Educação antirracista é tema de aula aberta ministrada por Bruno Lessa
Iniciativa é realizada pelo Coletivo Negrada
No próximo dia 30 de março, o Coletivo Negrada, composto por estudantes negros de variados cursos da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promoverá aula aberta sobre o tema “Educação Antirracista: caminhos para uma sociedade sem discriminação”, ministrada pelo professor do curso de Administração, Bruno Lessa, às 9h30, no Teatro Celina Queiroz.
O evento é alusivo ao dia 21 de março, data marcada como Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial; e ao dia 25 de março, Data Magna no Ceará, que marca a abolição da escravidão no Estado quatro anos antes do resto do Brasil.
A iniciativa é a segunda intervenção cultural no campus, visando a conscientização antirracista entre os membros da comunidade acadêmica. E conta com o apoio do Laboratório de Estudos Sobre Processos de Exclusão Social (LEPES) e da TV Unifor.
Também como parte da programação, a TV Unifor lançará, no dia 24 de março, uma série de vídeos curtos nos quais Bruno Lessa responderá dúvidas sobre questões étnico-raciais. Além disso, o Coletivo está articulando a primeira “Mostra Mundo Black Fortal” — exposição de projetos e artistas da Capital cearense que visa exaltar e divulgar a arte dos participantes.
“Acreditamos que a promoção dos trabalhos idealizados por pessoas pretas é uma forma de luta contra a discriminação”, pontua Dhara Amorim, estudante do curso de Jornalismo e uma das coordenadoras do Coletivo.
Conforme a estudante, no último dia 21, iniciou-se uma série de ações de conscientização sobre o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Na página @negrada.unifor, os estudantes têm divulgado ilustrações em quadrinhos mostrando a importância da data e de uma educação antirracista no espaço acadêmico.
Coletivo Negrada
Coordenado pelas estudantes Dhara Amorim e Magi do Carmo, do curso de Cinema e Audiovisual, o Coletivo Negrada visa incentivar debates sobre questões raciais e promover a cultura negra entre a comunidade acadêmica na Unifor.
O grupo, que atualmente conta com 52 integrantes, entre docentes, discente e colaboradores da Universidade, conta ainda com o design de Alexandre Bilio, estudante de Cinema e Audiovisual, e a produção de Vinicius Pereira, aluno de Psicologia e pesquisador do LEPES.
Dos dias 21 a 25 de novembro de 2022, o Coletivo realizou a I Semana de Consciência Negra da Unifor, ocupando o campus com manifestações culturais afrobrasileiras. Fez parte da programação palestras direcionadas à negritude e uma mostra de filmes negros.
Serviço
Aula aberta “Educação Antirracista: caminhos para uma sociedade sem discriminação” com Bruno Lessa
Data: 30 de março, quinta-feira
Horário: 9h30
Local: Teatro Celina Queiroz
Mais informações: @negrada.unifor