seg, 22 dezembro 2025 15:28
O que assistir nas férias: 8 filmes e séries para entrar no clima de fim de ano
Além das dicas, professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor fala sobre como o streaming impulsiona produções temáticas e inspira uma seleção de indicações para o período

Com a aproximação do fim do ano, filmes e séries temáticas voltam a ocupar as telas das salas de exibição e de dentro de casa. Histórias ambientadas no Natal, no Ano Novo e em clima de férias escolares ganham espaço nos cinemas e, principalmente, nas plataformas de streaming.
O fenômeno vai além das telas e envolve também o mercado editorial, que segue alimentando histórias facilmente adaptáveis ao cinema e às séries. Segundo uma análise da empresa de dados Parrot Analytics, o número de filmes natalinos cresceu aproximadamente seis vezes entre 2000 e 2023.
Para Ana Paula Vieira, mestra em Artes e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, os streamings entenderam muito cedo que o fim de ano é o momento em que as pessoas estão mais em casa e estão mais abertas emocionalmente.
“O Natal e o Ano Novo também são datas com muitas memórias, muitas expectativas. Então, investir nesse tipo de conteúdo ajuda a criar uma conexão mais direta com o público”, pontua.
Entre emoção, recomeços e estratégia de mercado
Para além de narrativas natalinas, outras histórias ganham destaque. Ainda de acordo com a empresa Parrot Analytics, a receita gerada por filmes temáticos de final de ano contribuíram com cerca de US$132 milhões em receita global apenas no quarto trimestre de 2023.
Ana Paula destaca que temas como recomeço, fechamento de ciclo e reflexões pessoais cativam a atenção do público. “Fim de ano é quase que uma pausa coletiva, então acho que faz muito sentido que o cinema e as séries tragam esses personagens que também estão fazendo essa mudança de rota ou estão em algum conflito que gera um desejo de recomeçar algo novo”, comenta.
Nesse contexto, o audiovisual passou a desempenhar um papel importante na construção do “clima de final de ano”. A professora afirma que os filmes e séries ajudam a criar uma atmosfera compartilhada de um encerramento de ciclo ou ao oferecer uma experiência mais individual, marcada por conforto, nostalgia e reflexão.
“O audiovisual tem participado ativamente dessa construção de clima de final de ano, porque é isso: são narrativas que estão acolhendo, emocionando e, principalmente, ajudando a simbolizar esse momento de transição de um ano para o outro” — Ana Paula Vieira, professora do curso de Cinema e Audiovisual
Indicações de filmes e séries
Entre narrativas de Natal, Ano Novo e férias, as produções audiovisuais se tornam tradicionais nessa época do ano. Títulos de romance, comédia, ação e para a família inteira são os mais produzidos e procurados.
A seleção a seguir reúne obras que atravessam diferentes gêneros e formatos, funcionando tanto como entretenimento quanto como convite à reflexão e ao acolhimento típico das festas de fim de ano.
- O Segredo do Papai Noel (2025) — Comédia/Romance
Lançado em dezembro deste ano, o filme conta a história de Taylor (Alexandra Breckenridge), uma mãe solteira que se disfarça de homem para conseguir o emprego de Papai Noel em uma estação de esqui de luxo. Seus sentimentos pelo gerente, no entanto, complicam as coisas.
Disponível na Netflix
- Esqueceram de Mim (1990) — Infantil/Comédia
Um clássico natalino, o longa-metragem mostra um pouco sobre Kevin (Macaulay Culkin), de apenas oito anos, um garoto encrenqueiro que foi acidentalmente esquecido sozinho em casa pela família durante as férias de Natal.
Disponível no Disney+
- Duro de Matar (1988) — Ação
A obra se tornou uma tradição de Natal ao contar a história do policial de Nova York John McClane (Bruce Willis) que, durante uma visita de Natal à sua esposa em Los Angeles, se vê preso em um arranha-céu ocupado por terroristas alemães liderados por Hans Gruber, precisando usar sua inteligência e coragem para resgatá-la e impedir o roubo do prédio sozinho, tornando-se o único herói contra os bandidos.
Disponível no Disney+ e no Amazon Prime Video
- Noite de Ano Novo (2011) — Comédia/Romance
O filme mostra várias histórias de casais e solteiros que se entrelaçam em Nova Iorque, na véspera do Ano Novo, a noite mais deslumbrante do ano. O longa é estrelado por grandes nomes como Michelle Pfeiffer, Robert De Niro e Halle Berry.
Disponível no HBO Max, no Amazon Prime Video e na Apple TV
- Dash & Lily (2020) – Série/Romance
A série baseada nos livros “O Caderninho de Desafios de Dash & Lily” possui uma temporada (8 episódios). A obra mostra a história de Dash e Lily, que se conhecem e se apaixonam através de um caderno vermelho de desafios deixado em uma livraria em Nova Iorque durante o Natal, trocando segredos e desejos sem se verem, desenvolvendo uma conexão mágica e enfrentando seus próprios problemas pessoais.
Disponível na Netflix
- Dias Perfeitos (2023) – Drama/Ficção
A obra, lançada em 2023, conta sobre Hirayama (Koji Yakusho), zelador dos banheiros públicos de Tóquio, conciliando seu trabalho com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados.
“Apesar de não ser natalino, eu acho que conversa muito com o espírito do final de ano. Porque é um filme que propõe um ritmo mais desacelerado, assim. Então, é um filme que está atento aos pequenos gestos”, indica a professora Ana Paula Vieira.
Disponível na Netflix, no Amazon Prime Video e na Apple TV
- Gente Grande (2010) – Comédia
Em clima de férias, o filme conta a história de cinco amigos de longa data que venceram o campeonato de basquete do ensino médio em 1978. Eles se reencontram três décadas depois, acompanhados de suas esposas e filhos, para celebrar o feriado de 4 de julho depois de saber da morte repentina de seu treinador de basquete.
Disponível na Netflix, no Amazon Prime Video e na HBO Max
- Tudo Bem no Natal que Vem (2021) – Comédia/Drama
O longa brasileiro mostra a história de Jorge (Leandro Hassum), um homem que odeia o Natal por ter nascido na data e sofre um acidente na véspera do feriado e acorda um ano depois, sem lembranças do que ocorreu nesse período de tempo.
Disponível na Netflix