - ARQUITETURA E URBANISMO
TIAGO DE SOUSA FERREIRA –
DMT - HIDRÁULICA
VLÁDIA CELIA MONTEIRO PINHEIRO – VRE - MESTRADO
EM INFORMATICA
20 ANOS
CLAUDIO DA SILVA SANTOS – CCS
- ADMINISTRATIVO
SONIA CRISTINA COSME BEZERRA – PÓS-GRAD -
SECRETARIA
VERA LUCIA VIANA NABUCO – CCJ - ADMINISTRATIVO
25 ANOS
AILA MARIA LEITE SAMPAIO – CCG
- AUDIOVISUAL NOVAS MÍDIAS
GERARDO NIXON DE BRITO TORRES – DTEC
- SUPORTE TÉCNICO
GIVANILDO GOMES DE LIMA – DMT - CIVIL
GRACE TROCCOLI VITORINO – CCS - PSICOLOGIA
KAROL MOURA FAÇANHA –
VRE - ASSES REG E CONTR ACADÊMICO
LILIA MAIA DE MORAIS SALES –
VRE - MESTRADO EM DIREITO
MARCELO NOGUEIRA MAGALHÃES – DIPLAN -
DIRETORIA
NABOR DAS CHAGAS MENDONCA – VRE - MESTRADO EM INFORMÁTICA
30 ANOS
ANA VALESCA PINTO DE LIMA –
CCS - MEDICINA
EDUARDO ROCHA DIAS – VRE - MESTRADO EM
DIREITO
MARIA MARILENA ALVES TAVARES – CCS -
ADMINISTRATIVO
MARIA VERONICA COSTA FREIRE DE CARVALHO – CCS -
MEDICINA
NEUMA DO NASCIMENTO ROCHA DE SOUSA – CCS - ADM -
ODONTOLOGIA
RUI COLARES JUNIOR – CCS - MEDICINA
SÉRGIO
HENRIQUE ARRUDA CAVALCANTE FORTE – VRE - MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO
35 ANOS
MARCOS ANTONIO MONTEIRO
MARTINS (BOLA) – DSG - JARDINAGEM
40 ANOS
EDUARDO CÉSAR CORDEIRO LEITE –
CCT - ENG. CIVIL
PLÁCIDO ROGÉRIO PINHEIRO – VRE - MESTRADO EM INFORMÁTICA
PERFIS
DIAMANTE VERMELHO
Textos: Leonardo Bino
Fotos: Marjorie Zaranza
“A Unifor foi uma das universidades a que me dediquei a
vida inteira”

Plácido Rogério Pinheiro tem 40 anos de Unifor e
é professor do Mestrado em Informática
O que no início era por necessidade, hoje é por paixão. A
docência para o professor Plácido Rogério Pinheiro
saiu de única opção para uma escolha diária de ensinar e aprender, tal
qual faz a Unifor, onde ele completa 40 anos de trajetória na
Instituição.”Foi uma das universidades a que eu me dediquei a vida
inteira”, comenta.
Após lecionar matemática em colégios de Fortaleza, entrou na Unifor em 1986 por meio de um concurso e iniciou sua trajetória na área de Pesquisa Operacional. Posteriormente, ministrou disciplinas de cálculo para Engenharia e Administração. Mas para o matemático, o maior orgulho é o time da Pós-graduação em Informática Aplicada. “Fui coordenador por cerca de 20 anos. E ter permitido a construção do mestrado, a construção do doutorado, ter formado quase 300 mestres e 30 doutores, isso me deixou extremamente feliz”.
À frente da gestão, Plácido afirma que cresceu muito como profissional, criando um vínculo de confiança com a Universidade, que se estende até os dias atuais. “Você acha que, por ter doutorado, já é um profissional preparado para gestão. Não é. Ser gestor ajuda você a crescer, principalmente no relacionamento e tratamento com as pessoas. E isso é uma das coisas que me trouxerem alegria na minha profissão”, confessa.
Atualmente com 69 anos, Plácido dedica seu tempo livre a duas atividades: montar miniaturas e Jardinagem. Assim como nutre esses passatempos, o sentimento de gratidão prevalece. “Eu sou extremamente grato à Universidade de Fortaleza, à Fundação Edson Queiroz. Só tenho que dizer muito obrigado”, conclui o professor.
“Para você ser reconhecido, tem que mostrar quem você é”

Bola 7 (Marcos Antônio Monteiro Martins) tem 35 anos de
Unifor e é jardineiro na Divisão de Serviços Gerais (DSG)
Marcos Antônio Monteiro Martins soa familiar? Mais conhecido como Bola 7, o jardineiro completa 35 anos ajudando a manter o Campus da Unifor como o mais lindo do Brasil. Nascido em Morada Nova em 1972, entrou na Instituição no primeiro dia de Março de 1991. Para Bola, é como se fosse ontem. “A minha experiência é o dia a dia. Cada dia é um desafio e eu levo isso como uma felicidade”, enfatiza..
Bola conta como a equipe de trabalho é importante para encarar os percalços de cada dia para manter a natureza da Universidade. “A gente nunca é só; a gente sempre tem o companheiro. Uma mão ajuda a outra, e as duas se lavam”, comenta o jardineiro.
O apelido Bola 7 surge com a brincadeira de um colega de trabalho, pelo jeito divertido de Marcos. Entre os tantos momentos marcantes do seu trabalho, o jardineiro ajudou a criar o gramado do campo de futebol da Unifor. “Fomos nós que fizemos aquele campo; Pegamos as forquilhas, passamos um trator que o então prefeito tinha aqui, cortamos o mato todinho”, relembra.
Bola já presenciou diversas mudanças no Campus da Unifor, mas o que permanece é o seu amor pelo espaço e pela profissão. Chegou a conhecer o Dr. Ayrton Queiroz, que após um problema de audição de sua esposa, pagou o aparelho de som para a família de Marcos. O pedido teve a coordenadora de Gente e Gestão da GRH, Regina Morais, como intermediadora. “A Unifor nos deu o aparelho e não paguei nenhum centavo. Pronto, para quê alegria maior que essa? Reconhecimento maior que esse?”, pergunta.
Bola 7, assim como irriga as plantas do Campus, também nutre e preserva essa relação de confiança e felicidade com a Unifor. Ele agradece o reconhecimento por seus 35 anos de contribuição. “Para você ser reconhecido, tem que mostrar quem você é. Não adianta fazer o mundo, faça o seu e tenha seu valor”, conclui.










