Unifor realiza ações no NAMI e seminário em alusão ao Dia Mundial do Rim 2026

Unifor realiza ações no NAMI e seminário em alusão ao Dia Mundial do Rim 2026

Programação reúne campanha educativa no NAMI e seminário com especialistas, com foco em prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica
 


A iniciativa está alinhada às ações da International Society of Nephrology e apoiada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia - Foto: Getty Images
A iniciativa está alinhada às ações da International Society of Nephrology e apoiada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia - Foto: Getty Images

Como forma de aumentar a conscientização sobre a importância dos rins para a saúde geral e reduzir a frequência e o impacto das doenças renais e seus problemas associados em todo o mundo, a Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz — realiza, de 9 a 13 de março, uma programação com alunos do Curso de Medicina e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas e Saúde Coletiva. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Mundial do Rim 2026 (12 de março), promovido pela International Society of Nephrology e apoiado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Como parte da agenda, será realizada uma campanha no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), com alunos do curso de Medicina da Unifor, sob supervisão do professor da instituição e nefrologista Geraldo Bezerra. O foco são pacientes e acompanhantes que buscam os atendimentos multidisciplinares da unidade, pertencente à Universidade de Fortaleza. No dia 12, será realizado um seminário com palestras sobre o tema.

Geraldo Bezerra ressalta que um estudo realizado por pesquisadores da Unifor sobre o conhecimento da população de Fortaleza a respeito da doença renal evidenciou que apenas 17% dos entrevistados sabiam o que é a doença renal crônica e apenas 5,8% conheciam a creatinina (principal exame de sangue que auxilia na detecção de alterações renais).

“Por isso, é de suma importância conscientizar a população sobre o que é a doença renal crônica, suas formas de prevenção e o tratamento precoce, para que se possa minimizar seus danos à saúde, sobretudo evitar a necessidade de diálise e transplante”, reforça.

Programação

Neste ano, na Unifor, a campanha do Dia Mundial do Rim terá a seguinte programação:

Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) — de 9 a 13 de março

 Serão repassadas orientações para pacientes e acompanhantes em espera para atendimento. O momento contará com a participação de alunos da Liga de Nefrologia e Transplante Renal (curso de Medicina), sob supervisão do prof. Geraldo Bezerra (nefrologista).

Seminário do Dia Mundial do Rim (em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas) — 12 de março, às 18h, Auditório A3

Durante o encontro, serão realizadas as palestras:

“O Dia Mundial do Rim e a Importância da Prevenção da Doença Renal”, com a profa. Juliana Oliveira, enfermeira nefrologista e coordenadora da pós-graduação lato sensu da Unifor;

“Inovações na Nefrologia: do diagnóstico precoce da doença renal ao tratamento”, com o prof. Geraldo Bezerra, médico nefrologista e professor titular do curso de Medicina e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas e Saúde Coletiva da Unifor.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e contribui, principalmente, para o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e o ODS 4 – Educação de Qualidade, além de dialogar com o ODS 10 – Redução das Desigualdades e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Ao promover uma programação educativa em alusão ao Dia Mundial do Rim 2026, com ações de conscientização e orientações a pacientes e acompanhantes no NAMI, a iniciativa reforça a prevenção e o diagnóstico precoce da doença renal crônica, contribuindo para a promoção da saúde e a redução de agravos. Ao mesmo tempo, fortalece a formação acadêmica de estudantes de Medicina e da pós-graduação, integrando ensino, pesquisa e compromisso social, com apoio de instituições e redes da área da nefrologia.