Revista Pensar lança 30ª edição em evento com presença de editores jurídicos de destaque
O lançamento ocorre durante seminário que reúne editores de periódicos Qualis A1 de todo o país, referentes ao quadriênio 2017 - 2020

O curso de Direito da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove, no dia 2 de outubro, uma sessão especial de lançamento da Revista Pensar, volume 30 (2025), às 16h, na sala B45, seguida de uma programação cultural. A cerimônia será aberta ao público e contará com a presença de editores-chefes de algumas das revistas jurídicas mais relevantes do país.
O lançamento integra a programação do VIII Seminário de Periódicos Jurídicos Brasileiros, que será realizado nos dias 2 e 3 de outubro, em parceria com a FGV Direito Rio. Embora o seminário tenha acesso restrito, a sessão de lançamento representa um momento de abertura à comunidade acadêmica, reforçando o compromisso da Unifor com a difusão do conhecimento jurídico.
O evento contará com a presença de cerca de 25 editores-chefes de periódicos jurídicos de alto impacto, com destaque para revistas classificadas como Qualis A1. A iniciativa pretende criar um ambiente qualificado para a troca de experiências entre as principais publicações jurídicas do país. Entre os expositores, estarão representantes dos indexadores internacionais Scopus e Web of Science, ampliando o debate sobre a visibilidade e o reconhecimento das publicações acadêmicas.
Segundo o professor Sidney Filho, do curso de Direito e editor-chefe da publicação, a Revista Pensar visa fomentar a produção científica qualificada na área jurídica, promovendo o diálogo entre pesquisadores nacionais e internacionais em torno de temas relevantes, inovadores e com impacto social. Para 2025, segundo ele, a equipe editorial busca reforçar o compromisso com a ciência aberta, a transparência nos processos editoriais e o fortalecimento da internacionalização da revista.
Nova fase da Revista Pensar
Criada em 1992 pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor, a “Pensar – Revista de Ciências Jurídicas” é um periódico científico digital, de acesso aberto e gratuito, que se consolidou como referência nacional no debate jurídico e na difusão de conhecimento com impacto acadêmico, profissional e interdisciplinar.
A revista adota práticas editoriais internacionais, seguindo princípios de ciência aberta, ética científica, diversidade, inclusão e compromisso com a relevância social da produção acadêmica.
Classificada como Qualis A3 pela CAPES no quadriênio 2017 - 2020, está indexada em bases e diretórios nacionais e internacionais e conta com publicação contínua em volume único anual, com média de 32 artigos por ano. A revista não cobra taxas de submissão, processamento ou publicação.
Desde 2025, os artigos são organizados em quatro eixos temáticos:
- Direito, Democracia e Justiça Social;
- Constituição, Instituições e Democracia no Brasil;
- Direito, Tecnologia e Sociedade em Transformação;
- Artigo Internacional (com publicações em português, inglês, espanhol, francês e italiano).
Além disso, a revista assegura 100% de exogenia no corpo de pareceristas, com todos os avaliadores vinculados a instituições fora da Unifor e sediadas em outros estados. Também busca ampliar a internacionalização, aproximadamente 20% do corpo editorial vinculado a instituições estrangeiras e artigos publicados sempre com versão em inglês.
Segundo o professor Sidney, a nova edição traz uma reformulação visual que moderniza o design gráfico da publicação, tornando-a mais atrativa e acessível ao público. Para a edição de 2025, foram implementadas melhorias significativas na diagramação, na tipografia e na utilização de elementos gráficos, com o objetivo de garantir maior clareza, melhor experiência de leitura e alinhamento com os padrões contemporâneos de periódicos científicos.
“O principal objetivo foi atualizar a identidade visual e componentes da revista para refletir seu prestígio acadêmico e alinhar-se às melhores práticas editoriais internacionais, reforçando sua credibilidade científica e ampliando seu potencial de indexação em bases como SciELO, Scopus e Web of Science”, destaca o editor.
Para o docente, o papel central da revista é fomentar a produção e a circulação do conhecimento científico na área do Direito. A publicação se propõe a oferecer um espaço qualificado para a divulgação de pesquisas inéditas e para o debate acadêmico relevante.
“Ao reunir contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais, a revista promove o intercâmbio de ideias, estimula a reflexão crítica e fortalece o desenvolvimento científico do campo jurídico no país”, ressalta.
Serviço
Sessão especial de lançamento da Revista Pensar – Volume 30 (2025)
Data: 2 de outubro
Horário: 16h às 17h
Local: B45
Aberto ao público