CSE Informa: A relação entre pesquisa científica e o ato de pesquisar

seg, 11 novembro 2024 16:09

CSE Informa: A relação entre pesquisa científica e o ato de pesquisar

Compreender que a pesquisa e a vida caminham juntas é essencial para o desenvolvimento científico


Momentos de ócio criativo, mudanças de tema e até desistências de conceito fazem parte do processo de pesquisa (Ilustração: Getty Images)
Momentos de ócio criativo, mudanças de tema e até desistências de conceito fazem parte do processo de pesquisa (Ilustração: Getty Images)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)

Durante a vida acadêmica, muitos estudantes encontram dificuldades para iniciar suas pesquisas. Repletos de dúvidas e sem saber por onde começar, recorrem a professores e orientadores em busca de modelos que sirvam de inspiração e forneçam uma estrutura padrão, facilitando o desenvolvimento de seus trabalhos.

No entanto, um dos primeiros pontos a compreender sobre a pesquisa é que não há uma separação entre o ato de pesquisar e a vida; ambos acontecem ao mesmo tempo, de forma entrelaçada. Todo o caminho, desde as etapas iniciais até o resultado ou texto final, faz parte da pesquisa. Assim, quando os alunos pedem um modelo, se sentem aflitos, desistem de temas ou selecionam outros, estão também vivenciando o processo de pesquisa.


Participar de grupos de estudo e produzir artigos colaborativos são ótimas maneiras de definir o tema sobre o qual pesquisar e escrever (Ilustração: Getty Images)

Portanto, quais são os critérios para escolher o que pesquisar e, consequentemente, escrever?

  • Observe durante as aulas quais temas e conteúdos mais chamam sua atenção. O que desperta seu interesse?;
  • Leia e pesquise mais sobre esse tema, aprofundando-se nele. Procure referências em livros e artigos já publicados; 
  • Familiarize-se com o debate atual sobre o assunto, evitando discussões ultrapassadas.
  • Participe de grupos de estudo ou procure professores que promovam debates sobre o tema. Quanto mais estamos envolvidos em diálogos, mais aprendemos sobre o que queremos pesquisar;
  • Apresente comunicações, resumos expandidos, palestras ou oficinas sobre o seu tema. Torne-se um especialista;
  • Elabore suas primeiras escritas. Produza artigos colaborativos com outros alunos ou professores, pois entender a escrita pelo ato de escrever é essencial para o aprendizado.

Mãos à obra!

Para facilitar o processo de escrita, é essencial entender o tipo de trabalho a ser desenvolvido, pois cada formato possui características específicas. Será um artigo, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma dissertação, uma tese, uma apresentação oral ou um banner?  

Essas informações são fáceis de encontrar, pois geralmente fazem parte dos requisitos estipulados por quem solicita o trabalho. Eventos e programas de pós-graduação, por exemplo, costumam disponibilizar essas orientações em uma seção específica em seus sites.

Além disso, é fundamental saber qual formatação usar (Apa, ABNT, Vancouver, etc) e utilizar autores especialistas nas referências. Evite "citação de citação" e prefira sempre a citação original e direta.

Por fim, revise o texto final em termos gramaticais e bibliográficos. Escolha revistas renomadas e confiáveis, que tratem o processo de editoração com rigor. 


O processo de pesquisa está diretamente entrelaçado ao simples ato de viver (Ilustração: Getty Images)

Importante ressaltar que momentos de ócio criativo, mudanças de tema e até desistências de conceito fazem parte do processo de pesquisa. Organizar-se a partir dessa perspectiva torna o processo mais saudável, priorizando a saúde mental de todos os envolvidos na pesquisa – autores, professores e orientadores.

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A coluna CSE Informa é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.