Grupo de Estudos Bate-bola Acadêmico realiza evento para discutir modelos de gestão no futebol
O Grupo realiza pesquisas no âmbito administrativo e contábil, incentivando a pesquisa social aplicada e a conexão entre a Universidade, sociedade civil e o mercado do futebol

O Grupo de Estudos Bate-bola Acadêmico, do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará, no dia 25 de fevereiro, o evento “Gestão e Governança no Esporte: Desafios e Perspectivas Lusobrasileiras”. A iniciativa ocorrerá no Auditório da Biblioteca, das 7h30 às 22h, e é voltada a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Gestão, Comunicação, Educação Física e Direito, além de profissionais do mercado esportivo, gestores públicos, pesquisadores e entusiastas da indústria do esporte.
O evento tem o objetivo de promover um intercâmbio de alto nível entre a prática profissional dos maiores players do mercado esportivo e a produção científica acadêmica. Na oportunidade, será discutido como a gestão profissional e a governança corporativa são os pilares para o sucesso econômico e esportivo no futebol moderno.
Para isso, temas como integridade e compliance, logística de megaeventos, fair play financeiro, controle, transparência e a internacionalização da ciência do esporte serão abordados ao longo da programação.
“Esses temas são cruciais no cenário atual, onde os clubes brasileiros e portugueses se transformam em SAFs/SADs e buscam modelos de gestão de classe mundial para garantir sustentabilidade e competitividade global”, destaca Anna Beatriz Maia, coordenadora do Grupo Bate-Bola Acadêmico e do Núcleo de Inovação e Pesquisa do CCG.
A iniciativa ainda busca fomentar reflexões sobre a necessidade urgente de profissionalização das instituições esportivas locais, inspiradas em cases de sucesso nacionais e internacionais, além de consolidar a Unifor como um polo de referência no debate sobre gestão esportiva no Nordeste.
Para os estudantes, o evento representa uma valiosa contribuição para a formação, impulsionando a capacidade crítica dos alunos e o desenvolvimento do conhecimento técnico. “O grupo estimula o estudante a olhar para o esporte além das quatro linhas, compreendendo-o como uma indústria complexa que exige ética, dados e ciência”, comenta a professora.
Com o intuito de enriquecer a discussão, as atividades reunirão nomes relevantes do setor, possibilitando que os alunos tenham contato direto com autoridades responsáveis pela formulação de políticas públicas e com executivos que tomam decisões estratégicas nas principais organizações esportivas do mundo. “Essa troca é o que permite unir a teoria acadêmica à prática real do mercado de alto rendimento”, salienta a coordenadora.
Diante disso, lideranças responsáveis pela gestão do esporte no estado e no país estarão presentes, como Rogério Pinheiro (secretário do Esporte do Ceará), Mauro Carmélio (presidente da Federação Cearense de Futebol e representante da FIFA/CBF), professor Kleber Ribeiro (gestor do CIGESP/IFCE e referência em pesquisa e gestão esportiva no Brasil) e Wilson Saboia, docente da Unifor e técnico da seleção brasileira de futsal feminino (eleito melhor do mundo).
Além disso, Daniel Santos (controller do Palmeiras), Jaqueline Oliveira (compliance do São Paulo FC), Roberto Siviero (consultor da FIFA) e a professora Silvia Rebouças (ISMAT/Portugal) contribuirão com os debates por meio de painéis técnicos.
Professores e alunos membros do Bate-bola Acadêmico também estarão presentes. Entre os demais convidados da Unifor confirmados estão Anna Beatriz Maia, coordenadora do grupo e presidente da Comissão Técnica de Normas Brasileiras de Contabilidades Aplicadas a Entidades Desportivas do CRC-CE, e Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Unifor.
Serviço
Gestão e Governança no Esporte: Desafios e Perspectivas Lusobrasileiras
Data: 25 de fevereiro
Horário: 7h30 às 22h
Local: Auditório da Biblioteca
Inscreva-se!
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo principalmente para o alcance do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, do ODS 4 – Educação de Qualidade, do ODS 5 – Igualdade de Gênero e do ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. A iniciativa também dialoga com o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, ao promover a integração entre ciência, gestão, ética e práticas profissionais do esporte em um contexto de cooperação acadêmica e intercâmbio internacional.
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com a formação crítica e interdisciplinar de estudantes, com a valorização do conhecimento técnico e científico aplicado ao esporte, e com o fortalecimento de redes de pesquisa e inovação no setor esportivo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e profissional das instituições e profissionais envolvidos.
Programação
Programação - 25 de fevereiro
- 09h00: Solenidade de Abertura (SESPORTE, FCF e IFCE).
- 10h00: Painel: Governança e Integridade nos Clubes (Jaqueline Oliveira - SPFC).
- 11h00: Painel: Governança e Gestão de Classe Mundial (Roberto Siviero - FIFA).
- 14h00 – 16h00: Visita Técnica à Arena Castelão.
- 19h00: Conferência Magna: Controle e Transparência (Daniel Santos - Palmeiras).
- 20h: Painel: Internacionalização e Ciência (Profa. Silvia Rebouças - Portugal: ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) e ESGHT-UAlg (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve)).
- 21h: Mesa Redonda: Conexões Acadêmicas e o Futuro da Gestão (Membros do Grupo de Pesquisa Bate-Bola Acadêmico).