Aluna ingressante de Terapia Ocupacional compartilha expectativas sobre o futuro profissional

qua, 3 julho 2024 17:17

Em oferta para o semestre 2024.2, a graduação nasce com uma proposta renovada e alinhada às exigências do mercado de trabalho contemporâneo

Lia Campos deseja se tornar terapeuta ocupacional para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas na sociedade (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançou, para o semestre 2024.2, o curso de Terapia Ocupacional. Por meio de uma matriz curricular voltada à formação de profissionais qualificados e capacitados para atuar em diversas áreas da saúde, a graduação nasce com uma proposta renovada e totalmente alinhada às exigências do mercado de trabalho contemporâneo.

Com inscrições abertas em diversas modalidades de ingresso, o curso de Terapia Ocupacional está recebendo os seus primeiros alunos matriculados. Entre eles, destaca-se Lia Campos, uma jovem de 21 anos que compartilha suas expectativas e entusiasmo para o futuro acadêmico e profissional.

Lia, desde a adolescência, sentia uma inclinação especial para a área de Terapia Ocupacional, embora não soubesse exatamente o que a profissão envolvia. "Quando tinha 17 anos, um amigo virou pra mim e disse 'tu tem muita cara de Terapia Ocupacional'. Nessa época, eu nem sabia o que era, estava no meu 3º ano do ensino médio sem saber o que eu realmente queria. Quando ele falou, fui pesquisar e me apaixonei pelo curso. Cada vez que eu pesquisava, tinha mais certeza que queria cursar", relata.

Apesar da grande identificação na época, ela não achou uma boa oferta da graduação em Fortaleza e acabou optando por outra área temporariamente. Mas agora, com o lançamento do curso pela Unifor, a espera de Lia finalmente acabou.

Segundo ela, a escolha pela universidade não foi difícil, considerando a excelência da instituição e sua tradição em formar profissionais competentes, como sua própria mãe. "A Unifor é a melhor universidade particular do Nordeste. Quando abriu o curso, não foi muito difícil me ganhar, pois já é uma universidade que, além de ser muito boa no ensino, ajuda os alunos, com estágios, especialização e tudo mais", destaca Lia.

O que mais a encanta na Terapia Ocupacional é o poder de cuidar do próximo. "O cuidado com o outro, seja dentro de clínicas, hospitais, escolas e muito mais, a parte de estar melhorando a vida de alguém me encanta", compartilha com brilho nos olhos. Essa paixão pelo cuidado e pelo impacto positivo que pode causar na vida dos outros é o que motiva Lia a se dedicar ao curso e ao futuro profissional que a espera.

As expectativas da nova aluna para o curso são altas, como ela mesma admite. "Minha expectativa está bem alta, espero isso desde que tinha 17 anos, não vejo a hora de começar", diz ansiosamente. Ela se vê no futuro atuando em hospitais, onde deseja ajudar os pacientes a terem uma vida melhor.

Com estudantes como Lia, que trazem consigo um espírito de cuidado, paixão e dedicação, o curso de Terapia Ocupacional da Unifor visa se consolidar na formação de profissionais de excelência e comprometidos com o bem-estar da sociedade.

Estude Terapia Ocupacional na melhor

Com duração de quatro anos e ofertado no período noturno, o curso de Terapia Ocupacional da Unifor está focado em proporcionar aos alunos uma formação completa e atualizada, com ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, vai contar com os laboratórios multidisciplinares do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), um dos mais modernos centros de atendimento médico e de aprendizagem na saúde das regiões Norte e Nordeste.

+ Procura por terapeutas ocupacionais cresce 35% nos últimos dois anos

Quer fazer parte dessa história? O processo seletivo para o semestre 2024.2 segue aberto. Como forma de ingresso, o candidato pode optar por vestibular agendado, utilizar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nota de vestibulares anteriores da Unifor, bem como realizar reabertura de curso, transferência de instituição ou segunda graduação. Além disso, os interessados em cursar Terapia Ocupacional na Unifor terão à disposição um leque de descontos especiais, como:

• Egressos Unifor: 30%
  • Desconto por curso noturno: 30%
  • Com idade igual ou superior a 50 anos: 40%

(*) Os descontos não são cumulativos