sex, 5 dezembro 2025 14:25
Pesquisador da Unifor recebe prêmio científico em congresso na Colômbia
O VI Congresso Colombiano de Bioquímica e Biologia Molecular reuniu estudantes e pesquisadores para apresentarem suas pesquisas

O pesquisador Edson Oliveira, da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, foi premiado no VI Congresso Colombiano de Bioquímica e Biologia Molecular, realizado em Medellín, na Colômbia, entre os dias 19 e 21 de novembro. A premiação foi na categoria pôster, na área de Ciências Ômicas e Bioinformática, pelo projeto “Caracterização Genômica, Transcriptômica e Estrutural do Gene da Tripanotiona Redutase em Diferentes Cepas de Trypanosoma cruzi”, financiado pelo Edital R Nº 66/2024 do Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa.
Segundo Edson, o objetivo da pesquisa foi caracterizar geneticamente, e no nível de expressão, a enzima tripanotiona redutase em diferentes cepas de Trypanosoma cruzi, identificando variações que influenciam sua função e avaliando seu potencial como alvo terapêutico para novos tratamentos da Doença de Chagas.
Ele explica que o estudo contribui para o desenvolvimento de novos tratamentos contra a Doença de Chagas, uma enfermidade que afeta milhões de pessoas. Ao identificar alvos terapêuticos mais precisos, o pesquisador conta que o estudo pode auxiliar no desenvolvimento de medicamentos mais eficazes e seguros, beneficiando especialmente populações vulneráveis e fortalecendo a inovação científica na área da saúde.
Edson destaca a sua felicidade e diz ter sido uma experiência enriquecedora. “Apresentar em espanhol e interagir com pesquisadores de diversos países mostrou que a pesquisa realizada no Brasil, especialmente na Unifor, está em nível competitivo internacional. Isso reforçou a qualidade e o impacto do que estamos produzindo”.
“A participação em eventos como esse é essencial para demonstrarmos o potencial da pesquisa brasileira e ampliarmos colaborações internacionais. Ainda existem desafios, como idioma e logística, mas vêm sendo superados pelo empenho e qualificação crescente dos nossos pesquisadores” - Edson Oliveira, (Foto: Arquivo pessoal)
O pesquisador ressalta que essa conquista representa um reconhecimento importante do trabalho científico desenvolvido na universidade. Para ele, ser avaliado de forma imparcial e receber a premiação reforça a qualidade das pesquisas que são conduzidas na instituição, incluíndo alunos de iniciação científica. Isso tudo fortalece a confiança na sua trajetória e reafirma que a Unifor está produzindo ciência competitiva e relevante.
“Minha participação no congresso só foi possível graças ao financiamento do Edital. Ampliar o número de projetos contemplados, aumentar o valor dos financiamentos e criar mecanismos específicos para pesquisadores que atuam exclusivamente em pesquisa são medidas essenciais. Além disso, editais voltados especialmente para jovens pesquisadores ajudam a abrir portas e a fortalecer nossa inserção internacional”, declara.
O estudo foi desenvolvido com a participação das alunas de Iniciação Científica, Aila Maria Melo e Julia Geyziana Araújo, ambas do curso de Farmácia da Unifor, em colaboração com a professora Maria Angelina Medeiros, do curso de Medicina.
Esta notícia se alinha aos ODS da Agenda 2030 ao mostrar como a pesquisa científica gera impacto em saúde, formação acadêmica, inovação e cooperação internacional. Assim, contribui especialmente para os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). O estudo sobre a Doença de Chagas busca novos alvos terapêuticos e tratamentos mais eficazes, beneficiando populações vulneráveis. Ao envolver alunas de iniciação científica e docentes, fortalece a formação de pesquisadores. O uso de ciências ômicas e bioinformática reforça a inovação em saúde, e a premiação em congresso internacional amplia redes de colaboração e visibilidade da ciência produzida na Unifor.
Com esse reconhecimento, a Unifor reafirma seu compromisso com ciência de excelência, socialmente relevante e conectada a parcerias que ampliam seu impacto.