Unifor recebe doutorandos do Ceará e do Amazonas em nova turma de Direito Constitucional

qui, 29 janeiro 2026 13:45

Unifor recebe doutorandos do Ceará e do Amazonas em nova turma de Direito Constitucional

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, com Nota 6 na Capes, fortalece a formação jurídica no Norte e Nordeste
 


A turma, que passará por módulos presenciais e on-line, é composta por 33 alunos - Foto: Ares Soares
A turma, que passará por módulos presenciais e on-line, é composta por 33 alunos - Foto: Ares Soares

Com as presenças de alunos cearenses e amazonenses, a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, realizou, na manhã desta quinta-feira (29), a aula inaugural da 21ª turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD). Recentemente, conforme divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o programa da Unifor manteve seu nível de excelência ao confirmar a Nota 6. Soma-se a isso o reconhecimento em rankings nacionais e internacionais, que colocam a universidade como a melhor instituição privada de ensino superior das regiões Norte e Nordeste.

A turma, que passará por módulos presenciais e on-line, é composta por 33 alunos, com boa parte formada por profissionais da segurança pública do Ceará e do Amazonas, graças à parceria existente entre a Unifor e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Ao todo, o curso terá duração de 48 meses, com carga horária de 720 horas. O reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, deu as boas-vindas aos doutorandos e ressaltou que este é o início de uma nova etapa acadêmica e intelectual.

Reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu - Foto: Ares Soares

“Sabemos que ingressar em um doutorado é assumir uma jornada exigente, marcada por aprofundamento teórico, horas de pesquisa e, certamente, algumas renúncias, principalmente junto aos familiares. Mas essa escolha também carrega uma missão muito gratificante: a formação de professores pesquisadores capazes de interpretar, questionar e, acima de tudo, transformar a realidade social a partir do saber jurídico aprofundado e da construção coletiva do conhecimento”, destacou.

Também presente, a docente do PPGD, Profª Drª Gina Pompeu, ex-coordenadora do ciclo avaliativo no qual o programa obteve a Nota 6 na Capes e atual diretora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor, externou o orgulho de fazer parte do PPGD e ressaltou o potencial do programa. “Quero dizer que vocês são essenciais na construção dessa Nota 6. Nós já temos 38 doutores formados pela Unifor no Estado do Amazonas”, afirmou.

Docente do PPGD e diretora do NEI, Profª Drª Gina Pompeu - Foto: Ares Soares

A professora também reforçou o compromisso com uma formação que impacte a realidade brasileira, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
“Temos o prazer de estar aqui na Universidade de Fortaleza, de portas abertas para o processo de internacionalização, com missões internacionais, mas, sobretudo, com a responsabilidade da inserção nacional e do compromisso com as regiões Nordeste e Norte, para que as aulas tenham impacto real entre a teoria e a prática”, completou.

A vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor, Katherinne Maciel, salientou as perspectivas inovadoras do curso.
“Hoje, vocês ingressam em uma turma em que o programa está maduro e qualificado para recebê-los. Para nós, isso é interessante, pois vamos testar várias inovações. Uma delas é a questão metodológica, que toca em um ponto extremamente importante para a formação acadêmica, seja no mestrado ou no doutorado: o tempo. A hibridização e a virtualização trazem novas perspectivas inovadoras para vocês”, explicou.

Vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor, Katherinne Maciel - Foto: Ares Soares

Corpo docente

Parte do corpo docente do PPGD também esteve presente durante a aula inaugural, como a Profª Drª Gina Pompeu, além dos professores doutores Lilia Sales, Martônio Mont’alverne, Brena Bomfim, Marcus Maurício, Rafael Xerez e Gustavo Raposo.

O diretor da Pós-Unifor, Marcos James Bessa, parabenizou os alunos e também o corpo docente do PPGD. "Parabenizo os novos doutorandos pela aprovação no processo seletivo do PPGD, tendo em vista que eram muitos candidatos; e parabenizo também o corpo docente pela nota 6 da Capes, alcançada pelo PPGD, no último quadriênio. Sabemos que não é uma tarefa fácil, é um trabalho árduo. Mas, com compromisso, profissionalismo e muita competência, essa equipe conseguiu alcançar a nota máxima nas três áreas de avaliação da Capes”, pontuou.

Diretor da Pós-Unifor, Marcos James Bessa - Foto: Ares Soares

Para complementar a fala do corpo docente, o vice-coordenador da turma, professor doutor Victor Marcílio Pompeu, enfatizou o acolhimento institucional. “Nada melhor do que abrir as portas da nossa casa para vocês, que também fazem parte da nossa família, sejam do Nordeste, do Norte ou de qualquer outro estado da federação. Estaremos sempre de portas abertas para acolhê-los”, disse.

Vice-coordenador da turma, professor doutor Victor Marcílio Pompeu - Foto: Ares Soares

Encerrando a solenidade, o secretário executivo da Segurança Pública do Estado do Amazonas, coronel QOPM Anézio Paiva, agradeceu à instituição. “A Unifor não mediu esforços para acolher o Estado do Amazonas. Tivemos dois mestrados em parceria com o Ciesa - em Administração e em Direito Constitucional - e era unânime, no meio acadêmico de Manaus, o reconhecimento da excelência da Universidade de Fortaleza e do valor de seus certificados. Isso impulsionou ainda mais a realização de novos doutorados”, concluiu.

Secretário executivo da Segurança Pública do Estado do Amazonas, coronel QOPM Anézio Paiva - Foto: Ares Soares

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, especialmente ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ao ODS 10 – Redução das Desigualdades e ao ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. A iniciativa de receber e formar doutorandos de diferentes estados brasileiros fortalece o acesso a uma educação de pós-graduação de excelência e amplia oportunidades acadêmicas para profissionais de diversas regiões do país, promovendo inclusão e equidade educacional. 

Ao fomentar a formação avançada em Direito Constitucional em parceria com instituições e comunidades acadêmicas de outras regiões, a Unifor reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino superior, a produção de conhecimento científico e a cooperação acadêmica entre diferentes contextos sociais. Essa colaboração contribui para o fortalecimento de redes de conhecimento, para o desenvolvimento de competências de impacto social e para a promoção de uma educação inclusiva e conectada às demandas da sociedade, consolidando sua atuação como agente de desenvolvimento sustentável por meio da pesquisa, da inovação e da formação de profissionais qualificados.