Professor do CCJ lança livro sobre guerra cibernética no contexto da segurança nacional

Professor do CCJ lança livro sobre guerra cibernética no contexto da segurança nacional

Obra de Rafael Mota será lançada no dia 24 de agosto, às 19h, no Auditório da Biblioteca Central; evento é aberto ao público


Livro parte da análise de ameaças cibernéticas derivadas de ações criminosas, terroristas e militares lançadas contra o estado (Foto: Acervo pessoal)
Livro parte da análise de ameaças cibernéticas derivadas de ações criminosas, terroristas e militares lançadas contra o estado (Foto: Acervo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, vai promover o lançamento do livro “A Guerra Cibernética e a Estrutura Constitucional Brasileira de Proteção da Soberania”, de autoria de Rafael Mota, docente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor. O evento será aberto ao público e realizado no dia 24 de agosto, às 19h, no Auditório da Biblioteca Central. 

O livro, que é fruto da tese de doutorado do professor, apresenta uma análise das ameaças cibernéticas derivadas de ações criminosas, terroristas e militares lançadas contra o estado, com intuito de aprofundar o questionamento: “Os estados constitucionais de exceção previstos na Constituição Federal de 1988 são eficazes para proteger a soberania nacional?”.

Segundo o docente, a temática apresentada é de grande importância não só para a comunidade acadêmica, mas também para toda a sociedade, visto que as pessoas e o Estado estão cada vez mais dependentes do uso de ferramentas informáticas. 

“O ciberespaço passa a ser um ambiente cada dia mais popular. Esse fator naturalmente exige uma maior reflexão referente à questões de segurança pública e defesa nacional, pois as ações realizadas virtualmente podem atingir a população de forma rápida e grave”, destaca o docente. 


Capa do livro de Rafael Mota, docente do CCJ da Unifor (Foto: Acervo pessoal)

Além disso, Rafael ressalta  que a obra não trata apenas de questões cibernéticas, especialmente relacionadas às ações criminosas e militares, mas de uma discussão profunda sobre as estruturas constitucionais brasileiras relacionadas aos estados de exceção previstos no texto da carta fundamental.

“A utilização de meios virtuais para a promoção de conflitos militares é uma realidade atual e que vem transformando o cenário bélico no mundo, o que exige de pesquisadores das mais variadas áreas uma reflexão profunda sobre o tema”, declara. 

Sobre o autor 

Rafael Mota é advogado criminalista. Especialista em Direito Processual Penal, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Unifor, e pós-doutor em Ciências Militares. Possui curso de Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra da Colômbia e da Escola Superior de Guerra do Exército do Peru. Desenvolve pesquisas sobre direito, tecnologia e guerra. Além disso, é palestrante nacional e internacional.

Serviço 

Lançamento do livro “A Guerra Cibernética e a Estrutura Constitucional Brasileira de Proteção da Soberania” 
Data: 24 de agosto 
Horário: 19h 
Local: Auditório da Biblioteca Central